TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instruções de Comando DML

Por:   •  20/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 2

CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL – UNIFRAN EAD

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

ENGENHARIA DE SOFTWARE

UNIDADE II

PROCESSOS DE SOFTWARE

Agora que você já conhece um pouco sobre os modelos de processo de software, alise as afirmativas abaixo:

Provérbio: “Se você não sabe onde está, um mapa não te ajudará.” (Watts Humphrey).

“Aqueles que não sabem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo.” (PRESSMAN, 1995, p. 90).

“Projetos de software se atrasam um dia de cada vez.” (PRESSMAN, 2006, p. 86).

 

A partir delas, reflita sobre cada uma dessas frases o que elas significam dentro do contexto de modelos de processos de software.

O Provérbio de Watts Humphrey faz referência ao senso de direção, localização e planejamento. Em um projeto de software o planejamento é essencial.

Identificar as tarefas e distribuí-las à equipe, antecipar problemas e buscar soluções, elaboração de contrato, análise dos recursos, estimativa de preço e de prazo para entrega são ações básicas na criação de um processo de software.

  O Uso de métricas na especificação dos requisitos do software garante um bom trabalho.  Por isso é preciso controlar e monitorar o processo de desenvolvimento com o objetivo de manter a produtividade nos níveis previstos. De nada lhe servirá os melhores equipamentos e a melhor equipe disponível se não houver organização, planejamento e estratégia.

A citação de PRESSMAN 1995, p. 90 leva à reflexão sobre históricos de erros para não repeti-los. Ainda falando de métricas, estas são uma boa maneira de rever o passado e controlar o aparecimento de erros futuros. A busca constante pelo aprimoramento deve estar presente em todos os ramos e principalmente na informática, buscando melhorias e pesquisando novos métodos.

A frase de (PRESSMAN, 2006, p. 86) fala sobre um grande e comum problema dos projetos de software, o atraso. Um processo de software geralmente atrasa por conta da dificuldade de medir o que já está pronto ou concluído. Assim, é difícil detectar os atrasos que acontecem, um dia de cada vez. Algumas medidas podem evitar e diminuir esse problema:

  • realizando-se reuniões periódicas
  • avaliando os resultados das revisões
  • determinando se os marcos de referência foram atingidos nas datas programadas
  • comparando as datas previstas com as datas reais (de início e fim)
  • acompanhando o esforço dedicado às tarefas
  • quebrar as tarefas em atividades menores
  • reunindo-se informalmente com os profissionais para obter avaliação do progresso realizado

“Scrum é um método ágil que realiza várias das práticas recomendadas de gerência de projeto de maneira simples e colaborativa. Os resultados são vistos rapidamente, aumentando a velocidade de reação da equipe aos riscos inerentes do desenvolvimento do projeto de software. Essa técnica é aplicada no Scrum, onde um projeto é definido por uma lista de histórias, divididas em tarefas.”¹

Fontes de Pesquisa:

http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/1008 

¹ http://blog.myscrumhalf.com/2011/01/projetos-atrasam-um-dia-de-cada-vez/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (89.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com