TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Investigação do processador Neander-X

Tese: Investigação do processador Neander-X. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Tese  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – FIC

CURSO: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CÓDIGO: CCT006

PROF.: NILZARINA DE DEUS LOYOLA LOPES

ALUNO: RAFAEL ROCHA DE CARVALHO

MATRÍCULA: 2014.03.00729-2

TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA:

Estudo do Processador Neander-X

RESPOSTAS:

Desenvolvimento

a) Quantos bits são utilizados para representar uma instrução?

R: São utilizados 08 bits.

b) - Quantos bits são utilizados para representar um endereço?

R: São utilizados 08 bits.

c) Como são representados os números inteiros negativos?

R: Os números negativos são representados como N (negativo), 1- resultado negativo, 0- resultado não é negativo.

d) Quantas instruções podem existir?

R: Podem existir 15 instruções.

e) Qual o tamanho máximo de memória endereçável?

R: O Neander-X usa uma memória de 256 posições (endereços) x 8 bits para endereçar (= largura de endereço de 08 bits), logo, ele consegue acessar qualquer endereço do intervalo:

* 00000000 à 11111111 (em binário)

* 0 à 255 (em decimal)

* 0 M à FFH (em hexadecimal).

Com isso temos a seguinte divisão de memória:

* Área programada – posição 0M até 7FH

* Área de dados – posição 80H até FFH.

f) Quais são os registadores disponíveis

R: Os registados disponíveis são: 1 registador de estado com 2códigos de condição: negativo (N) e zero (Z).

g) Qual o formato de uma instrução?

R: Os formatos são: uma linha pode conter alguns dos seguintes elementos: um rótulo, um operador ou uma pseudo-instrução, um operador opcional e comentários. São permitidas linhas vazias.

• Instruções com 1 byte (NOP, NOT)

• Instruções com 2 byte (STA, LDA, ADD, OR, AND, JMP, JN, JZ)

- Função dos simuladores:

R: Facilitar ao máximo as actividades didácticas do professor e o apoio mais completo possível para as dificuldades comuns do aluno.

Sendo criado um ambiente integrado para desenvolvimento, que executa em Windows e Linux incluindo:

* Editor de textos;

* Montador (assembler);

* Simulador da arquitectura;

* Visualizador da memória simulada;

* Ferramenta de apoio ao aprendizado de instruções;

* Utilitário para conversões de bases;

* Simulador de visor painel de chaves;

* Gerador /carregador de imagem da memória simulada.

Com isso os alunos tem diversas experiências práticas como simulador, buscando nesse processo muito mais que apresentar conceito teóricos e nomenclatura, mas conduzir o aluno a uma visão abrangente e em pequena medida, criticar sobre a estrutura e o conjunto de instruções, que permita gerar a curiosidade para estudos futuros mais aprofundados.

- Comparação do simulador NeanderWin e o simulador K&S.

R: Quanto às limitações analisadas nos simuladores existentes e o que se deseja que o sistema proposto atenda, verificou que as ferramentas apresentadas, Neander e K&S, simulam de uma forma correcta o funcionamento do hardware (parte física) e a interacção entre os dispositivos. O problema está na forma de como é apresentada a simulação e nas funcionalidades oferecidas, o simulador K&S é um simulador gráfico funciona de forma correcta, mas possui duas deficiências significativas: em primeiro lugar a sua interface que se distancia um pouco da forma conceitual do hardware do computador. O modo como são apresentados os dispositivos apresenta pouca semelhança com o hardware. Outro aspecto importante é que os programas criados no K&S para execução não podem ser salvos, pois o software não disponibiliza essa funcionalidade. Analisando sob o foco didáctico é um aspecto crítico para sua utilização. Sobre o Neander pode-se compartilhar quanto à forma gráfica as mesmas considerações feitas ao K&S, sendo que o simulador Neander apresenta menos informações que o K&S quanto ao layout do hardware do computador.

O diferencial do Neander é que pode-se salvar os programas inseridos no sistema para uma futura manipulação.

SEMANA 3 E 4: Pesquisar a função dos simuladores e comparar o simulador NeanderWin (simulador do processador Neander-X) com outro a sua escolha.

Função dos simuladoresFacilitar ao máximo as atividades didáticas do professor e o apoio mais completo possível para asdificuldades comuns do aluno.Sendo criado um ambiente integrado para desenvolvimento, que executa em Windows e Linux incluindo:Editor de textos; Montador (assembler); Simulador da arquitetura; Visualizador da memória simulada;Ferramenta de apoio ao aprendizado de instruções; Utilitário para conversões de bases; Simulador de visor painel de chaves; Gerador /carregador de imagem da memória simulada.Sendo assim é possível ter diversas experiência práticas como simulador, buscando nesse processo muitomais que apresentar conceito teóricos e nomenclatura, mas conduzir todos a terem uma visão abrangente eem pequena medida, criticar sobre a estrutura e o conjunto de instruções,que permita gerar a curiosidade para estudos futuros mais aprofundados.Comparação do simulador Neanderwin e o simulador K&S.Quanto às limitações analisadas nos simuladores existentes e o que se deseja que o sistema propostoatenda , verificou que as ferramentas apresentadas, Neander e K&S, simulam de uma forma correta ofuncionamento do hardware (parte física) e a interação entre os dispositivos. O problema está na forma decomo é apresentada a simulação e nas funcionalidades oferecidas, o simulador K&S é um simulador gráficofunciona de forma correta, mas possui duas deficiências significativas: em primeiro lugar a sua interface quese distancia um pouco da forma conceitual do hardware do computador. O modo como são apresentados osdispositivos apresenta pouca semelhança com o hardware. Outro aspecto importante é que os programascriados no K&S para execução não podem ser salvos, pois o software não disponibiliza essafuncionalidade. Analisando sob o foco didático é um aspecto crítico para sua utilização. Sobre o Neander pode-se compartilhar quanto à forma gráfica as mesmas considerações feitas ao K&S, sendo que osimulador Neander apresenta menos informações que o K&S quanto ao layout do hardware do computador.O diferencial do Neander é que pode-se salvar os programas inseridos no sistema para uma futuramanipulação.

PRODUTO/RESULTADO:O resultado desta atividade será um relatório composto pelos resultados parciais de cada semana. Citetodas as referências utilizadas.

O NEANDERX é um computador muito simples, desenvolvido apenas para fins didáticos. Processadoresmodernos são muito mais complexos que NEANDERX.Entretanto, mesmo processadores utilizados nas mais sofisticadas estações de trabalho são baseados nosconceitos elementares que você aprendeu com NEANDERX.O NEANDERWIN estende o conjunto de instruções do NEANDER e oferece uma interface de programação amigável, com a entrada do código em representaçãosimbólica, com diversas facilidades para o programador, que tornam muito mais fácil o uso do processador NEANDER como ferramenta de ensino. Estão disponíveis versões tanto para o sistema operacionalWindows e Linux. O código fonte está disponível mediante solicitação

Referências:

http://www.ppgee.pucminas.br/weac/2006/PDF/WEAC-2006-Artigo-03.pdf

http://equipe.nce.ufrj.br/gabriel/estacio/Neander3.pdf

http://www.ulbra.inf.br/joomla/images/documentos/TCCs/2011_01/TCCII_CC_FrancisSherer.pdf

http://pt.scribd.com/doc/72592070/trabalho-de-organizacao

http://www.ppgee.pucminas.br/weac/2006/PDF/WEAC-2006-Artigo-05.pdf

...

Baixar como  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »