TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem de consulta estruturada

Seminário: Linguagem de consulta estruturada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  Seminário  •  1.025 Palavras (5 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 5

O SQL(Structured Query Language) ou Linguagem De Consulta Estruturada, é a linguagem de pesquisa padrão para banco de dados relacional, sendo que muitas das características do SQL foram retirados da álgebra relacional. O SQL ele foi sendo desenvolvido no inicio dos anos 70 nos laboratórios da IBM, aonde tinha a ideia de mostrar a viabilidade da implementação do modelo relacional. Sendo que o nome inicial da linguagem era SEQUEL(Structured English Query Language) ou Linguagem de Consulta Estruturada em Inglês.

A linguagem se tornou um grande padrão de banco de dados isso é decorrente da sua simplicidade e facilidade de uso. Se tornando diferencial das outras linguagens pelo simples fato de que a consulta SQL especifica a forma do resultado e não o caminho para chegar a ele. Sendo uma linguagem declarativa em relação as outras, visto que isso reduz o ciclo de aprendizado da linguagem

Com a criação feita pela IBM, rapidamente surgiram vários outros modelos desenvolvidos por outros autores, com o crescimento elevado houve a necessidade de ser criado e adaptado um padrão para a linguagem.

Após alguns anos o SQL foi revisto em 1992 sendo adotada a versão de SQL-92, e em seguida no ano de 1999 e 2003 para se tornar SQL- 1999, respectivamente houve varias outras versões até os dias atuais. Mesmo com a padronização feita pela ANSI e ISO, ainda possui muitas variações e extensões produzidas por diferentes fabricantes de Sistemas Gerenciadores de Bases de Dados. No entanto a linguagem pode ser migrada de plataforma para plataforma sem mudanças estruturais principais.

Segundo Date, C.J, um sistema de Banco de Dados é basicamente um sistema computadorizado de manutenção de registros.

A linguagem estruturada de consultas (Structured Query Language), é uma linguagem de alto nível para manipulação de dados dentro do modelo relacional. É de tal ordem sua importância para a indústria dos bancos de dados relacionais que ela acabou por se tornar o mecanismo mais popular de acesso aos grandes bancos de dados cliente/servidor.

Um sistema de dados, por si só, pode ser considerado como um armário de arquivamento, ou seja, ele é um repositório ou um recipiente.

Os usuários de um sistema podem solicitar que o sistema realize diversas operações envolvendo arquivos, como por exemplo: acrescentar novos arquivos ao banco de dados; inserir dados em arquivos existentes; buscar dados de arquivos existentes; excluir dados de arquivos existentes; alterar dados em arquivos existentes; remover arquivos existentes do banco de dados.

È costume tratar a SQL como proposta de subconjuntos de comandos, linguagens para a execução de diferentes tarefas, tal como a DAO a SQL suporta tanto uma linguagem de definição de dados (DDL) para a criação e alteração de tabelas e índices quanto uma linguagem de manipulação de dado (DML) para a seleção e atualização dos dados armazenados nas tabelas.

DML - Linguagem de Manipulação de Dados

O primeiro grupo é a DML (Data Manipulation Language - Linguagem de manipulação de dados). DML é um subconjunto da linguagem SQL que é utilizado para realizar inclusões, consultas, alterações e exclusões de dados presentes em registros. Estas tarefas podem ser executadas em vários registros de diversas tabelas ao mesmo tempo. Os comandos que realizam respectivamente as funções acima referidas são Insert, Select, Update e Delete

Linguagem de Manipulação de Dados (ou DML, de Data Manipulation Language) é uma família de linguagens de computador utilizadas para a recuperação, inclusão, remoção e modificação de informações em bancos de dados. Pode ser procedural, que especifica como os dados devem ser obtidos do banco; pode também ser declarativa (não procedural), em que os usuários não necessitam especificar o caminho de acesso, isto é, como os dados serão obtidos. O padrão SQL é não procedural. DMLs foram utilizadas inicialmente apenas por programas de computador, porém (com o surgimento da SQL).

As DMLs têm sua capacidade funcional organizada pela palavra inicial em uma declaração, a qual é quase sempre um verbo. No caso da SQL,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com