TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista - Banco de Dados

Por:   •  27/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

Faculdade de Ciências Exatas e Naturais – FANAT

Departamento de Informática – DI

Curso: Ciência da Computação

Disciplina: Banco de Dados

Professor: Marcelino Pereira

Aluno: João Ferreira Nunes Neto

Lista de Exercícios Nº 1

Questão 1.5:

Aplicativo do Banco para celular, sistema online para reserva e check-in de Voos, sites de vendas online, portal da universidade, redes sociais.

Questão 1.6:

Sistema de processamento de arquivos:

  • Redundância e inconsistência dos dados – Como em um sistema de processamento de arquivos podem existir vários programadores, que podem trabalhar com diversas linguagens de programação diferentes, e estes programas poderão estar em N formatos diferentes de arquivo, e isso pode ocasionar uma redundância dos dados, pelo motivo dos dados dessas aplicações poderem acabar aparecendo em diversos arquivos ou em vários locais de um mesmo arquivo, causando a inconsistência dos dados, por existir várias cópias dos mesmos dados essas cópias poderem acabar entrando em conflito no gerenciamento desses dados.

  • Dificuldade de acesso aos dados – Quando é feita uma busca especifica utilizando um determinado filtro, para fazer essa mesma busca com outra informação haveria a necessidade de criar-se uma nova aplicação para incluir a nova informação e fazer isso toda vez que surgisse a necessidade de acrescentar um novo filtro ou modificar um existente. Ou então a outra solução seria usar a busca sem acrescentar novos filtros, mas extrair os dados buscados de forma manual. Ambas seriam péssimas soluções.
  • Problemas de integridade – Os valores armazenados precisam satisfazer restrições de consistência, e é o programador que determina estas restrições, porém, quando novas restrições precisarem ser acrescentadas, será difícil mudar os programas para implementá-las e o problema se tornará maior quando envolverem vários dados em diversos arquivos.
  • Problemas de segurança – Como os programas de aplicação são acrescentados ao sistema de processamento de arquivos de forma provisória, tornar-se-ia difícil impor restrições de segurança, para que os usuários do sistema acessassem apenas os dados que precisasse, não acessando dados que seriam de certa forma, confidenciais.

Sistema de gerenciamento de banco de dados:

O SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) controla a redundância dos dados armazenando em um único local, evitando também as inconsistências entre os dados. O SGBD gerencia o banco de forma que seja fácil para o programador realizar as consultas, acessando os dados de forma mais veloz. Como os dados estão em um único local, torna-se mais prático para o programador programar as restrições de consistência dos dados para seu armazenamento. Alguns SGBDs necessitam de login e senha para acessar o sistema, começando a proteger seus bancos para que outras aplicações não acessem apenas com o nome do banco. E como as aplicações são executadas “longe” do banco, serão acessados somente os dados que foram especificados na consulta.

Questão 1.8:

  • Controle de Acesso – O SGBD necessita de uma hierarquia de acesso para cada usuário. Todos os usuários podem realizar acessos, porém com restrições. Alguns podendo somente realizar pesquisas de recuperação de dados, outros podendo inserir, apagar ou alterar dados.

  • Interface – Um banco de dados dever apresentar formas de acesso mais simples ao usuário, como expor suas estruturas de forma gráfica. Porém, também deve apresentar-se através da linguagem SQL, para que os programadores realizem as consultas, para que não seja acessado apenas por meio de aplicações.

  • Esquematização – Um banco de dados deve conter um esquema para o entendimento no relacionamento das tabelas e dos dados, não apenas para o entendimento do gerenciador do banco, mas também para facilitar manutenções.
  • Controle de Integridade – Um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados deve impedir que aplicações ou usuários sem autorização modifiquem os dados, para que a integridade do sistema não seja comprometida.
  • Backups – O SGBD deve apresentar facilidades para recuperar-se tanto falhas de hardware como de software, através de arquivos de recuperação que podem, por exemplo, retornar ao estado anterior ao problema, ou outros recursos automáticos, minimizando a intervenção humana.

Questão 1.9:

Como a linguagem SQL padroniza os SGBDs existentes, facilita-se o trabalho dos desenvolvedores de consultas nos bancos. Pelo motivo que apenas conhecendo a linguagem SQL, é possível trabalhar-se com praticamente todos os bancos de dados existentes.

Uma biblioteca de uma linguagem ela é restrita às suas funções que no arquivo estão implementadas, e sua necessidade tem de adequar-se às funções existentes na biblioteca. Mas como a linguagem SQL não possui essa estrutura, a linguagem pode ser utilizada com mais facilidade e sem grandes restrições para abranger e se adequar a necessidade da busca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com