TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de Exercícios sobre Introdução à Informática

Por:   •  24/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.981 Palavras (8 Páginas)  •  3.952 Visualizações

Página 1 de 8

Lista de Exercícios sobre Introdução à Informática

• Histórico e Evolução da Computação

1. O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª. 1ª geração = maior consumo de energia, válvulas que queimavam com frequência, a cada tarefa realizada era necessário reprograma-la.

2ª geração = válvulas substituídas por transistores (100 vezes menor) menor consumo de energia, menor risco de superaquecimento, mais velocidade. 2. O que contribui para que os computadores, na sua evolução, sejam significativamente menores que seus antecessores? Com a troca das válvulas por transistores os computadores foram diminuindo sua dimensão, com a evolução das tecnologias e implementações de circuitos integrados. Deixaram de ser mecânicos e assim tornando-se eletrônicos e com o passar dos tempos ficaram menores. 3. Cite características que marcaram a evolução dos computadores. Uma principal mudança ocorrida foi o tamanho, outra principal sua velocidade, e uma das mais importantes a memórias e a implementação dos Sistemas operacionais para Desktop. 4. Como você explicaria – de forma resumida – a história dos computadores? Inicialmente foram criados para fazer cálculos simples de matemática, e com a evolução da informática foram criados aplicativos, e hoje auxiliam máquinas a executar trabalhos repetitivos.

5. Na história dos computadores, quais inventos você achou mais significativos? Por quê? Transistores por compactarem vários componentes em um só, sistemas de arquivo.

6. Justifique a afirmação: “A etapa principal no desenvolvimento de uma ciência é a construção de teorias, a serem confirmadas ou rejeitadas pela experimentação. No caso, vimos que a ciência progrediu a partir de teorias originadas muito antes que a tecnologia pudesse produzir as máquinas preconizadas pelos antigos pesquisadores.” Eles não tinham tecnologia para desenvolver suas ideias naquela época, mas toda a evolução dos componentes foram através da teoria dos antigos pesquisadores.

7. “À medida que a tecnologia avança, nosso sistema educacional vai sendo constantemente desafiado a reconsiderar o nível de abstração em que são apresentados os diversos assuntos estudados. Questiona-se muitas vezes se uma certa habilidade do aluno continua sendo necessária, ou se deveria ser permitido aos estudantes apoiarem-se em uma ferramenta abstrata. Não se ensina mais os estudantes de trigonometria a encontrar os valores das funções trigonométricas com o uso de tabelas. Em vez disso, eles empregam calculadores eletrônicas como ferramentas abstratas.” Que outros assuntos apresentam controvérsias semelhantes? Algum dia, o uso de vídeo eliminará a necessidade de leitura? Verificadores automáticos de ortografia eliminarão a necessidade de habilidades ortográficas? O uso da ferramenta abstrata não deve ser o único modo de ensino do sistema educacional, tem que haver um equilibro entre o uso destas ferramentas e o uso de tabelas para os estudardes de trigonometria, saber mais de um mode de chegar ao mesmo resultado estimula a lógica e a fixação do assunto estudo.

Estas ferramentas jamais poderão ser substituídas uma pela outra, uma e complemento da outra no processo de aprendizagem um vídeo pode ajudar a fixar uma matéria que lida. O corretor ortográfico deve ser usado para tirar uma dúvida apenas não pode substituir a sintaxe textual que o leitor adquire.

8. “É em geral aceita a premissa de que a nossa sociedade é diferente do que teria sido se a revolução da computação não tivesse ocorrido. ” Na sua opinião, nossa sociedade é melhor do que teria sido sem essa revolução? É pior? Sua resposta seria diferente se sua posição fosse outra nessa sociedade? A revolução da computação permitiu o acesso a informação global a todos os usuários trazendo vários benefícios em todas as áreas do conhecimento humano, a forma com que algumas pessoas estão utilizando está ferramenta e o acesso a estas informações não agrega valor a sociedade.

9. Na ordem cronológica marque a alternativa correta. a) Ábaco, Eniac, Chip, Transistor e Microprocessador b) Eniac, Ábaco, Chip, Transistor e Microprocessador c) Ábaco, Eniac, Chip, Microprocessador e Transistor d) Ábaco, Eniac, Transistor, Chip e Microprocessador

• Componentes e Arquitetura de Computadores

1. Explique como funciona um computador. O computador é composto de placa mãe onde estão conectadas várias placas, como de rede, pente de memória, o fundamental HD e um chip chamado de CPU, tudo isso é o hardware, para o computador funcionar também precisa de um software, por exemplo o Windows da microsoft. 2. Cite 05 características de um computador. Teclado, CPU, Mouse, Caixinha de som, Monitor.

3. Diferencie memória RAM de memória ROM. A memória RAM (Random Access Memory) é aquela que permite a gravação e a regravação dos dados, no entanto, se o computador for desligado, por exemplo, perde as informações registradas. Já a memória ROM (Read Only Memory) permite a gravação de dados uma única vez, não sendo possível apagar ou editar nenhuma informação, somente acessar a mesma. 4. Cite 03 periféricos de entrada, 02 de saída e 02 de E/S . Comente sobre eles. Considerados de entrada, Mouse, teclado, microfone; considerados de saída, impressora, caixa de som; e considerados mistos, ou seja de entrada e saída, pendrive e monitor touch screen. 5. Defina Hardware e Software. Um computador é composto principalmente por software que é o conjunto de programas, instruções e regras informáticas, e também pelo hardware que é o conjunto de componentes físicos, ou seja, tudo o que podemos tocar.

6. Por que não é válida a afirmação: “Um computador com mais poder de processamento pode armazenar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com