TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LÓGICA PARA COMPUTAÇÃO - || LISTA DE EXERCÍCIOS

Por:   •  5/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

Resposta: Contextualizando um curso na modalidade de Educação a Distância.

Antes de começarmos, é bom relembrarmos o conceito de Educação á distancia, para só assim então, podermos contextualiza-lo no tempo, espaço e universo em que está envolvido atualmente.

EAD ou Educação a Distância: É uma forma de ensino/aprendizagem mediados por tecnologias que permitem que o professor e o aluno estejam em ambientes físicos diferentes.

Desde a sua Implantação o EAD foi visto como alternativa estratégica e eficaz que permitiu ultrapassar as barreiras geográficas e facilitar o acesso à educação. A modalidade companha a evolução da sociedade e do conhecimento, os avanços da tecnologia e dos sistemas de comunicação e informação. Através da educação a distância é possível alcançar uma grande e diversificada parte da população que antes não tinha acesso à educação oferecendo assim flexibilidade, permitindo que nós alunos possamos estudar no momento mais conveniente e oportuno. A dinâmica dessa modalidade exige muita disciplina e dedicação. A autonomia do aluno tem sido um grande desafio no EAD pois cada estudante possui suas proporias características, habilidades e estilo bem diferentes, um aluno que estuda a modalidade EAD, tem o seu ambiente de estudo a sua preferência e flexível a sua disponibilidade, levando em conta a metodologia e os recursos didáticos que o curso lhe oferece. Mediante os fatos acima citados, a “distância” oferece um cenário propício para a aprendizagem, a ausência física de um professor, o estilo de comunicação e a disposição dos encontros presenciais funcionam como uma espécie de estimulo para o aluno.

Já no ponto de vista Educacional, o EAD tem os mesmos objetivos e preocupações do ensino presencial, dentre eles pode-se grifar como mais importantes: promover o conhecimento, estimular o senso e critico formar cidadãos. Além disso a modalidade EAD pode ainda proporcionar mudanças no caráter do indivíduo levando assim o mesmo a obter características como: gerenciamento de tempo, responsabilidade, autonomia e planejamento, características essas que são de suma importância no mercado de trabalho atual.

O processo de aprendizagem na atualidade está voltado muito para a relação direta entre professor – aluno, isto é, o aluno necessita quase que totalmente do professor, mas com a chegada da tecnologia e do ensino EAD essa forma está sendo repensada pois mesmo mantendo ainda essa relação entre professor e aluno a responsabilidade do aluno e dobrada, com isso a uma construção da autonomia por parte do aluno.

Conceito EAD: https://www.significados.com.br/ead/

Fontes de Pesquisa: http://www.ead.com.br/ead/o-que-e-ead.html, Apostila Indicada Na Plataforma, http://cead.ufpi.br/conteudo/material_online/disciplinas/ead/

Resposta: Educação a distância X Internet

Particularmente no Brasil ainda se vê a Internet como uma forma de diversão, de passa tempo e não como um meio propicio para o desenvolvimento de atividades acadêmicas. Um aspecto importante nesta contextualização do EAD com a realidade atual, é a questão do preconceito e da rotulação que o mesmo sofre. No Brasil alguns fatores de ordem cultural contribuíram e contribuem para impedir o progresso e a massificação da modalidade. A utilização da internet como ferramenta de ensino na educação a distância. Devemos usufruir de todas as ferramentas que tivermos e a internet é a maior delas, Educação a Distância e Internet devem e vem andando juntas ajudando assim na potencialização e na promoção do conhecimento e aprendizado, expandindo assim os horizontes do ensino EAD, ampliando cada vez mais o seu alcance.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (113.2 Kb)   docx (378.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com