TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANUAL BÁSICO DO APH

Resenha: MANUAL BÁSICO DO APH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  Resenha  •  9.113 Palavras (37 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 37

MANUAL BÁSICO DO APH

Conceito de APH

É o atendimento imediato e provisório, que visa dar o suporte básico à vítima, fora do ambiente hospitalar, tendo como objetivo prioritário, evitar o agravamento das lesões e até mesmo a morte da vítima, este atendimento se estende do local da lesão até o atendimento médico especializado.

Importância do APH

Os primeiros socorros podem simplesmente significar a incrível diferença entre a vida e a morte. O problema reside no fato de que na maioria dos casos

de emergência, nem a vítima nem a pessoa que está socorrendo são capazes de reconhecer os sintomas básicos, por exemplo, ataque cardíaco. Já nas cidades que possuem pessoas devidamente treinadas em emergência médica pré-hospitalar, tem segundo estatística americana, ajudado em até 95% dos casos de síncope. Uma vez que, o tratamento por meio de suporte médico avançado e de Unidades Hospitalares especializadas em trauma têm melhor atendido seus pacientes, possibilitando o socorro adequado a cada caso.

Aspectos legais do APH

OMISSÃO DE SOCORRO (ART. 135º DO CÓDIGO PENAL.)

Todo o cidadão tem obrigação de prestar auxílio a quem esteja necessitando, tendo três formas de fazê-lo:

* Atender

* Auxiliar quem esteja atendendo

* Solicitar auxílio, ou seja, chamar o serviço de atendimento especializado. Corpo de Bombeiros, SAMU etc.

Cinemática do Trauma

Definição: São as etapas em que se divide um acidente e são divididas em três partes distintas;

* Pré Acidente: É a etapa que antecede o acidente, ou seja, é o início do conjunto de eventos pelos quais resultam em acidente. Caracteriza-se por falha na prevenção, doenças, fatores de ordem natural, causas indiretas, alcoolismos, uso de drogas, etc.

* Acidente: É um evento inesperado, mas não imprevisto, que resulta em dano, humano, material ou ambiental.

* Pós Acidente: É a conseqüência, é o resultado dos eventos anteriores e a etapa em que o socorrista atua.

Avaliação da Cena do Acidente

Definição: A avaliação da cena do acidente é um das mais importantes etapas do APH, consiste em se fazer uma análise criteriosa do local do trauma. São vários os detalhes que devem ser observados: Local do trauma, tipo do trauma, quantas pessoas estão sob perigo iminente, as zonas de riscos, segurança para os socorrista etc.

A Avaliação da Cena do Acidente segue uma seqüência pré-estabelecida, que se seguida corretamente, diminui em muito o tempo de atendimento, já que o fator tempo é fundamental.

1- Estacionamento e Sinalização da viatura: Se o socorro for feito por equipe especializada, a viatura deverá ser estacionada o mais próximo da vítima, utilizando todos os dispositivos de sinalização da viatura.

Tais como: luzes de alerta, luzes intermitentes (giroflex), cones de sinalização.

Se for o socorro for feito por pessoa leiga, a sinalização deverá ser feita através das luzes de estacionamento e cones do carro, numa distancia mínima de 20 metros do carro. Caso não possua cones de sinalização, o cidadão poderá utilizar galhos da vegetação local para sinalização, numa distância mínima de 60 metros.

2- Biossegurança: É a utilização de materiais de proteção individual (EPIs), que tem como objetivo, isolar o socorrista da zona de contaminação.

Os EPIs mais utilizados são: Luvas de látex, máscaras faciais, óculos de procedimento etc. O contato direto do socorrista com secreções, tais como: saliva, sangue, fezes ou urina, ar exalado pela vítima, pode contaminar o socorrista. Eis algumas das principais doenças que podem ser contraídas:

1- Pelo Sangue: Aids, hepatite B ou C;

2- Pelo Ar: tuberculose, gripe;

3- Fluídos Corporais: Secreções e vômitos;

4- Fezes: Hepatite A e diarréia infecciosa;

5- Mucosas: Herpes labial e conjuntivite.

3- Mecanismos de Injúria: São os conjuntos de informações que devem ser obtidas pelo socorrista para determinação do tipo de trauma ocorrido, como ocorreu o trauma e a melhor maneira de atuar no socorro da vítima, ou seja, a Cena do Trauma é repleta de informações.

Essas informações podem ser obtidas através de questionamento direto à vítima, aos curiosos, a visualização do acidente em si, esta por último possui as mais importantes. O socorrista na análise da Cena do Trauma deve utilizar uma visão ampla e macro, observando todos os pontos que envolvem o local do Acidente. Mas vale salientar que esse procedimento dever ser feito rapidamente, sem retardar o socorro. Uma boa análise da Cena do Trauma se reverte em um bom socorro.

4- Abordagem e Identificação: Nessa etapa, o socorrista deve se identificar na hora da abordagem da vítima. Independente de ser ou não profissional dá área. É de extrema importância a identificação, pois além de transmitir segurança à vítima, na abordagem o socorrista pode identificar vários sinais e sintomas do trauma ocorrido. Como por exemplo: Se na abordagem e identificação a vítima responde consciente e falando. Dá pra avaliar que ela está respirando e com seu neurológico está bom. Obs.: Isso não é razão para descuidar da vítima é apenas para avaliação superficial do panorama da vítima.

Noções Básicas de Anatomia e Fisiologia Humana

Definição:

Anatomia: É o estudo das estruturas do corpo humano (aparência).

Fisiologia: É o estudo das funções dos órgãos e sistemas do corpo humano.

Posição Anatômica para estudo: Posição ereta, de frente para o observador, membros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com