TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microsoft acces

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.904 Palavras (12 Páginas)  •  1.081 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho abordará o banco de dados Microsoft Access, destacando sua origem, tipos de aplicações em que ele é utilizado, vantagens e desvantagens, drivers, ferramentas para gerenciá-lo e projetá-lo, além de exemplificar a criação de um banco de dados juntamente com dicas de grande importância para serem utilizadas na ferramenta.

O tema escolhido é bastante válido, pois apesar da maioria dos estudantes de Tecnologia da Informação ter conhecimento sobre a existência desse banco de dados, poucos têm curiosidade de aprender como ele funciona e entender um pouco sobre as particularidades do mesmo.

O principal objetivo é ampliar o conhecimento sobre um banco de dados que não é muito utilizado por grandes empresas, fazendo com que muitas pessoas não saibam da sua existência, mas que é de fácil utilização, principalmente para principiantes na área de banco de dados.

A metodologia de pesquisa utilizada para o desenvolvimento deste trabalho se deu através de pesquisas em sites especializados no assunto.

4

2 RESUMO

O Microsoft Access é um banco de dados pago fornecido pela Microsoft que permite o desenvolvimento rápido de aplicações que envolvem desde a modelagem e estrutura de dados até a interface a ser utilizada pelos usuários do mesmo.

É uma ferramenta muito fácil de ser utilizada, pois mantém uma interface extremamente intuitiva e possui muitos assistentes para auxílio, além de ser totalmente compatível com o Microsoft Office. Entre seus benefícios está a possibilidade de importar planilhas do Excel, documentos Word ou qualquer outro componente do pacote Office para o Microsoft Access sem nenhum problema, além de permitir a exportação de conteúdos do mesmo, pois o seu gerenciador suporta estes tipos de procedimentos.

Outro ponto positivo é que através de aplicativos personalizáveis introduzidos na web pelo Microsoft Access, é possível manter um processamento de dados mais rápido para os usuários, garantindo que cada usuário tenha uma interface, a fim de manipular dados e executar relatórios de maneira satisfatória.

5

3 HISTÓRICO

O primeiro formato do Microsoft Access foi feito para rodar em DOS. Inicialmente era um software de comunicação que objetivava competir no mercado com grandes produtos da mesma finalidade, porém esse software não atingiu a meta esperada.

Então, em 1992, Microsoft Access foi o nome sugerido ao primeiro Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados da Microsoft com a versão 1.0, na qual tinha um preço bastante atrativo. Em 1993, foi lançado no mercado a versão 1.1 com a ampliação para 1GB de memória e juntamente com o kit de distribuição e os incentivos da para que os desenvolvedores criassem seus aplicativos e os vendessem sem a necessidade do cliente ter uma versão do Access em seu computador, bastando apenas utilizar o Access Runtime. Dois anos depois surgiu a versão 2.0, com alguns reajustes. Neste mesmo ano, a versão em português do Microsoft Access chegou ao Brasil. Em 1995, foi lançada a versão 7.0 com o pacote de programas do Microsoft Office, acompanhada com a linguagem Visual Basic for Applications (VBA), com o seu próprio ambiente de programação. Em 1997, foi lançada a versão 8.0, preparada para internet. Em 1999, foi lançada a versão 9.0, também conhecida como Microsoft Access 2000.

Nos anos seguintes, surgiram várias versões para aperfeiçoamento do Microsoft Access como a 2003, a 2007 e a 2010, que atualmente está na versão 2013.

4 VERSÕES DISPONÍVEIS

Atualmente, o banco de dados Microsoft Access está na versão 2013, que é a única versão disponível pela empresa Microsoft no momento, no entanto, já passou por uma série de atualizações e correções com o decorrer dos anos.

5 CUSTO E LICENÇAS

O banco de dados Microsoft Access é pago e o custo de cada licença é de R$389,00.

Ao comprar a licença o usuário terá todas as atualizações disponíveis sem nenhum custo, e por tempo indeterminado. A licença é válida apenas para uma estação, ou seja, não é possível instalar uma mesma licença em outro computador.

O usuário também poderá optar em comprar o pacote Microsoft Office onde o Microsoft Access estará incluso como, exemplo, no “Microsoft Office Professional”, entre

6

outros. Neste caso, o valor irá variar, pois dependerá de quais ferramentas estarão inclusas no pacote. Se o cliente optar pelo pacote, ele poderá pagar por uma licença que não expira, ou poderá comprar licenças com tempo determinado, como anual (Microsoft Office 365).

O Microsoft Access não possui versão free, mas possui um período de teste de 30 dias.

6 SISTEMA OPERACIONAL EM QUE FUNCIONA

O Microsoft Access funciona apenas no sistema operacional Windows.

7 TIPOS DE APLICAÇÕES ONDE É MAIS UTILIZADO

Alguns desenvolvedores de aplicação utilizam o Microsoft Access para o desenvolvimento de aplicações rápidas (Rapid Application Development), que envolvem tanto a modelagem e estrutura de dados como também a interface a ser utilizada pelos usuários.

Com ele é possível desenvolver desde aplicações simples como, por exemplo, um cadastro de clientes, controle de pedidos até aplicações mais complexas, como por exemplo, todo o controle operacional, administrativo e financeiro de uma pequena ou até mesmo de uma média ou grande empresa, mas deve-se ficar atento para não sobrecarregar o sistema com um alto tráfego de informações na rede.

É amplamente usado por pequenos negócios, departamentos de corporações de grande porte e como hobby por programadores que desejam criar sistemas customizados encarregados de criar e manipular dados.

8 PRINCIPAIS VANTAGENS

A facilidade de uso, pois como muitos outros aplicativos, o Microsoft Access contêm assistentes que guiam cada passo do caminho. Não precisa ter experiência de banco de dados para usá-lo. Programadores relativamente inexperientes e usuários determinados podem usá-lo para construir aplicações simples, sem a necessidade de utilizar ferramentas desconhecidas.

É compatível com o Microsoft Office, na qual, a compatibilidade com todos os componentes do pacote Office faz com que exportar dados, textos, imagens e conteúdos de outros documentos seja mais fácil.

Possui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com