TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo OSI, HiperLAN e ADSL

Por:   •  18/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

Alunos: Allan Soares e Caio Machado

Turma: IA16

16/05/2018

Modelo OSI, HiperLAN e ADSL

Modelo OSI:        

        O modelo OSI foi criado em 1971 e formalizado pela ISO em 1984, ele tem como objetivo garantir a comunicação entre diferentes aparelhos em uma mesma rede local. O modelo possui 7 camadas(Aplicação, Apresentação, Sessão, Transporte, Rede, Enlace e Física) ordenadas  de forma decrescente, indo da camada 7 à 1.

        A transmissão de dados do modelo OSI ocorre sempre da camada 7 para a camada 1 em casos de envio de dados e da camada 1 para a camada 7 na recepção de dados. Cada camada possui um protocolo responsável por “empacotar” os dados, aplicando as funcionalidades da mesma.

        

HiperLAN:

        O HiperLAN é um protocolo de comunicação sem fio em rede local que corresponde às camadas física e enlace do modelo OSI, sua principal vantagem é a capacidade de comunicação entre ambientes fisicamente isolados, porém, este protocolo apresenta uma grande desvantagem em relação à consistência e velocidade de transmissão se comparado à redes físicas.

        O HiperLAN possuí quatro tipos, são eles: HiperLAN/1, HiperLAN/2, HiperAccess e

HiperLink. O HiperLAN/2 é o sucessor do HiperLAN/1 e é atualmente o tipo mais utilizado.

        Suas principais características são:

  • Transmissão de alta velocidade;
  • Qualidade de serviço;
  • Suporte à segurança;
  • Conservação de energia.

ADSL

        A tecnologia ADSL divide a linha telefônica em três canais digitais, sendo um para voz, outro para download e o último para upload. É como se você tivesse que passar três coisas diferentes por um cano sem misturá-las.

        Quando a internet começou a se popularizar, a maioria das pessoas usava conexões dial up, conhecidas como "conexões discadas" no Brasil. Para isso, era necessário conectar o computador a um modem e este, por sua vez, a uma linha telefônica. Em seguida, o usuário tinha que utilizar um programa específico para discar ao número de um provedor de forma a estabelecer a conexão.

        O problema é que conexões discadas oferecem muitas desvantagens: são lentas, deixam a linha telefônica ocupada, estão sujeitas à tarifação convencional por minuto de uso e podem apresentar instabilidade.

        Os ganhos de velocidade que podem chegar aos 3557,14%, em relação a conexão através de um modem de 56 kbps (a antiga "conexão discada").

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com