TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multimídia aplicada à educação

Projeto de pesquisa: Multimídia aplicada à educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.563 Palavras (7 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 7

Multimeios aplicados à educação

Resumo

Os avanços tecnológicos tem transformado a vida das sociedades humanas ao longo dos tempos. As pessoas já estão incorporando determinados recursos tecnológicos em suas rotinas diárias que já nem se apercebem que estão totalmente dependentes deles. Um dos bons exemplos é o uso do celular, não conseguimos ficar londe dele por muito tempo. A tecnologia nos envolve. Os recursos tecnológicos nos ajudam a elaborar diversos trabalhos importantes no dia a dia; dentre eles os trabalhos escolares, os trabalhos profissionais, além dos momentos de diversão. A tecnologia é empregada nas organizações para reestruturar atividades no trabalho, bem como em nosso cotidiano. Na escola tem o seu potencial amplamente utilizado por parte de alguns professores. Porém, existe uma quantidade de professores que, infelizmente, não tem o amplo domínio dos recursos disponibilizados pelas tecnologias educacionais, que poderiam ser usados em seu próprio benefício, para melhorar a qualidade de suas explanações didáticas, o seu trabalho docente como um todo. Mas essa realidade está mudando; novos docentes estão chegando com uma bagagem de conhecimento tecnológico capaz de transformar o ambiente educacional de hoje, sem muitos atrativos pedagógicos; em um novo espaço de desenvolvimento dos seus potenciais; adiquirindo novos conhecimentos com mais facilidade e ampliando sua capacidade intelectual.

Introdução!

O jeito de ensinar e de aprender tem sofrido transformações ao longo da história da educação.

Dos riscos na areia; do quadro de giz, que foi por um longo tempo um dos principais recursos didáticos, ao Retroprojetor multimídia e à lousa digital que hoje fazem parte do cenário de muitas salas de aula, a transformação é bastante significativa.

Evidentemente que essa não é a realidade de todas as escolas que conhecemos. Muitas escolas ainda não conseguem se equipar satisfatoriamente com recursos didáticos de última geração, principalmente quando se fala em escola pública. Porém, no presente ensaio, não debateremos essa questão. Aqui, o que vai se discutir é sobre a evolução das tecnologias aplicadas à educação.

Nesse processo evolutivo vai-se observar que os principais elementos de transformação didático-pedagógico são as TICs , onde se envolvem as tecnologias, os sistemas de informação e os sistemas de comunicação. Além disso, não se pode esquecer que alunos e professores, além das disciplinas regulares, tiveram e estão tendo que incorporar os conhecimentos das novas tecnologias voltadas a área de educação e de comunicação.

Multimeios Aplicados à educação

Os múltiplos meios aplicados à educação são compostos por um grupo de elementos que tem como objetivo facilitar a disseminação do conhecimento, e é uma verdadeira revolução na área educacional.

Esses elementos, quando integrados, oferecem o que há de melhor em recursos didáticos.

A integração dos Hardwares, Softwares e Recursos Humanos é a fórmula quase perfeita para a Instituição encontrar o ponto certo para oferecer uma educação de boa qualidade.

Não se pode esquecer que o corpo gestor da Instituição, como um todo, precisa ter conhecimentos satisfatórios de tecnologias educacionais, somado ao conhecimento dos novos paradigmas da educação.

Nesse contexto as aplicações multimídias representam um dos pontos mais fortes para que o professor venha atingir seu objetivo principal, conquistar a atenção dos alunos em suas aulas. O conhecimento das tecnologias educacionais por parte do professor é fator preponderante para o perfeito domínio e aplicação em suas exposições e na orientação dos discentes.

Essa questão é primordial, pois de nada vai adiantar a escola disponibilizar os mais modernos recursos didáticos, se o professor não tiver o devido domínio para operacionalizá-los e por em prática juntamente com seus alunos.

Para que uma Instituição tenha êxito em sua administração pedagógica, no tocante a didática inovadora precisa está amplamente equipada, não só de equipamentos e softwares didático-pedagógicos, sistemas multimídias; mas também de uma boa equipe multidisciplinar, cada um com pleno domínio de sua área de atuação. É a soma desses conhecimentos que garante a continuidade das ações educacionais da Instituição. A sinergia que emana das competências intelectuais desse grupo, são capazes de manter a Instituição com um olho no presente e o outro no futuro.

Conclui-se que, de fato, é preciso se está atento às mudanças, ao surgimento de novos modelos de administração, educação, novas tecnologias, novas formas de ensinar e de aprender.

A globalização da educação é real, pois o que acontece do outro lado do mundo, pode-se ter acesso aqui, em nossa casa, em nossa escola; em tempo real. As TICs estão aí, e sua evolução é algo contínuo, assustador e ininterrupto. Não se tem outra saída a não ser abraçar com carinho, cuidado e dedicação todas essas possibilidades, porque o tempo é rápido e sem retrocesso.

1 HARDWARE

O hardware é constituído por todos os equipamentos físicos do sistema. Os computadores, as impressoras, no-breaks, componentes de rede, Datashow, e tantos outros que compõem o sistema das Instituições.

1.2 Equipamentos de projeção: Retroprojetor multimídia / Datashow

A multimídia trouxe para o ambiente educacional uma importante contribuição no que diz respeito à interação entre os alunos e o computador. Com efeitos diversos como imagem, cor, animação, som e interatividade, o professor ganhou um grande aliado na conquista da atenção dos alunos, pois com todos esses efeitos sonoros e virtuais a aula ficou mais interessante, dinâmica e lúdica.

1.3 Lousa Digital e Acessórios

A lousa digital trata-se de um computador de mesa, ou desktop PC padrão, com a lousa digital conectada como seu 'monitor' (algumas opções diferenciadas, por fabricante, permitem a replicação de tela de notebooks). A lousa digital é, assim, uma grande tela, sensível ao toque (tecnologia touchscreen), que permite que os alunos possam visualizar o mesmo conteúdo, havendo interação com o recurso de tela sensível ao toque, permitindo postar documentos na Internet, compartilhar arquivos na rede local ou enviar informações por e-mail.

1.4 Intranet

Intranete é uma versão compacta da Internet. É um grupo de computadores interligados dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com