TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NET Framework

Resenha: NET Framework. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  Resenha  •  1.468 Palavras (6 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 6

Freqüentemente recebo e-mails ou vejo em fóruns e listas de discussões que as pessoas estão sim querendo aprender C#, e material para esse público (os iniciantes) realmente é muito difícil de se encontrar principalmente em português. Até mesmo na época em que eu estava aprendendo sofri bastante pra aprender e sabendo dessa dificuldade resolvi criar alguns artigos direcionados justamente a esse publico iniciante.

Os artigos têm como objetivo ensinar os conceitos básicos da linguagem para que assim você leitor possa “caminhar” com as próprias pernas nos estudos posteriores, pensando nisso criei uma lista de assuntos que serão abordados, veja:

Introdução ao .NET Framework e ao C#. (Este artigo)

C# básico

Tipos de Dados e CTS (Common Type System)

Meu primeiro programa em C#

Tipos de dados

Variáveis e Constantes

Operadores em C#

Operadores aritméticos

Operadores de atribuição

Operadores relacionais

Operadores lógicos

Precedência de operadores

Estrutura de decisão

Instrução if…else

Instrução switch…..case

Estrutura de repetição (Loop - Laço)

Laço for

Laço while

Laço do....while

Laço foreach

Arrays em C#

Array unidimensional

Array bidimensional

Percorrendo um Array

Agora para começarmos vamos ver realmente o que é plataforma .NET e uma introdução ao C#.

A iniciativa .NET

Em junho do ano 2000 aMicrosoft lançou nos Estados Unidos a Plataforma .NET (lê-se DOTNET), a iniciativa .NET nada mais é do que a visão da Microsoft onde o software será comercializado em forma de serviços. Diferente de outras tecnologias o .NET foi concebido tendo a internet como alvo e principalmente a geração de negócios através da mesma isso é possível através dos Web Services (discutido mais a frente), mas o .NET não é só isso é também uma revolução no modo de se desenvolver software

O .NET Framework

O .NET Framework é um novo ambiente computacional para o desenvolvimento e distribuição de software é através dele que tudo o que foi dito acima se torna possível.

O .NET Framework pode ser dividido em duas grandes partes:

- Common Language Runtime

- .NET Class Library

Common Language Runtime

O Common Language Runtime (CLR) é o ambiente de execução do .NET. Quando um programa .NET é executado, todo o controle do mesmo é feito através do CLR. É também o CLR que dá suporte a todas a linguagens habilitadas ao .NET. Uma linguagem habilitada ao .NET é uma linguagem cujo seu compilador é capaz de gerar um código denominado MSIL (Microsoft Intermediate Language).

.NET Class Library

O .NET Class Library (Biblioteca de classes) como o próprio nome sugere é uma coleção de classes integrada com o ambiente de execução – CLR. É através do .NET Class Library que você terá todas as funcionalidades para o desenvolvimento de seus programas, tais como: Manipulação de dados, manipulação de arquivos, segurança, conectividade com banco de dados, só para citar algumas.

Integração Multi-Linguagem

A integração multi-linguagem é possível através do MSIL (código intermediário) pense na seguinte situação, você cria um componente escrito em C# e quer consumir esse componente em um programa escrito em Visual Basic.NET, isso é possível, pois todo código em .NET é compilado duas vezes, a primeira vez pelo compilador da própria linguagem onde o resultado dessa compilação é um código intermediário (MSIL) e a segunda compilação é feita pelo JIT (Just In Time Compiler) onde o resultado dessa compilação é um código nativo de CPU ai sim esse código é passado para o comando do CLR e o programa é executado, ou seja, no final tudo é IL independente da linguagem.

Common Type System - CTS

Um conjunto de tipos de dados comum a todas as linguagens habilitadas ao .NET, ou seja, uma variável do tipo Integer em VB.NET terá a mesma estrutura e quantidade de bytes em C# ou qualquer outra linguagem habilitada. Mas o que isso é bom pra mim? Bom isto facilita a integração entre programas que utilizam diferentes linguagens do .NET imagine ter que mapear todas os tipos de dados de uma linguagem depois fazer as conversões necessárias para a outra linguagem, nada legal não é? Bom com o CTS essa preocupação não existe.

Assemblies

Um assembly é um agrupamento lógico de funcionalidades em um arquivo físico. Um assembly pode ser tanto um arquivo .DLL ou .EXE.

É através dele que podemos fazer o controle de versões, controle de distribuição de uma aplicação e também configurações de segurança de nosso aplicativo ou componente. Um benefício dos assemblies

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com