TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Algoritmo

Por:   •  17/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 4

- IoT e suas possíveis aplicações na atividade agropecuária -

A medida que a tecnologia avança, com a IoT (Internet das coisa), é possível administrar e gerenciar recursos em diversas áreas com o intuito de economizar tempo, dinheiro e aumentar a eficiência  e a produtividade, e esse é o objetivo na agricultura inteligente. Segundo o website Crops and Drops – FAO Water website, do uso mundial da água, 69% é destinado a agricultura, aproximadamente.

A apenas para o setor da agricultura, a inteligência de BI prevê que o número de instalações de dispositivos de IoT chegue em 75 milhões em 2020, dentre eles na agricultura podem ser utilizados diversos tipo de sensores com finalidades diferentes, Por exemplo:

O uso dos sensores na agricultura de precisão funciona se utilizando o geralmente de um sensor de localização (GPS) para fazer uma checagem da topografia do local, além de mapear os limites do terreno e fornecer dados para o monitoramento das culturas e se adaptar as condições do ambiente. Estufas e hidropônica: medindo o brilho, umidade e PH do solo, sensores desse calibre são voltados para um monitoramento remoto da estufa, com um sistema de alerta e possíveis ações corretivas.

No monitoramento e manejo de gado, geralmente são utilizadas coleiras especiais para informar seu estado e saúde, ou caso esteja em período de gestação ou ovulando. Termômetros vaginais e acelerômetros geralmente atuam como “detectores de parto” e permitem que o rebanho seja acompanhado apropriadamente garantindo uma melhora na qualidade de vida.

Para a prevenção de doenças e infestações, monitoramento de irrigação e fertilização do solo realizam atividades e colhem dados para melhores previsões e análise do agricultor, podendo dizer quando algum alimento está pronto para plantio ou até mesmo de alguma praga.

Referências bibliográficas:

  • https://www.aliger.com.br/blog/conheca-os-sensores-iot-e-sua-aplicabilidade-na-agricultura-e-pecuaria/
  • http://planetaorganico.com.br/site/index.php/uso-da-agua-na-agricultura/

- IoT na Saúde –

Segundo a OMS, 1,5 milhões de crianças vem a falecer pelo simples fato de não serem vacinadas. Uma das possíveis causa para isso é a escassez de sistemas de armazenamento e transporte de vacinas, já que elas necessitam de uma refrigeração considerável para não serem perdidas.

 A partir disso, a Internet das coisas tem auxiliado na criação de sistemas para impedir as vacinas de qualquer adulteração e sua preservação, ainda mais em países com uma condição precária, como países da África. Vaccine Smarf Fridge, é um sistema que funciona através de sensores na geladeira portátil, que monitoram o estado das vacinas, como a sua quantidade, possibilizando assim os profissionais de saúde a leva-las sem correr o risco de nenhuma imprevisibilidade.

Uma empresa especializada em nuvem, chamada Mediata, fez uma colaboração com o centro médico de tratamento para o câncer MSK (Memorial Sloan Kettering Cancer Center) que está realizando testes de rastreamento de atividade na intenção de coletar dados sobre o estilo de vida de pacientes que se encontra no tratamento de umtipo de câncer que ataca células plasmáticas, o mieloma múltiplo.

A ideia é ter a maior quantidade de dados de pacientes possíveis antes e durante o tratamento, para assim avaliar a melhor abordagem para conduzir o processo terapêutico. Nível de apetite ou fadiga são algumas informações que podem ser monitoradas, visando de analisar cada reação de forma personalizada e única, para assim deixar as tomadas de decisões ao longo do tratamento mais fáceis.

Tem-se conhecimento que a higiene em ambientes hospitalares é uma questão fundamental, prevenindo possíveis contaminações e até mesmo casualidades de pacientes por infecção. Sendo assim, a Internet das Coisas está contribuindo com uma função essencial em hospitais, sendo utilizada para desenvolver sistemas de monitores e sensores que controlam as práticas de higiene nesses ambientes, além de relatarem em tempo real dados de conformidade com os padrões corretos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (123.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com