TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ambiente Externo, Descrição do Negócio, Plano Financeiro

Por:   •  8/6/2022  •  Dissertação  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 2
  1. DESENVOLVIMENTO

“O plano de negócios é um documento utilizado para planejar um empreendimento ou unidade de negócios, em estágio inicial ou não, com o propósito de definir e delinear sua estratégia de atuação para o futuro. Trata-se ainda de um guia para a gestão estratégica de um negócio ou unidade empresarial” (José, D, Plano de Negócios, p.14)

Sendo o plano de negócios um guia que irá conduzir o empreendedor durante toda a sua jornada, mostrando todos os caminhos a serem percorridos e desenvolvidos, para que o negócio funcione como esperado. A sua principal função é trazer uma “visão 360º” para a visualização de gastos e lucros, buscando sempre evitar erros administrativos, minimizando as perdas. Nele podemos encontrar informações como: Ambiente Externo, Descrição do Negócio, Plano Financeiro, Plano de Marketing e Projeção Financeira.

Já a metodologia de modelo Canvas, que também serve para a obtenção de informações de uma empresa, possui como principal função a entrega de valor para o público-alvo. Considerado uma adaptação mais moderna do plano negócios, o Canvas busca dar mais agilidade no desenvolvimento de novos negócios, onde são considerados nove blocos com os principais tópicos a serem abordados: Valor, Segmento, Relacionamento, Canais, Atividade-Chave, Recursos-Chaves, Parceiros-Chaves, Fontes de Receita e Custos.

Hoje em dia é cada vez mais comum o uso do modelo Canvas, devido a sua facilidade em reter informações de maneira rápida. A principal diferença entre eles é que o Canvas analise apenas informações, enquanto o plano de negócios envolve todo um conjunto de estratégias, marketing, mercado, distribuição e vendas.

De forma geral, ambos nos apresentam pontos negativos e positivos. Dessa forma, considera-se o uso do modelo Canvas quando é preciso encontrar soluções visíveis de ideias de forma bem estruturadas, tendo como objetivo entender o funcionamento da empresa de forma prática e simples. Em contra partida, o Plano de Negócios, busca trazer uma riqueza muito maior de detalhes, tanto da empresa em si quanto de todo o cenário em que ela se encontra, criando assim um plano mais robusto, mas que demanda um tempo maior para ser elaborado.

Como as duas fermentas se complementam, pode-se trabalhar com elas em conjunto, trazendo assim seus pontos fortes. Pode-se iniciar a estruturação do novo negócio com o modelo Canvas, que de forma rápida já nos apresentará informações importantes, e posteriormente o desenvolvimento do plano de negócios por completo, consolidando todos os pontos ainda faltantes a serem estudados e avaliados.


  1. BIBLIOGRAFIA

José, D. Plano de negócios, seu guia definitivo - 2ª Edição. [Digite o Local da Editora]: Editora Empreende, 2016. 9788566103090. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788566103090/. Acesso em: 23 Fev. 2021

SEBRAE (São Paulo). Canvas X Plano de Negócios. In: SEBRAE (São Paulo). Canvas X Plano de Negócios. [S. l.], 3 out. 2019. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/pr/artigos/canvas-x-plano-de-negocios,22eacd18a819d610VgnVCM1000004c00210aRCRD#:~:text=Atualmente%20o%20plano%20de%20neg%C3%B3cio,%2C%20marketing%2C%20mercado%20e%20vendas. Acesso em: 23 fev. 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com