TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Banco de Dados

Por:   •  23/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2
  1. O sistema de gerenciamento de arquivo permite listar, criar, modificar e excluir arquivos presentes no sistema operacional, e tem o objetivo de manipular e organizar os dados. Já o sistema de gerenciamento de banco de dados gerencia dados que estão presentes em tabelas distintas e que se relacionam entre si através de chaves, e tem o objetivo de manipular dados para aplicações e sistemas.

  1. a) Sistema de Banco de Dados: É a união de um sistema de gerenciamento com o próprio banco de dados.

b) Banco de Dados: É um conjunto de dados relacionados logicamente que são interpretados e manipulados por um sistema específico.

c) Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados: É um software que permite que os dados do banco sejam manipulados utilizando comandos para listar, criar, modificar e excluir os mesmos, interpretando suas relações.

  1. O SGBD tem como papel fornecer uma interface para manipulação do banco de dados, além disso, ele define padrões para os dados e facilita o trabalho do programador, fazendo com que ele possa acessá-los de uma forma mais interativa e fácil, e dificultar o acesso pelos usuários.

 As vantagens são: mantém a integridade dos arquivos, permite a manipulação simultânea por vários usuários, define um controle de acesso, fornece uma interface amigável, permite que faça backup e restauração dos arquivos.

As desvantagens são: tem investimentos iniciais altos, possui um gerenciamento complexo, exige manutenção constante, cria dependência com o fornecedor.

  1. Quando tem um banco de dados simples, bem definido e que não tem pretensão de mudanças; não é necessário ter acesso simultâneo por mais de um usuário; o custo com a configuração do SGBD não é compatível com as necessidades imediatas de utilização; o problema não pode ser bem modelado; ou o utilizador necessita de ferramentas que não são suportadas pelo SGBD, como manipulação de áudio e imagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (30.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com