TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Banco de Dados

Por:   •  5/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 3

Professor: Rafael Marisco Bertei[pic 1]

Aluno: Darlan Noetzold

Curso: Banco de Dados 1- CC

Atividades A_S_02

1.Fazer um resumo sobre modelo de dados. Descrever os seguintes modelos:

  - Modelos Pré-relacionais (Em rede e Hieráquico)

        Modelos com várias limitações: não representam adequadamente relacionamentos do mundo real, tem problemas de performance e não contem uma linguagem de consulta

declarativa (deve ser acessado atrvés da aplicação).

  - Modelo Relacional

        Modelo com uma sólidade base formal, simples e com linguagem declarativa para manipulação de dados.        

  - Modelo Pós-relacionais

        

        Novos modelos de dados para atender requisitos de algumas categorias de aplicações (BDOO, BDT).

2.Descrever cada etapa do projeto top-down?

        Levantamento de requisitos: Coleta de informações sobre os dados e seus relacionamentos na organização. Forma de realização: reuniões e/ou entrevistas com os usuários, observação do funcionamento da organização. Resultado: Documento com a especificação dos requisitos.

        Projeto, modelo Conceitual: Modelagem dos dados e seus relacionamentos independente da estrutura de representação do SGBD. Registra que dados podem aparecer no bando de dados. Forma de realização: Análise da especificação de requisitos. Resultado: Esquema conceitual.

        Vantagens: Abstração de dados de alto nível, indicação de dados e relacionamentos como percebidos no mundo real. Fácil compreensão pelo usuário leigo. Facilita a manutenção dos Dados, através de modificações na modelagem e migração de SGBD. Tradução para qualquer modelo de SGBD.

        Projeto, modelo lógico: Conversão de um esquema conceitual para um esquema de representação de um SGBD (esquema lógico). Forma de realização: aplicação de regras de conversão. Resultado: esquema lógico.

3. Pesquise ferramentas (3) de modelagem de dados e descrevas?

        MySQL Workbench: Desenvolvida exclusivamente para se trabalhar com o SGBD MySQL, é uma das ferramentas gratuitas mais conhecidas e mais utilizadas para quem trabalha com este SGBD. Sua principal característica é a facilidade de se trabalhar com o SGBD MySql. É a ferramenta ideal para pequenos e médios projetos, bem como, para quem está iniciando.

        Astah Professional: O Astah é muito conhecido por desenvolvedores Java e por aqueles que trabalham com UML.

        Draw.io: Trata-se de uma ferramenta web de fácil acesso e utilizada para o desenvolvimento de diversos diagramas (incluindo, obviamente, o diagrama ER).

Talvez não seja uma ferramenta tão conhecida quanto as demais apresentadas, mas ela se destaca justamente pela sua facilidade de uso e acesso, onde não há a necessidade de realizar downloads, podendo ser utilizada de qualquer ambiente, o único requisito para acessá-la é ter internet, portanto, salve nos seus favoritos, pois você poderá precisar dela em algum momento futuro.

4. Pesquise sobre análise de requisitos e apresente em 3 exemplos de sua escolha?

        Esta fase é modelada por reuniões e ponte de vistas. Por exemplo: Em uma projeto de ecommerce deve ser compreendido quais são as regras de negócio (devoluções de produtos, reembolsos, promoções), tentando imaginar todos casos possíveis para a loja virtual. Em um modelo de site universitário será preciso levar em conta o ponto de vista dos universitários e todas as funcionalidades que possam ajudá-los, sem deixar de pensar nos funcionários da universidade. Já em um modelo de banco que será utilizados para análise de dados para fazer um modelo de previsão do mercado ou algo assim, é preciso ter atenção a organização do banco e no formato de tipos que será gravado, tendo que ter um profissional de Warehouse e/ou um Cientista de Dados, para saber seus pontos de vista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (83.7 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com