TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Banco de Dados

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1 - 2,00 pontos

Nesta unidade de aprendizagem você estudou sobre como resolver problemas através de sistemas computacionais, foi visto inclusive que é necessário “...compreender as necessidades do cliente a partir do problema apresentado...”. Neste contexto, envolvendo soluções computacionais, o que pode ser entendido como problema?

Neste contexto, problema pode-se entender como a descrição de todos os processos que o cliente não conseguia fazer ou realizar devido a falta de recursos computacionais. O problema pode ser descrito como o exemplo de uma empresa que tenha todo o estoque de produtos catalogados em papel, isto se torna um problema para o cliente e será necessário um recurso computacional para informatizar todo o processo de catalogação do estoque.

Questão 2 - 2,00 pontos

Em nossos estudos, foram feitas algumas considerações a respeito de desenvolvimento de software. Qual a relação entre o “planejamento e o sucesso no desenvolvimento do software” e o “ciclo de vida do software”?

No desenvolvimento de um software o profissional de informática, deverá planejar todas as etapas do projeto, tendo uma ordem cronológica dos processos de desenvolvimento, por isso o ciclo de vida (ordem cronológica) está diretamente relacionado ao planejamento. Pois o ciclo de vida depende do planejamento, se o planejamento for bem executado o ciclo de vida será curto, se o planejamento for mal executado o ciclo poderá se estender e poderá pôr o projeto em risco de fracasso.

Questão 3 - 2,00 pontos

Em nosso material didático foi apresentado o script para a criação do banco de dados para o problema de matrículas para alunos de uma escola. Esta seção enquadra-se em qual etapa no ciclo de vida do software? Justifique sua resposta.

O script do banco de dados se enquadra na etapa de implementação, pois a criação de scripts e modelagem do banco de dados faz parte desta etapa no ciclo de vida do software.

Questão 4 - 2,00 pontos

Nesta unidade de aprendizagem estudamos a respeito de drivers de conexão com o banco de dados. Foi visto que existem dois tipos de drivers, JDBC e ODBC. Faça uma busca na rede mundial de computadores e apresente no mínimo duas vantagens e duas desvantagens em se utilizar cada um destes tipos de drivers de conexão.

JDBC

Vantagens:

JDBC é multiplataforma

Melhor performance e gerenciamento da aplicação

Mais simples programar em Java com JDBC

Desvantagens

Necessita de um driver para cada tipo de banco de dados

Aplicação ou applet muito grande

ODBC

Vantagens

Não necessita de driver para acesso ao banco de dados, já é nativo do Windows.

Fácil configuração do banco de dados.

Desvantagens

Restrito a plataforma Windows

Requer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com