TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA PARA RESERVAS DE EQUIPAMENTO

Por:   •  14/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.942 Palavras (12 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar Curso Superior de Tecnologia

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA PARA RESERVAS DE EQUIPAMENTO - COLÉGIO VENCER SEMPRE

UNIP – Polo Mauá

2021

CAIO AUGUSTO PORTELA – RA 0593234

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA PARA RESERVAS DE EQUIPAMENTO - COLÉGIO VENCER SEMPRE

Projeto Integrado Multidisciplinar para obtenção do título de graduação em Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistema e apresentado à Universidade Paulista – UNIP EaD.

Orientador(a): Profa. MSc. Priscila Facciolli

UNIP – Polo Mauá

2021

RESUMO

O projeto proposto pela PIM V, visa a elaboração de um sistema de reservas de equipamentos de informática e vídeo como: DATA-SHOWS, TV com VCR, TV com DVD, Projetor de Slides, Sistemas de ÁudioMicrofone, Caixa Amplificada, Notebooks, Kits Multimídia etc. Estes equipamentos são disponibilizados para apoio nas aulas e palestras para os colaboradores do colégio. Atualmente o sistema é manual e ineficiente. Com isso, o objetivo do sistema é melhorar a qualidade e eficiência das alocações dos equipamentos nas salas e auditórios, evitando falta de equipamento quando necessário.

Palavras chaves: Equipamentos, Sistema, Economia, Engenharia de Software, Projeto de interface com o Usuário, Teste, Prototipação, Programação Orientada a Objeto.


ABSTRATCT

The project proposed by PIM V, aims to develop a reservation system for computer and video equipment such as: DATA-SHOWS, TV with VCR, TV with DVD, Slide Projector, Audio SystemsMicrophone, Amplified Box, Notebooks, Multimedia Kits etc. This equipment is made available to support classes and speeches for the school's employees. Currently, the system is manual and inefficient. Thus, the objective of the system is to improve the quality and efficiency of equipment allocations in rooms and auditoriums, avoiding lack of equipment when necessary.

Keywords: Equipment, System, Economy, Software Engineering, User interface design, Test, Prototyping, Object Oriented Programming.


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        5

2. PROJETO DE SOFTWARE        6

2.1 Requisitos Funcionais        6

2.2 Requisitos Não Funcionais        7

3. PROTÓTIPO DE INTERFACE        8

4. ROTEIRO DE TESTES        16

4.1 Caso de teste 1        16

4.2 Caso de teste 2        17

4.3 Caso de teste 3        18

4.4 Caso de teste 4        18

4.5 Caso de teste 5        19

4.6 Caso de teste 6        20

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA POO        21

6. ECONOMIA        21

7. CONCLUSÃO        23

8. REFERÊNCIAS        24

        

        

1. INTRODUÇÃO

Com o grande avanço da tecnologia, está se tornando cada vez mais frequente a utilização de dispositivos eletrônicos, com isso muitos colégios estão optando por oferecer alguns equipamentos para seus colaboradores.

O Colégio Vencer Sempre, que fica localizada na cidade de São Paulo, contratou uma nova empresa de desenvolvimento de sistema que tem como objetivo suprir suas necessidades. O projeto que será apresentado tem como intuito mostrar os conhecimentos adquiridos das disciplinas de Economia e Mercado, no qual será mapeado os agentes econômicos, os prazos para a conclusão do projeto e qual será o investimento necessário para a realização do projeto.

Na Engenharia de Software será definido e documentado os requisitos funcionais, especificações das interfaces, elaboração de um planejamento de teste e etc...

O Projeto de Interface com o Usuário, será desenvolvido os protótipos de interfaces e detalhamento de cada etapa de interface apresentada. E por fim, Programação Orientada a Objeto, nele será descrito tecnicamente seus fundamentos acadêmicos como: objetos, classes, herança e polimorfismo, também será identificado os elementos técnicos que estão presentes em nosso sistema.


2. PROJETO DE SOFTWARE

Para o desenvolvimento do software, foi criado um cronograma para definir quais metodologias serias utilizadas durante o processo de criação, com isso foi realizado um levantamento dos três Requisitos do sistema, são eles: Funcionais, Não Funcionais e o de Negócio. Em paralelo com os requisitos, iremos apresentar uma interface modelo, que será bem próxima da interface que será implantada. Em seguida será criado o planejamento de teste para os Requisitos Funcionais e de Negócios, descrevendo todo o passo a passo que será realizado durante o roteiro de testes necessários para a realização do sistema.

“O processo de desenvolvimento de software compreende um conjunto de atividades que engloba métodos, ferramentas e procedimentos, com o objetivo de produzir softwares que atendem aos requisitos especificados pelos usuários (clientes)” Turine, M.;Masiero P.C 1996

Com a parte técnica elaborada, faremos a apresentação da viabilidade econômica para sua implementação, no qual será apresentado todas as informações importantes para a empresa, com objetivo de esclarecer todas as dúvidas geradas e processos para o desenvolvimento do sistema.

A necessidade de obter um sistema para o gerenciamento dos equipamentos, está cada vez mais claro para o colégio, pois irá tornar o processo cada vez mais prático e eficaz. Além do sistema trazer um controle maior, nele será possível gerar um relatório de utilização, podendo mensurar quais os equipamentos mais utilizados, os que estão caindo em desuso e quais precisam de atualizações.

Para o projeto, foi utilizada a norma ISO/IEC 12207 para a Engenharia de Software, é uma norma que descreve o ciclo de vida do software, junto com os processos de padronização das atividades e orientando no desenvolvimento. Além da ISO/IEC 29.110, que segundo as Normas ABNT, tem como público alvo pequenas entidades fornecedoras de software.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (621.7 Kb)   docx (520.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com