TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim III Análise de Desenvolvimento Sistema

Por:   •  5/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.667 Palavras (15 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 15

        

RESUMO

Recentemente a humanidade tem passado dias atormentadores, que ninguém sequer supôs que transcorreriam. Frente este contexto, cotidianamente, a sociedade procura novos informações a respeito do contexto atual, diferentes meios que proporcionem bem-estar na quarentena e respostas que favoreçam o fim da pandemia. Considerando que tudo isso implica no uso de inovações, o vínculo entre tecnologias e pandemia fica evidente! Desta maneira, este projeto possui como finalidade a execução da fundamentação teórica e a prática na realidade contemporânea, efetivando assim um completo processo de ensino- aprendizagem. Os conceitos adquiridos são utilizados para apresentar um sistema em linguagem C, que pode auxiliar para os hospitais realizarem o cadastro de pacientes que possam ser diagnosticados com COVID- 19, e necessitam de um acompanhamento para que essa informação possa ser enviada para a Secretária de Saúde, por meio do CEP e idade do indivíduo. A partir da realização de pesquisas foi possível um respaldo que auxiliaram no desenvolvimento da metodologia.

PALAVRAS CHAVES: Sistema de linguagem C. COVID-19. Programa de monitoramento.

ABSTRACT

Recently, humanity has been experiencing tormenting days that no one even thought would happen. Faced with this context, society seeks new information about the current context on a daily basis, different means that provide well-being in quarantine and answers that favor the end of the pandemic. Considering that all this implies the use of innovations, the link between technologies and the pandemic is evident! In this way, this project aims to execute the theoretical foundation and practice in contemporary reality, thus effecting a complete teaching-learning process. The acquired concepts are used to present a C language system, which can help hospitals register patients who can be diagnosed with Covid-19 and need follow-up so that this information can be sent to the Secretary of Health, through the individual's zip code and age. From the realization of researches, it was possible a support that helped in the development of the methodology.

KEYWORDS: Language system C. COVID-19. Monitoring program.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        6

2. APRESENTAÇÃO DA LINGUAGEM C        6

2.1 PRINCIPAIS RECURSOS E CARACTERÍSTICAS EM C        7

2.2 AS PRINCIPAIS PARTICULARIDADES DA LINGUAGEM C SÃO:        7

3. CONTEXTUALIZAÇÃO DO MOMENTO ATUAL        8

3.1 QUAL O PAPEL DA TECNOLOGIA NO COMBATE AO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19)?        8

4. METODOLOGIA USADA NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO        9

4.1 QUADRO KANBAN NA FERRAMENTA TRELLO        9

4.2 CARTÃO KANBAN NA FERRAMENTA TRELLO        10

5. SISTEMA C E A COVID-19        11

5.1 APRESENTAÇÃO DA TELA DE LOGIN        11

5.2 TELA DE LOGIN        11

5.3 VARIÁVEIS E COMANDOS        12

5.3.1 O que é uma variável?        12

5.3.2 Tipos de dados mais comuns em linguagem c        12

5.3.3 As variáveis utilizadas foram:        13

6. MENU        13

6.1  CADASTRO DE PACIENTES        13

6.2 LISTAR PACIENTE JÁ CADASTRADO        14

6.3 RELATÓRIO PARA SECRETÁRIA DE SAÚDE        15

6.4 SAIR        16

7. COMPILAÇÃO DO PROGRAMA SISTEMA DE CONTROLE COVID19        17

8. CONCLUSÃO        18

9. REFERÊNCIAS        19

1. INTRODUÇÃO

A pandemia mundial despertou uma necessidade de investimentos em inovação médica e muitas instituições começaram a potencializar o desenvolvimento de softwares de saúde. Nações inteiras solicitam tecnologia e ferramentas para vencer o vírus: testes, máscaras respiratórias, dispositivos de proteção, ventiladores, desfibriladores e dentre outros. Ao passo que conhecemos mais acerca da doença, contemplamos as estratégias digitais gradualmente sendo aplicada neste momento.

Visto que, o novo corona vírus contamina um número considerável de indivíduos, os procedimentos padrões de rastreamento para constatar as pessoas que foram diagnosticados com resultado positivo e interromper o contágio não são o bastante. É por esse motivo que, a maioria dos países, têm adotado o uso de tecnologias com essa função. Ao rastrear os pacientes, os governos são capazes de distinguir os indivíduos que foram contaminados e, em seguida, avisar aqueles que tiveram contato com a pessoa com COVID-19.

 A metodologia do projeto foi desenvolvida a partir de um sistema em linguagem C, utilizando o codeblocks, que será empregado pelos hospitais para cadastrar os pacientes que forem diagnosticados com covid-19 e carecem de um acompanhamento e monitoramento. Ao receber o diagnóstico positivo os profissionais da saúde devem realizar o login no sistema (informando o usuário e a senha) e informar os dados pessoais do paciente, como Nome, CPF, Telefone, Endereço (Rua, Número, Bairro, Cidade, Estado e CEP), Data de Nascimento e E-mail, data do diagnóstico e informar alguma comorbidade do paciente (diabetes, obesidade, hipertensão, tuberculose, outros) que serão salvos em um Arquivo, onde as informações armazenadas podem ser consultadas a qualquer momento.

Após o cadastro, o sistema deverá calcular a idade e verificar se o paciente possui alguma comorbidade e se pertence ao grupo de risco (maiores de 65 anos). Caso o paciente pertença ao grupo de risco o sistema deverá salvar em um arquivo de texto o CEP e a idade do paciente para que essa informação possa ser enviada para a central da Secretaria da Saúde da cidade.

2. APRESENTAÇÃO DA LINGUAGEM C

A linguagem C foi elaborada por Dennis Ritchie em 1972.

Os códigos foram gerados com o intuito de serem usados no aperfeiçoamento de uma nova versão do sistema operacional Unix. Desse modo, o princípio C, foi produzido por programadores para programadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (720.6 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com