TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIREITO DIGITAL E CRIMINALÍSTICA COMPUTACIONAL

Por:   •  31/8/2020  •  Resenha  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Resenha Crítica de Caso

Vitor Paulo da Silva Xavier

Trabalho da disciplina: Direito Digital e Criminalista Computacional

Tutor: Prof. Milay Adria Ferreira Francisco

Recife

2020

Direito Digital e Criminalística Computacional

Apple: privacidade vs. Segurança?

Referência: MCGEE,   Henry  ,HSIEH,   Nien-hê,   MCARA, Sarah.Apple: privacidade vs. Segurança? Havard | Business | School, 20 de dezembro de 2016

Resumo: Hoje em dia não conseguimos mais separar os objetivos comerciais e o planejamento das empresas e corporações com a importância de se proteger seus negócios e informações, fazendo com que as tecnologias façam esse mundo globalizado cada vez menos privativo em busca de uma maior segurança. Este estudo de caso gira em torno de uma ação da gigante Apple em seus dispositivos mais moderno que apontava para o uso de criptografia que impossibilita o acesso sem permissão o que causou uma séria discussão entre os defensores da privacidade e os profissionais de aplicação da lei no mundo inteiro.

O estudo de caso baseia-se na ação inovadora da Apple que lançou em setembro de 2015 onde seu produto (smartphone 6S), vinha com um sistema operacional iOS8 dotado de uma proteção as informações que consistia em um mecanismo de criptografia que protegia os dados do usuário,

Com essa inovação a Apple chegou a mais de 400 lojas em 16 países com 62% de vendas internacionais. Para tanto, mesmo tendo que fechar parcerias com outros fabricantes, com isso alcançando representatividade mundial.

Mas essa melhoria de segurança acabou gerando um debate entre defensores da privacidade e os defensores intervenção do estado na forma da lei sobre informações sensíveis a processos judiciais. Houve uma grande polêmica em relação ao emprego da criptografia no IOS8 pela Apple, tanto no diz respeito a proteger os usuários, como vantagem comercial.

Com isso A Apple disputou o mercado com a empresa Google, com produtos e serviços de navegação na internet, e-mail, armazenamento em outro servidor (nuvens), pagamento online, e um carro autônomo.

Um fato importante também foi mencionado nesse estudo, o emblemático caso de Edward Snowden de junho de 2013, que teria revelado a violação da segurança telefônica e transmissão de dados dentro dos EUA, bem como entre os EUA e outros países, o que teria sido realizado pela NSA. Oque o torna mais interessante e a dualidade entre o titulo de herói e traidor que suas revelações lhe deram. Mais lenha para se colocar na fogueira da privacidade vs. Segurança. Diante das revelações de Edward Snowden as empresas gigantes do mercado digital tiveram seus numero de clientes e receitas reduzidas. Registrou-se ainda impactos às grandes do mercado mundial como a Qualcomm, Hewlett-Packard, Microsoft e demais.

Com a desconfiança de seus clientes empresas começam a investir em controles de privacidade, maiores medidas de segurança se destacando ações da Apple, Google e IBM.

A Apple continuava sua expansão consolidando seus produtos e reforçando sua base em segurança da informação, fazendo assim que seus clientes tenham mais privacidade e segurança.

Podemos ver isso da carta de Cook aos clientes para reforçar as intenções da Apple:

“Na Apple, acreditamos que uma ótima experiência do cliente não deve vir à custa da sua privacidade... Não “monetizamos” as informações que você armazena no seu iPhone ou no iCloud. E não lemos os seus e-mails ou as suas mensagens para conseguir Informações para comercializar para você.... Finalmente, quero que fique absolutamente claro que nunca trabalhamos com nenhuma agência do governo de nenhum país para criar uma backdoor em nenhum        dos        nossos        produtos        ou        serviços.        Também        nunca permitimos o acesso aos nossos servidores. E nunca o faremos. ”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (46.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com