TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Portal Rede

Por:   •  28/2/2022  •  Relatório de pesquisa  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 2

Descrição das Atividades

1        - Estudos para desenvolvimento de conteúdos para o portal da Rede

2        - Apoio à proposta de criação e serviços informacionais do portal

3        - Desenvolvimento de documentação técnica e científica do projeto

Método

A metodologia deste plano de trabalho foi pensada também a partir do objetivo geral do projeto, que é desenvolver um sistema de informação para a estruturação de uma Rede de Conhecimento Científico. Buscou-se, ainda, refletir em uma metodologia que possibilitasse atingir resultados a partir das atividades desta bolsa de pesquisa, a fim de pensar o desenvolvimento de conteúdos para o portal da Rede de Conhecimento Científico, bem como a estrutura de serviço informacional. Além disso, foi desenvolvida uma metodologia voltada para a organização da documentação técnica e científica do projeto.

Resultados

Nesse contexto, com a abertura de dados e indicadores de caráter público, tornou- se central pensar na sua disponibilização para a população em geral. Como explicam Rocha de Paula e Cianconi (2007), as instituições governamentais produzem grande quantidade de informações de interesse público. No entanto, essas informações nem sempre estão organizadas, disponibilizadas e disseminadas de maneira adequada. É preciso, como alertam as autoras, que exista a prática constante de estímulo ao compartilhamento de conhecimentos, experiências e aprendizados. Assim, as iniciativas voltadas para a organização, acesso e uso da informação devem ser incentivadas e destacadas (ROCHA DE PAULA; CIANCONI, 2007).

A informação desempenha um papel central no processo de tomada de decisão de uma instituição. Vale considerar que, nesse contexto, as informações produzidas institucionalmente devem contar com gerenciamento. No processo de construção de um portal é preciso definir e mapear as informações que serão disponibilizadas, de modo que elas sejam facilmente acessadas. Pensar a arquitetura da informação do site nesse contexto é fundamental. Embora a construção de um portal demande uma estrutura complexa, deverá ser oferecido acesso pleno às suas informações. Assim, "quanto mais fácil e intuitivo for o acesso a um portal, mais elaborado terá sido o seu projeto" (GOMES DA SILVA, 2008, p. xii). Nesse sentido, a construção de um portal envolve a necessidade de uma metodologia que promova a qualidade do processo de desenvolvimento. Deve existir também uma visão adequada do processo utilizada e do que está sendo construído (GOMES DA SILVA, 2008).

Na atual Sociedade da Informação, um novo modelo de geração de conhecimento surge com as novas práticas para a busca e a recuperação da informação. Essa realidade interfere diretamente nos meanismos de buscas e divulgação da produção de conhecimento. Nesse contexto, a Ciência, a Tecnologia, a Inovação e a Gestão do Conhecimento conquistam novos espaços e investimentos, dada a importância que vêm ganhando na sociedade (ANASTÁCIO; VIEIRA, 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (24.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com