TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fluxo de Dados

Por:   •  30/4/2019  •  Resenha  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha

Diagrama de fluxo de dados

O artigo disponibilizado pelo Professor Maxuel Carlos trata de esclarecer sobre o que o Diagrama de fluxo de dados bem como suas características salientando que um sistema que utilize projeto estruturado chega a ser sete vezes mais fácil e barato do que sistemas tradicionais.

Aponta-se também que existem vários benefícios como também problemas que ocorrem com a Analise Estruturada; tais ele exemplificados como: o usuário obtêm ideia mais clara do sistema, o sistema de fluxo consegue apontar falhas, o sistema novo e outros existentes serão mostrador com mais clareza, problemas que tem o mesmo nome são unificados e resolvidos de forma mais rápida. Porém geram alguns problemas como a resistência em criar os dicionários de dados por este terem de ser detalhados e formais, Orientação de usuários e treinamento dos são necessários pois as “regras do jogo” mudaram para que haja esclarecimento de como isto melhorará.

O diagrama nada mais é que representação dos processos dos sistemas e os dados que o ligam.

São destalhados como elaborar o DFD (Diagrama de Fluxo de Dados), quais os símbolos usados para Fatores externos, Fluxo de informações, Processos e Bancos de informações bem como suas definições e importância, apontando ainda as convenções usadas na Explosão de Processos.

Foram relatadas algumas críticas a análise estruturada salientando que o diagrama de fluxo de dados não é a representação completa e precisa do sistema pois podem ocorrer omissões e outros erros no diagrama de fluxo de dados, sendo que não há nenhum mecanismo de checagem.

Nota-se que a Analise Estruturada deve-se ser usada para problemas pequenos e simples, tendo como o diagrama de fluxo de dados como sua parte mais importante sendo utilizado para a determinação dos componentes básicos de processamento do fluxo de dados acompanhando de uma modelagem de dados mais formal; em sistemas mais complexos e maiores, a diagramação do fluxo de dados deve ser usada para esboçar uma visão de alto nível do sistema; depois deste ponto devem ser usados outros métodos de análises e especificação mais rigorosos.

Referências Bibliografias

1. Analise Estruturada de Sistemas

- Chris Gane e Trish Sarson

- Editora LTC (Livros Técnicos e Científicos), 1993

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (28.9 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com