TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGRAMA DO FLUXO DE DADOS

Projeto de pesquisa: DIAGRAMA DO FLUXO DE DADOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.725 Palavras (7 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 7

1 DIAGRAMA DE FLUXO DE DADOS

O Diagrama de Fluxo dados (DFD) é uma das principais ferramentas utilizadas no projeto de sistemas de informação.O DFD é um diagrama gráfico,baseado apenas em quatro símbolos,que mostra a estrutura do sistema e sua fronteira,ou seja,todas as relações entre os dados,os processos que transformam esses dados esses dados e o limite entre o que pertence ao sistema e o que está fora dele.

DFD é uma representação em rede dos processos (funções) do sistema e dos dados que ligam esses processos.Ele mostra o que o sistema faz e não como é feito,é a ferramenta de demonstração central da análise estruturada.

Um DFD apresenta as partes componentes de um sistema e as interfaces entre elas. É um conjunto integrado de procedimentos,sendo que as partes do computador poderão estar inseridos ou não.

Na elaboração de um DFD,utilizaremos quatro símbolos que nos permitirão,debater e apresentar.Ao usuário todo o processo,sem a preocupação com a hierarquização e tomadas de descisão.

São as seguintes símbolos utilizados na elaboração de um DFD:

Figura 1 – Componentes de um DFD

2

2.1 Elaborando um dfd

Suponhamos que uma distribuidora de produtos farmacêuticos nos contratou para análisar seu processo atual e verificar como expandir suas operações e melhorar seu de nível de serviço.

A empresa em questão,RPC (Remédios Pelo Correio),fundada há cinco anos atua na distribuição de medicamentos,recebendo das farmácias os pedidos de medicamentos,fazendo encomenda aos laboratórios,com desconto,e atendendo ao pedido no ato do recebimento dos remédios dos laboratórios.O processo é todo controlado manualmente através do preenchimento de formulários pré-impressos.Atualment o volume de negócios atinge 150 pedidos por dia,cada um com um média de 5 medicamentos,e um valor de R$ 500,00 em média.A administração pretende expandir as operações através da estocagem dos 100 medicamentos mais solicitados a atendendo solicitações de clinicas e médicos diretamente.As encomendas poderão ser feitos de qualquer ponto do Estado via telefone ou pelo correio.

O volume de negócios dependerá,logicamente,de fatores como divulgação do serviço,rapidez na entrega,confiabilidade,etc.,mas a empresa espera aumenta-lo para 1000 negócios/dia,ou mais.

No plano geral,podemos afirmar que,da mesma forma que o atual,o novo processo de trabalho da empresa acatará de remédios,fará a verificação no arquivo de disponíveis consultará,em outro arquivo,se o crédito do cliente é bom e fará com que o remédio solicitado seja encaminhado ao cliente com a respectiva fatura.

Demonstraremos isso de forma gráfica usando um diagrama de Fluxo de dados lógico.

Figura 2- Representação de um DFD

Figura 3 –II Representação de um DFD

Até aqui, parece tudo bem. Mas será que vamos atender os pedidos e esperar pacientemente que o pagamento seja efetuado? E os laboratórios fornecedores não irão cobrar nunca os medicamentos remetidos? E se os medicamentos e quantidades remetidas pelos laboratórios não forem coerentes com as solicitações?

Vamos tentar incluir o aspecto “Comparar remessa a pedidos”.

Observe o próximo diagrama.

Figura 4 - III Representação de um DFD

Não demostraremos até aqui os movimentos dos remédios em si; para efeitos didáticos, os remédios são considerados dados e por isso não são representados no DFD. A relação entre um DFD e um diagrama de fluxo de materiais não será abordada por enquanto. Atualmente só nos interessam os itens que representam dados sobre remédios.

Até agora, ninguém recebeu nenhum pagamento. Devemos nos preocupar com a remessa de faturas para os clientes, tratamento a ser aplicado aos pagamentos efetuados pelos clientes, bem como cobranças efetuadas pelos laboratórios.

Acreditamos que, com o que já foi visto até aqui, você seria capaz, sozinho, de expandir nosso DFD, contemplando esses processos.

Não se esqueça que cada uma das caixas de processo pode ser expandida num diagrama de fluxo de dados de menor nível, assim sendo, procure, ao fazer o exercício proposto, não descer a detalhes muito minuciosos. Sua preocupação deve ser demonstrar em linhas gerais como seriam os processos de contas a receber e contas a pagar.

Outro aspecto importante, não abordado nos DFD’s apresentados são as condições de erro.

Não especificamos ainda o que acontece com o pedido de um cliente cuja situação de crédito seja ruim, ou o que acontece quando o laboratório nos manda uma remessa e não localizamos nenhum pedido correspondente.

É evidente que tais situações precisam ser tratadas. Entretanto, se formos, desde logo, nos prender ao tratamento de erros e exceções, comprometeremos todo o nosso trabalho. O detalhamento dessas questões deve ser adiado para os diagramas de nível inferior, para que não interfiram no quadro geral do sistema.

A conclusão dos DFD’s do sistema proposto, com toda a abrangência, fica a cargo de vocês, basta aplicar os recursos até aqui apresentados, observando entretanto as seguintes convenções simbólicas:

2.1.1 Entidade externa

Identificamos como entidade, na maioria das vezes, categorias lógicas de coisas ou pessoas que representam uma origem ou destino de transações (Clientes, Fornecedores, Empregados, Etc.). Também podemos identificar como Entidades fontes ou destinos específicos tais como Departamentos da empresa, Receita Federal, Almoxarifado. É comum adotarmos a terminologia Entidade Externa. Quando um sistema recebe dados resultantes de outro, ou gera informações que servirão como dados de entrada para outro, esse outro sistema também é identificado como uma Entidade Externa.

O símbolo utilizado para representar já foi apresentado a você.

Por convenção, a fim de simplificar as referências e o processo de “dicionarização” dos dados, adicionamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com