TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de software e cronograma

Por:   •  31/1/2018  •  Resenha  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 3

Aluno: Francisco Araújo de Sousa Júnior – BCCI160211

O gerenciamento de software começa com atividades chamadas de planejamento de projeto, onde é feita a estimativa do trabalho, recursos necessários e tempo para conclusão. O planejamento requer um comprometimento inicial para essas estimativas, mesmo que se demonstrem erradas futuramente, embora estimar seja muito mais arte do que ciência, a complexidade do projeto tem um forte efeito sobre a incerteza inerente ao planejamento. No entanto, é uma medida relativa afetada pela familiaridade com esforços passados.

O tamanho do projeto é outro fator importante que pode afetar a precisão e a eficácia das estimativas. À medida que o tamanho aumenta a interdependência entre vários elementos do software cresce rapidamente. O grau de incerteza estrutural tem também tem um efeito sobre o risco estimado, referindo-se ao grau o qual os requisitos foram solidificados, a facilidade com a qual as funções podem ser separadas e a natureza hierárquica das informações a ser processadas. O planejamento também pode proporcionar uma estrutura que permite ao gerente fazer estimativas razoáveis dos recursos, custos e cronograma, que se relaciona aos indivíduos envolvidos, possível reutilização de software e os recursos de ambiente alem de métodos usados para definir essas estimativas como a baseada em processos, caso de uso e outros.

A elaboração de cronograma de projetos é algo bem importante, ajuda a lidar com prazos de entrega agressivos que são fato comum nos negócios de software, ambas as atividades de estimativa e as técnicas de cronograma são implementadas sob a pressão de um prazo de entrega definido, onde se esse prazo não é algo realístico o gerente de projeto deve proteger a equipe contra a pressão indevida sobre o cronograma e evitar a pressão de volta para aqueles que a originaram.

O gerente de projetos tem como objetivo definir todas as tarefas e criar uma rede que mostre suas interdependências, identificar tarefas criticas e acompanhar o progresso detectando atrasos um dia de cada vez, se utilizando de um cronograma definido com um grau de resolução que permita monitorar tão progresso e controlar o projeto.

Sendo assim, como todas as outras áreas da engenharia de software, existem princípios básicos para elaboração de cronogramas de projeto sendo eles, divisão do trabalho, interdependência das atividades, boa alocação do tempo de cada tarefa, validação do esforço para evitar sobrecarga de tarefas para poucos profissionais disponíveis, definição de responsabilidade e a escolha de pontos de controle para o bom andamento do projeto.

Independente do modelo de processo escolhido, o trabalho que uma equipe executa é obtido por tarefas que definem, desenvolve e da suporte a um software de computador, não existe um único conjunto de tarefas apropriadas para qualquer projeto, o que funcionaria para um sistema grande e complexo, seria exagerado para um software pequeno e simples. Para desenvolver um cronograma, um conjunto de tarefas é uma coleção de tarefas para a engenharia de software que variam dependendo do tipo de projeto e do rigor com que a equipe decide fazer seu trabalho, sendo eles: Projetos de desenvolvimento de conceito; Projetos de desenvolvimento de novas aplicações; Projetos de aperfeiçoamento de aplicação; Projetos de manutenção de aplicação e projetos de reengenharia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com