TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERENCIAMENTO DE CRONOGRAMA

Por:   •  21/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.855 Palavras (8 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 8

FORMAÇÃO DE TÉCNICOS DE PROJETOS DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO

1 – TOPOGRAFIA (O ALICERCE)

  1.  NOÇÕES BÁSICAS DE TOPOGRAFIA

  1. Diretriz: É o local por onde deve passar a rede de energia.

        É na definição da diretriz onde se escolhe os pontos principais do caminhamento (ex.: casas a serem energizadas, estradas a atravessar, obstáculos a desviar, etc).

  1. Levantamento Plani-altimétrico (Planimetria e Altimetria): É o levantamento topográfico do perfil e da planta baixa do local por onde passará a rede de energia.

Com o perfil nós temos como ver as diferenças de níveis entre os pontos do terreno onde a rede será locada.

A planta baixa nos mostra os acidentes, construções, mudanças de direções (ângulos), etc, que se encontram ao longo do levantamento e ao seu redor, nos dando uma visão geral do traçado.

  1. Caderneta de Campo: É onde os técnicos agrimensores anotam todos os dados colhidos no levantamento topográfico.

A caderneta de campo é entregue para um digitador no escritório e os dados colhidos no levantamento são lançados em um programa específico no computador, onde é gerado o desenho topográfico que segue para a etapa do projeto.

  1. Teodolito, Estação Total e GPS: São equipamentos utilizados pelos técnicos agrimensores para os levantamentos e cadastramentos topográficos.

  1. Faixa de Servidão: É uma faixa de segurança compreendida ao longo da rede rural e legalmente estabelecida pelo órgão jurídico, normalmente com 15m de largura.

Na etapa do levantamento topográfico, o técnico agrimensor solicita a assinatura do proprietário do terreno em um documento chamado, “Autorização de Passagem e Constituição Amigável de Servidão Administrativa”, onde fica registrado a doação da faixa de 15m à COELBA em caráter permanente, não tendo o proprietário do terreno mais nenhum direito sobre esta faixa.

  1. Poda de Árvores: É um serviço que deve ser cobrado na etapa de orçamento do projeto, por isso as árvores compreendidas ao longo do caminhamento serão cadastradas pelos técnicos agrimensores para que o projetista possa orçar a poda das mesmas, porém, observando as árvores protegidas pela lei de preservação ambiental e leis municipais existentes.

  1. Tipo de Vegetação e Natureza do Terreno: Outros pontos importantes que devem ser observados no levantamento topográfico, pois, são eles que irão definir se no projeto haverá necessidade de pedir licenciamento ambiental para a execução da obra e onde deverá ser orçada, abertura de faixa, destocamento, cava em rocha e fundação especial.
  1. ANÁLISE DO TRAÇADO TOPOGRÁFICO (Técnico e Econômico)

O traçado da rede deve procurar observar os pontos técnicos e econômicos que envolvem uma obra. O técnico agrimensor deve ser capaz de analisar em campo esses dois pontos fundamentais para que o projeto não fique caro e permaneça dentro das normas em vigor. Abaixo descrevemos alguns pontos básicos no levantamento:

- O Caminhamento deve aproveitar o sistema viário de loteamentos, pequenos povoados e sistemas urbanos existentes ao longo da diretriz.

- A diretriz deve preferencialmente, margear rodovias, na impossibilidade, deve ser o mais retilínea possível.

- Apesar da recomendação de linearidade, a diretriz deve contornar obstáculos como: Mata densa, plantações de grande porte, áreas alagadas, rochedos, locais sujeitos a erosão, terrenos muito acidentados, áreas de preservação ambiental, etc.

- Devem ser evitados ângulos superiores à 60º no traçado e devem ser respeitados os ângulos mínimos permitidos pela norma para cada travessia ao longo da diretriz.

        Esses pontos se bem observados geram economia e confiabilidade no projeto, pois, sempre que o técnico agrimensor procura evitar matas densas, ângulos fortes, áreas de preservação, terrenos muito acidentados e alagadiços, erosão e rochas, o projetista não precisará orçar abertura de faixa, cava em rocha, fundação especial, podas de árvores, postes reforçados e a construção da obra será mais rápida evitando assim, multas por atraso de projetos e pelo não fechamento de obras.

        A topografia é o alicerce de toda a obra, se esse alicerce não for bem feito, toda processo será comprometido, gerando assim re-trabalhos e gastos desnecessários para a empresa.

  1. INTERPRETAÇÃO DE LEVANTAMENTOS PLANIMÉTRICOS E PLANIALTIMÉTRICOS

        Os levantamentos topográficos são feitos pegando-se pontos chamados estações topográficas que são interligadas entre si. As estações topográficas são marcadas com piquetes(pedaços de madeira) fincados ao chão e numeradas de forma crescente no sentido ponto de partida para o ponto de chegada com intervalo máximo de 150m de uma para outra, ou em pontos significativos como divisas de terreno, mudança de vegetação, saliências, ângulos, travessias e outros pontos notáveis ao longo da diretriz. Além das estações topográficas são levantados pontos auxiliares para cadastramento de construções, rios, lagos, árvores e etc.

        Na planta baixa as estações topográficas aparecem como um circulo e um ponto discriminado pela letra “E” antes do número(ex: E0, E1, E2, etc) e as estacas auxiliares são representadas geralmente com um círculo e um ponto discriminado pela letra “A” antes do número, ou qualquer outra letra definida pelo técnico agrimensor(ex: A0, A1, B0, B1, etc).

        Depois de pronto, o levantamento topográfico é entregue para o digitador no escritório em forma de anotações em uma caderneta e esses dados são lançados em um programa específico no computador. A partir daí, esses pontos topográficos se transformam em desenho topográfico passando em seguida para a etapa de projeto através de meio magnético ou plotagens em papel.

        Depois de desenhado o levantamento topográfico pode ser plotado em três formas:

- Mapa Chave: É o mapa que nos fornece uma representação completa do levantamento topográfico. Ele nos mostra todo o caminhamento que a rede percorrerá e as áreas urbanas que serão energizadas. É feito na escala 1:5000 ou suas múltiplas, até o limite de 1:25000. Neste mapa, após o projeto, devemos deixar em destaque, o caminhamento dos postes, as casas com a relação de consumidores a serem ligados e transformadores projetados. Deve ser apresentado para a COELBA no formato A1 ou A0.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com