TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Motor Arduino

Por:   •  28/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.753 Palavras (8 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]


[pic 2][pic 3]

Motor Elétrico

        É qualquer dispositivo que transformar energia elétrica em mecânica. É o mais usado de todos os tipos de motores, pois combina as vantagens da energia elétrica - baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando – com sua construção simples, custo reduzido, grande versatilidade de adaptação às cargas dos mais diversos tipos e melhores rendimentos.

A variação de campos elétricos e magnéticos resulta em movimento rotativo, e esse é o princípio usado pela maioria dos motores modernos. Hoje temos vários tipos de motores como motores convencionais, motores sem escovas, motores passo a passo, motores de rolamentos de esferas, etc. Esses motores são usados ​​não só em máquinas pesadas, mas também em eletrodomésticos.

Motor DC

        Também são conhecidos como motores de corrente continua (CC) ou motores (DC – Direct Current) são importantes dispositivos que operam aproveitando todas as forças de atração e repulsão geradas por eletroímãs e imãs permanentes. Esses já podem ser encontrados numa grande faixa de tensões nominais, tipicamente entre 1,5 a 48 volts. Esse tipo de produto possui vários tamanhos e tensões de trabalho, que são indispensáveis para os projetistas do ramo da automação industrial e mecatrônica, como em principal a robótica.

Assim, o tamanho de cada motor está diretamente conectado a sua potência, ou seja, quanto maior e mais potente ele será. Sendo que é importante entender que a tensão nominal não é obrigatoriamente a tensão de trabalho de cada um dos tipos motores dc.

 Podem funcionar com velocidades ajustáveis entre amplos limites e se prestam a controles de grande flexibilidade e precisão. Por isso seu uso é restrito a casos especiais em que estas exigências compensam o custo muito mais alto da instalação, ou no caso da alimentação usada ser contínua, como no caso das pilhas em dispositivos eletrônicos.

Exemplo Código

const int motorPin = 2;
const int buttonPin = 7;
int buttonState = 0;

void setup() {
  pinMode(buttonPin, INPUT);
  pinMode(motorPin, OUTPUT);
}

void loop() {
  buttonState = digitalRead(buttonPin);
  if (buttonState == HIGH) {
    digitalWrite(motorPin, HIGH);
  }
  else {
    digitalWrite(motorPin, LOW);
  }
}ac

Motor AC

        São os mais utilizados, porque a distribuição de energia elétrica é feita normalmente em corrente alternada. Ele se divide nos assíncronos (indução) e síncronos. São mais práticos e baratos de se implementar pois podem ser ligados na rede alternada disponível pela concessionaria. Seu princípio de funcionamento é baseado no campo girante, que surge quando um sistema de correntes alternadas trifásico é aplicada em polos defasados fisicamente de 120º.

  • Síncrono: funciona com velocidade constante; é geralmente utilizado quando se necessita de velocidades estáveis sob a ação de cargas variáveis. 
  • Indução: normalmente com velocidade estável; construído de tal maneira que se têm dois campos magnéticos girantes; atualmente é possível controlarmos a velocidade dos motores de indução com o auxílio de inversores de frequência.

Exemplo Código

int tempo=0;

int valor=0;

void setup() {

pinMode (2,INPUT);

pinMode (7,OUTPUT);

attachInterrupt(0,acende,RISING);

digitalWrite (7,LOW);

}

void acende(){

delayMicroseconds(tempo);

digitalWrite (7,HIGH);

delay(1);

digitalWrite (7,LOW);

}

void loop()

{

valor=40;

tempo=(92*valor);

delay(5);

}

Motor de Passo

        Usado quando algo tem que ser posicionado muito precisamente ou rodado de um ângulo exato. Dispositivo eletromecânico de posicionamento que converte sinal elétrico (digital) em torque, onde a rotação do balancete é controlada por uma série de campos eletromagnéticos que são ativados e desativados eletronicamente.

O número de passo que o Motor gira, teoricamente é exatamente igual ao número de pulsos recebidos e a velocidade do motor é exatamente igual a frequência de entradas dos pulsos.

Eles são classificados pelo torque que produzem. Para atingir todo o seu torque, suas bobinas devem receber toda a corrente marcada durante cada passo. Os seus controladores devem possuir circuitos reguladores de corrente para poderem fazer isto. A marcação de tensão (se houver) é praticamente sem utilidade.

Tipos

  1. Relutância variável – tipo mais simples, em geral o estator é formado por quatro polos usinados de forma que apresentem ranhuras, chamadas também de dentes. Cada dente do rotor corresponde a um polo saliente, assim, o número de dentes do rotor determina o número de passos do motor.
  2. Imã permanente - o rotor é construído com ímãs permanentes, o que determina uma característica importante deste tipo, que é a de manter a última posição mesmo quando não energizado. O torque (binário) proveniente dessa característica é conhecido torque de detenção.
  3. Híbridos - são os mais utilizados na indústria. Composto por um rotor, estator com enrolamento dos fios (bobinas), rolamentos e carcaça. São geralmente de 2 fases, sabendo que existe também motores de passo de 3 fases e 5 fases. A revolução é de 1.8 graus, e é conseguida devido a geometria do rotor, o qual é composto de 50 dentes conjugados com o estator.

Exemplo Código

#include

const int stepsPerRevolution = 500;

//Inicializa a biblioteca utilizando as portas de 8 a 11 para ligacao ao motor

Stepper myStepper(stepsPerRevolution, 8,10,9,11);

void setup()

{

 //Determina a velocidade inicial do motor

 myStepper.setSpeed(60);

}

void loop()

{

 //Gira o motor no sentido horario a 90 graus

 for (int i = 0; i<=3; i++)

 {

 

myStepper.step(-512);

 delay(2000);

 }

 //Gira o motor no sentido anti-horario a 120 graus

 for (int i = 0; i<=2; i++)

 {

 myStepper.step(682);

 delay(2000);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (173.4 Kb)   docx (56.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com