TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE CABEAMENTO

Por:   •  10/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.627 Palavras (11 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 11

LOGO - CENTRO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS DO PARÁ

CAMILA FURTADO LEÃO

DALIZEU FRANK DA FONSECA BATISTA

ELIVELTON OLIVEIRA DA SILVA

PROJETO DE  INFRAESTRUTURA DE REDE CABEADA E SEM FIO DA EMPRESA GRANDE BELÉM EXPRESS

BELÉM

2015


CAMILA FURTADO LEÃO

DALIZEU FRANK DA FONSECA BATISTA

ELIVELTON OLIVEIRA DA SILVA

PROJETO DE REDE CABEADA E SEM FIO DA EMPRESA GRANDE BELÉM EXPRESS

Trabalho de Conclusão do segundo Módulo do Curso Técnico em Informática realizado pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica - SISUTEC e executado pelo Centro de Serviços Educacionais do Pará - CESEP, sob orientação do professor José Artur Souza do Nascimento.

BELÉM

2015

DEDICATÓRIA

Dedicamos essa conquista a todos que me ajudaram e acreditaram no meu esforço e dedicação, em especial aos nossos Pais, Esposo (a), Namorado (a) e ao meu Orientador e Prof. José Artur Souza do Nascimento, pois sem a dedicação e orientação do mesmo não seria possível concluir este trabalho de maneira profissional.

Lembre-se de que sonhos sem riscos produzem conquistas sem méritos.

Augusto Cury


LISTA DE TABELAS


LISTA DE FIGURAS


LISTA DE ABREVIATURA


Sumário

INTRODUÇÃO        5

JUSTIFICATIVA        7

OBJETIVO GERAL        8

OBJETIVO ESPECÍFICO        9

DESENVOLVIMENTO        10

REFERENCIAL TEÓRICO        11

METODOLOGIA        12

CRONOGRAMA        13

RESULTADO FINAL        14

CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

LINHAS TELEFÔNICAS        16

MAPA DE ROTA        17

ORÇAMENTO        18

REFERÊNCIAS        20

GLOSSÁRIO        21

ANEXO I        22

INTRODUÇÃO

Muito se discute acerca de TI. Historicamente, a TI foi considerada apenas um custo que não gerava retorno à empresa. Entretanto, ao longo do tempo percebeu-se que o uso de tecnologias passou a ser vital para enriquecer todo o processo organizacional, auxiliando na administração das atividades e eliminando a barreira de comunicação. Logo, faz-se necessário investir nesse setor dentro de uma empresa para aumentar a lucratividade e produtividade.

Primeiramente, TI significa tecnologia de informação e pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos computacionais que visam permitir a obtenção, o armazenamento, o acesso, o gerenciamento e o uso das informações. É importante ressaltar que a informação é um ativo, bens e direitos de uma empresa, logo precisa ser administrada e organizada da melhor forma. Assim, dentro da TI possuímos vários elementos usados nessa administração como a rede de computadores que são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar suas informações entre si.  Ademais, a finalidade das redes  é fazer com que múltiplos usuários em distâncias indeterminadas compartilhem um determinado recurso. O próprio Andrew S. Tanenbaum, pesquisador muito conceituado, bacharel em ciências da computação pelo M.I.T e P.h.D. pela University of Califórnia, define o objetivo das redes de computadores como “tornar todos os programas, equipamentos e especialmente dados ao alcance de todas as pessoas na rede, independente da localização física do recurso e do usuário”.

        Entretanto, uma rede pode ser definida por seu tamanho, topologia, meio físico e protocolo utilizado. Por exemplo, pela topologia a rede pode ser LAN, WLAN,PAN,MAN entre outras. Além do mais, é importante ressaltar que o sistema de comunicação que conecta essa rede é a internet. Logo, diante dessa variedade de formas da rede de computadores torna-se importante sempre uma avaliação de um profissional da área para um continuo melhoramento na área de informação da empresa.

        Dessa forma, esse trabalho visa criar um projeto de rede cabeada e sem fio para empresa Grande Belém Express com intuito de melhorar a qualidade dos serviços ofertados pelo mesmo. Logo, aumentando a lucratividade da empresa.


  1. JUSTIFICATIVA

A importância desse trabalho pode ser decisiva para o sucesso da organização,  contribuindo para que ela seja ágil, flexível e robusta. A fim de garantir esse resultado, é necessário adéqua à empresa as necessidades expostas nos meios que ela vai encontrar, não deixando com que mesmo sendo uma empresa nova no mercado venha a ser menos produtiva que as demais, usando da TI como um aliado para elevar a mesma em nível de mercado. As empresas vêm investindo cada vez, mas em TI, para aumentar a produção e todo esse investimento tem um retorno certo.

Assim, o escopo do projeto servirá como base introdutória para agregar valores que a empresa irá ganhar, logo aumentando a produtividade e consequentemente a lucratividade.


  1. OBJETIVO GERAL

Criar uma intranet com objetivo de agregar valor e agilidade em todos os processos internos da empresa, implantar políticas de segurança melhorando o desempenho dos setores.

Dessa forma, instituindo na empresa a confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e conformidade. Assim, preservando o ativo de informação e garantindo um aperfeiçoamento da dinâmica de comunicação da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (283.3 Kb)   docx (526.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com