TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE PROJETO DE CABEAMENTO ESTRUTURADO ORIENTADO PARA CALL CENTER

Por:   •  27/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.792 Palavras (16 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA DE REDES DE COMPUTADORES

TRABALHO DE CABEAMENTO ESTRUTURADO.

TELECALL – SOLUÇÕES EM CALL CENTER.

PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE PROJETO DE CABEAMENTO ESTRUTURADO ORIENTADO PARA CALL CENTER.

Alex Silva da Costa, RGM 15091759; Everton dos Santos Barbosa, RGM 15197212; João Paulo Santos Rodrigues, RGM 15261972; Leonardo de Oliveira Querqui, RGM 15322769; Stefano Ferreira Pzybiz, RGM 15148173.

Orientador: Prof. Antônio Eduardo Marques da Silva

SÃO PAULO

2016

RESUMO

Este trabalho mostra a infraestrutura de cabeamento em um Call-Center, onde a finalidade do cabeamento estruturado é cabear todo o prédio, a fim de disponibilizar acesso a pontos de rede em todos locais, que possam ser utilizados por dispositivos que recebam e transmitam dados, voz, imagens, etc. O objetivo é fornecer um sistema que facilite a instalação e remoção, ou movimentação de equipamentos com maior agilidade e eficiência. Com essa infraestrutura também é possível habilitar a empresa, para crescimento populacional de seus funcionários e prepara-la para novas tecnologias com taxas de transmissões cada vez maiores, minimizando falhas de conexões e cabos. Para tal, foram usadas normas que garantissem a implementação desse sistema, como NBR 14565, TIA/EIA-568-B, TIA/EIA-569-A/EIA-606-A, TIA/EIA-862, entre outras. 

Palavras-chave: Redes de Computadores, cabeamento estruturado, projeto de infraestrutura física.

1. INTRODUÇÃO

Um sistema estruturado consiste de um conjunto de produtos de conectividade, empregado de acordo com regras específicas de engenharia.

Um Sistema de Cabeamento Estruturado, similar ao sistema elétrico de uma residência ou prédio comercial, proporciona ao usuário a utilização de um computador, um telefone, uma câmera de vídeo, um sensor de temperatura, por exemplo, de maneira simples e organizada.

Esse trabalho se refere a uma infraestrutura de rede, em um prédio comercial de dez andares, em que o proprietário, é uma empresa prestadora de serviços de Call-Center, e mostra detalhadamente como foi feito todo o processo de cabeamento estruturado nos andares e cômodos do mesmo. Neste documento é apresentada a disponibilização de voz e dados, via cabo par metálico e/ou fibra óptica, contemplando todas as Works Areas, com pontos de dados e telefonia, para que tenha melhor aproveitamento dos usuários e um melhor gerenciamento da equipe de suporte. 

2. REQUISITOS DO PROJETO

A necessidade do cliente demanda a implantação de um projeto de cabeamento estruturado que preza acima de tudo um excelente custo benefício, sem sacrificar sua integridade, qualidade e escalabilidade. Também há a necessidade de uma rede que opere com uma vazão de dados satisfatória, pois serão dez andares com usuários consultando e adicionando informações aos servidores constantemente devido à natureza do negócio, para isso foi decidido a implementação de fibra ótica multimodo categoria OM3 no backbone da rede, e a utilização cabo par trançado (4 pares) categoria 6ª no cabeamento do patch panel até o switch (3 metros), do usuário (3 metros) e também implementado no cabeamento horizontal que entende se pelo cabeamento que sai da sala de telecomunicação até a área de trabalho, que não deve exceder 100 metros no total.

Também pensando no quesito de um bom custo benefício, foi decidido utilizar um Uplink de fibra por andar, que será conectada no switch “cabeça”, que estará empilhado nos demais, assim facilitando o gerenciamento da rede por andar. A fibra irá passar por canaletas fechadas para poder subir aos andares superiores, assim garantindo sua integridade contra possíveis roedores

Prezando pelo quesito de transparência ao usuário, o projeto leva em conta a utilização de piso elevado e eletro calhas com divisória da parte elétrica por onde passara o cabeamento horizontal, assim garantindo sua organização por baixo do piso elevado. A acessibilidade por parte do usuário é facilitada por meio da disponibilização de caixas com 2 pontos de dados e 2 pontos de elétrica por usuário.

2.1. REQUISITOS DO DATA CENTER.

O data center foi elaborado levando em conta as necessidades da classificação TIER 1 normalizada e padronizada pela TIA 942, onde será implementado Climatização de Precisão para garantir a estabilidade da temperatura do data center; Controle de acesso por meio de leitor biométrico para inibir o acesso de pessoas não autorizadas; Combate a incêndios automático realizado por meio de descarga de gás ou aerossol, com efeito supressor de combustão ou redução de oxigênio para não afetar pessoas e equipamentos energizados; Porta corta fogo Sommer DIN 4102-4 (fogo, calor, humidade) e EN 1627 (arrombamento). Todos equipamentos são da empresa ACECO.

3. PLANTAS

As plantas foram feitas seguindo a escala de 1:250, as alturas das salas seguem o padrão de 2,80 metros. Toda a contabilização da quantidade de metros do cabeamento horizontal foi efetuada respeitando a escala padrão da planta, assim como o cálculo em metros do total do backbone em fibra também foi respeitado a altura padrão das salas. Foi optado por deixar as plantas do tamanho de uma folha A4 para facilitar a visualização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (118.3 Kb)   docx (36.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com