TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Por:   •  29/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.879 Palavras (12 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

     

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM II

São Paulo/2022

NOME: Renato Bastos - RA: 0549114

INTRODUÇÃO

O presente Projeto Integrado Multidisciplinar que engloba as disciplinas de Economia e Mercado, Recursos Materiais e Patrimoniais e Matemática Aplicada, tem como objetivo o estudo e análise da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo – ARSESP.

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo – ARSESP é uma autarquia de regime especial, criada pela Lei Complementar 1.025/2007 e regulamentada pelo Decreto 52.455/2007, que regula, controla e fiscaliza os serviços de gás canalizado e de saneamento básico de titularidade estadual, e fiscaliza os serviços e atividades de energia elétrica, de competência da União.

No desenvolvimento relativo à disciplina Economia e Mercado: No aspecto microeconômico serão analisadas as necessidades dos agentes econômicos, fatores de produção da ARSESP, bem como a classificação dos seus serviços. Já no aspecto macroeconômico será abordada a definição dos custos e os dispêndios embutidos neles.

No desenvolvimento de Recursos Materiais e Patrimoniais: O mercado e as organizações estão em constante mudança, algo necessário para o desenvolvimento das empresas. Com a ARSESP não é diferente, veremos a forma de desenvolvimento da gestão e utilização de sistemas facilitadores para administração dos seus recursos materiais e patrimoniais, em busca da qualidade e excelência nos serviços para o bem comum.

No desenvolvimento de Matemática Aplicada: Será aplicada a matemática através de demonstrações gráficas, mostrando a relação por exemplo, no atendimento e prestação de serviço dos setores atendidos pelo: Saneamento básico, energia elétrica e gás canalizado.

Nas referências, serão citadas as fontes de pesquisa.


1. ECONOMIA E MERCADO

1.1 ASPECTOS MICROECONÔMICOS

Em relação aos serviços atendidos pela ARSESP, temos o gás canalizado, saneamento básico e energia elétrica. De acordo com a Hierarquia das Necessidades de Maslow, os serviços de gás canalizado, saneamento básico e energia elétrica compreendem as necessidades fisiológicas da sociedade, os quais englobam as necessidades mais básicas para qualquer pessoa. O gás é importante para aquecer a comida, o saneamento básico é vital para fornecimento de água potável, e a energia elétrica é uma constante necessária para disponibilizar o atendimento às necessidades físicas.

Quanto à classificação dos serviços econômicos prestados pela ARSESP, estes são de natureza intangível, visto que a ARSESP age como reguladora e fiscalizadora dos serviços, que procura atender indiretamente (através da regulação e fiscalização) as necessidades fisiológicas da sociedade. Ou seja, a agência fiscaliza bens de capital voltados para produção de outros bens/serviços: o atendimento às necessidades físicas.

Em relação aos fatores de produção, os recursos utilizados pela ARSESP são: Trabalho - utiliza-se de natureza intelectual para regulação e fiscalização dos serviços; Capital - bens móveis, materiais e equipamentos; Capacidade empresarial – que compreende a soma dos recursos, regulando e fiscalizando empresas que utilizam de recursos Terra, os quais por sua vez compreendem os recursos naturais como água, energia e gás.

Os agentes econômicos compreendem as famílias, as empresas e o governo. Não há associação direta com o setor externo porque a Agência regula somente os serviços do Estado de São Paulo.

  1. RELATÓRIO - SAU - GÁS CANALIZADO

O serviço cujo o número de reclamações têm diminuído é o de gás canalizado. Os assuntos que lideram o ranking de reclamações no setor de gás canalizado são faturamento e cobrança. A variação do preço do gás natural se dá com base em fórmulas previstas em contratos públicos e divulgados no site da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O cálculo leva em conta as variações do petróleo no mercado internacional e a taxa de câmbio.

[pic 2]

Figura 1 - Manifestações no serviço de gás canalizado -  Fonte: Relatório do Serviço de Atendimento ao Usuário SAU – ARSESP

  1. RELATÓRIO - SAU – ENERGIA ELÉTRICA

O serviço de energia elétrica é o que obtém maior número de reclamações. Este sofre reflexos na maioria das vezes quando começa a chover. A Enel lidera o ranking de concessionária de energia elétrica com maior número de reclamações, sendo que uma das reclamações mais frequentes é justamente a falta de energia.

        

[pic 3]

Figura 2 - Manifestações no setor de energia elétrica – Fonte: Relatório do Serviço de Atendimento ao Usuário SAU-ARSESP

  1. CLASSIFICAÇÃO ABC

Analisando as reclamações dos serviços de energia elétrica, através da ferramenta Curva ABC podemos identificar os itens prioritários que necessitam de providências urgentes. Na tabela abaixo foram relacionadas as ocorrências e classificadas em três grupos, sendo A o grupo de itens mais importantes, B o grupo de itens em situação intermediária e C o grupo que requer menor atenção.

[pic 4]

Figura 3 - Tabela de análise - Reclamações no setor de energia elétrica - Fonte: Do autor.

A figura a seguir expressa as ocorrências por item em gráfico de barras:

[pic 5]

Figura 4 - Gráfico de barras - análise das ocorrências no setor de energia elétrica - Fonte: Do autor.

Os itens foram reunidos conforme especificado abaixo:

  • Classe A - Variação de consumo, falta de energia e ligação com um total de 65,53% das ocorrências
  • Classe B - Religação, apresentação e entrega e cobrança indevida com um total de 22,50% das ocorrências
  • Classe C – Ressarcimento de danos e suspensão indevida com um total de 11,97% das ocorrências

[pic 6]

Figura 5 - Curva ABC - Análise das ocorrências no setor de energia elétrica - Fonte: Do autor.

  1. RELATÓRIO - SAU – SANEAMENTO BÁSICO

Em relação ao serviço de saneamento básico, foi o que obteve maior variação com aumento das reclamações sobre faturamento.

[pic 7]

Figura 6 - Manifestações no serviço de saneamento básico -  Fonte: Relatório do Serviço de Atendimento ao Usuário SAU – ARSESP

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (360 Kb)   docx (463 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com