TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio Algoritmos e Programação

Por:   •  12/5/2023  •  Projeto de pesquisa  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Os pseudocódigos são formas de montar uma estrutura descomplicada de raciocínio que seguem uma sequencia de ações de acordo com o modo que foi montado.

Tal modo de estruturar uma tarefa se mostra importante tanto para o aprendizado de montagem de algoritmos quando para a melhor eficiência no momento de estruturação de um código no cotidiano de um engenheiro de software que trabalha principalmente com desenvolvimento de sistemas.

A análise do problema e sua resolução da forma mais fácil e rápida terá um impacto direto no programa e em sua resposta. Sendo assim os pseudocódigos serão sempre utilizados para montar uma sequencias de tarefas que levem a resolução do problema da forma mais eficaz.

Para isso, a atividade prática trouxe consigo uma forma direta de vivenciar tarefas simples, porém, tarefas que ocorrem no cotidiano de desenvolvedores.

A tarefa buscou elaborar através do software VisualG dois pseudocódigos com intuitos diferentes.

MÉTODOS

Para a realização dessa prática foi necessário a instalação do software VirtualG. O download do mesmo foi feito através do seu site oficial.

Após o download e a instalação do VisualG foram colocados em prática dois pseudocódigos.

Todos os pseudocódigos seguiram uma estrutura simples que foi dividida em: Algoritmo; Var (espaço para declarar variáveis); Inicio (espaço para declarar os comandos, procedimentos, funções...); Fimalgoritmo.

Para o primeiro algoritmo foi pedido um pseudocódigo que recebe a idade de um individuo e mostre se ele é maior ou menor de idade. Tendo em vista isso, a versão final do pseudocódigo ficou assim:

Algoritmo "aula pratica 1"

var

idade: inteiro

inicio

escreva ("Digite sua idade: ")

leia (idade)

se (idade>=18) entao

escreva ("MAIOR DE IDADE")

senao

escreva (idade," anos de idade")

escreva ("CONSIDERADO MENOR DE IDADE")

fimse

fimalgoritmo

Para o segundo algoritmo, a proposta foi criar um pseudocódigo que formasse uma calculadora de operações de potenciação. Desse modo, a versão final desse algoritmo foi:

algoritmo "aula pratica 2 "

var

base: inteiro

expoente, potencia: real

inicio

escreva ("Qual é a base")

leia (base)

escreva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com