TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto De Um Terminal De Computador Para Divulgação De Informações Em Parques Urbanos

Por:   •  31/5/2023  •  Artigo  •  2.317 Palavras (10 Páginas)  •  40 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO SUPERIOR DE GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I

PROJETO DE UM TERMINAL DE COMPUTADOR PARA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES EM PARQUES URBANOS

SÃO PAULO

2020

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO SUPERIOR DE GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

PROJETO INTEGRADO MULTISCIPLINAR I

PROJETO DE UM TERMINAL DE COMPUTADOR PARA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES EM PARQUES URBANOS

Alunos(as):

Projeto Integrado Multidisciplinar - PIM I apresentado como um dos pré-requisitos para aprovação do bimestre vigente, ao curso Superior de Gestão em Tecnologia da Informação.

Orientador:

SÃO PAULO

2020

RESUMO

Com a crescente ida das pessoas em parques urbanos para realizar suas rotinas de exercícios físicos, relaxamento, lazer, etc., os parques estão cada vez com mais orientações a serem passadas ao frequentador, que nem sempre consegue obter todas as informações contidas no parque urbano. Este projeto visa demonstrar que com a vinda da tecnologia, estes afazeres podem ser tornar mais fáceis com a instalação de terminais de computadores aos arredores dos parques, fazendo com que a informação seja grande aliada a diversas atividades em que o usuário pode realizar, além de ser ecologicamente mais correto, pois fará a substituição de  cartazes e papéis antes espalhados pelo parque, por terminais informatizados.

Palavras-chave: Parques, Informação, Ecologicamente.

ABSTRACT

With the increasing number of people in urban parks to perform their physical exercise, relaxation, leisure, etc. routines, the parks are increasingly giving instructions to the regular, who is not always able to obtain all the information contained in the urban park. This project aims to demonstrate that with the advent of technology, these tasks can be made easier with the installation of computer terminals around the parks, making the information great allied to various activities in which the user can perform, in addition to be more ecologically correct, as it will replace posters and papers previously spread around the park, with computerized terminals.

Keywords: Parks, Information, Ecologically.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

2. O PROJETO        7

3. SISTEMA OPERACIONAL        8

3.1 Sistema operacional Linux        8

3.2 Sistema operacional Windows        8

3.3 Funcionamento do sistema operacional        9

3.4 Funcionamento da interface gráfica        9

3.5 Localidade dos terminais – utilização da estatística        10

CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS        15

INTRODUÇÃO

        A evolução da tecnologia tem se mostrado constante em diversos segmentos, não importando tamanho ou finalidade, estando na maioria das utilizações dos dia-a-dias atuais.

        Mesmo em locais públicos com grande fluxo e frequência de pessoas, ainda encontram ambientes sem a informatização, onde recorrem a métodos antigos de informação como cartazes espalhados, informativos em letreiro e panfletos.

        Este projeto visa demonstrar que a aplicação de um método tecnológico para obter uma informação mais rápida, precisa e eficiente, pode trazer benefícios para a população, que em vez de ficarem buscando informações relativas aos pontos de interesses dos mais variados tipos, vão direto aos terminais de computadores e buscam as informações necessárias para direcionarem ao local de destino desejado.

2. O projeto

        Cada vez mais, os parques urbanos têm se configurado como equipamentos públicos de lazer que aumentam a qualidade de vida das pessoas. Os benefícios para os seus frequentadores e para o seu entorno são muitos, desde psicológicos, sociais e físicos, colaborando com a redução da vida sedentária e atenuando os frequentes problemas de espaço de lazer nos grandes centros urbanos e capitais brasileiras.

        Cidades como São Paulo possuem em torno de 100 parques sob gestão da prefeitura e do Governo do Estado. Alguns são extremamente famosos como o Parque do Ibirapuera com, aproximadamente, 158 hectares, incluindo áreas verdes, pistas de corrida, quadras, lanchonetes, dentre outros.

        Devido às grandes áreas e diversas atividades contempladas nos parques, os munícipes e demais usuários têm certa dificuldade em encontrar aquilo que desejam. Por isso, este trabalho será apresentado um projeto de terminal de computador instalado nos parques em posições estratégicas, de forma que os usuários consigam obter de forma rápida as informações desejadas, tais como localização de quadras, pistas de corrida, lanchonetes, além de tomarem conhecimento de atividades culturais que estão ocorrendo ou que ocorrerão no parque.

        De acordo com a Prefeitura do Estado de São Paulo (2019), atualmente, a cidade de São Paulo contém entre parques estaduais e municipais, cerca de 106 áreas espalhadas pela cidade.

        Este projeto determinará a instalação de terminais de computadores para a divulgação de informações diversas nos parques urbanos, fazendo com que auxilie as pessoas nos momentos precisos.

        O projeto consiste em aplicar tecnologia a um custo baixo, pois entende-se que processos que envolvam instalações governamentais, necessitam de um baixo custo de manutenção para que o projeto possa a vir correr conforme apresentado.        

3. sistema operacional

3.1 Sistema operacional Linux

        Hexsel (2002), define que o Linux, é considerado um software livre, mas que um software livre não é um software exatamente gratuito, a diferença é que o software livre dá opções para o seu proprietário modificar o programa conforme sua necessidade, ou seja, a personalização do software fica a critério do usuário.

        Bentes (2008), afirma que o sistema Linux é considerado um dos sistemas mais seguros existentes, utilizado em grandes empresas e de baixo custo. Outra coisa a ser lembrada é o seu código-fonte, que é aberto. A detecção de falhas e suas devidas atualizações são feitas em um tempo hábil, sendo que essa falha poderá nem mesmo comprometer a segurança das informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (603 Kb)   docx (699.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com