TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrado Multidisciplinar

Por:   •  11/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.684 Palavras (11 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 11

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia Redes de Computadores

PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR IV

Biblioteca Comunitária na Periferia

Unidade Anália Franco

2017


UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia Redes de Computadores

PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR IV

Biblioteca Comunitária na Periferia

Trabalho com base dos conteúdos das disciplinas Cabeamento Estruturado, Redes de Dados e comunicação e Arquitetura de Redes na elaboração de um projeto de implementação de uma infraestrutura de rede funcional para uma biblioteca comunitária

Nome: Sergio Teixeira

RA: 1755906

Curso: Redes de Computadores

Semestre: 1º semestre

Unidade Anália Franco

2017

Resumo

Redes de Dados e Comunicação

Comunicação de dados indica a transferência de informação entre um transmissor e um receptor

FUNDAMENTOS DE COMUNICAÇÃO DE DADOS, Comunicação de dados indica a transferência de informação entre um transmissor e um receptor. Sistema básico de comunicação um sistema de comunicação é um conjunto de componentes, equipamentos e meios físicos que tem por objetivo obter o enlace (link) de comunicação entre dois pontos distantes. Integram um sistema básico de comunicação: fonte da informação, transmissor, canal, receptor e usuário da informação.

Os tipos de sistemas de comunicação são: Sistema de telefonia fixa (é destinado à comunicação de sinais de voz por meio de todo o aparato de telecomunicações, que inclui centrais telefônicas, cabos metálicos, aparelhos telefônicos, entre outros equipamentos), sistema de telefonia celular (é caracterizado pela construção de uma rede de comunicações baseada na divisão de uma região em células. Em cada célula, encontra-se uma Estação Rádio Base (ERB) que possibilita a comunicação do terminal móvel), sistema de comunicação por fibras ópticas consiste na transmissão de um feixe de luz modulado pela informação que se pretende transmitir. Esse feixe é gerado por um transmissor óptico (fonte de luz) e é recebido por um receptor óptico (detector)), sistemas de comunicação por rádio (o meio de propagação é o ar. Sinais eletromagnéticos são gerados e propagam-se carregando consigo os bits) e sistemas de comunicação via satélite (utilizam-se satélites em sistemas de telecomunicações. Nesses sistemas de satélite, as informações são recebidas de uma estação em terra, que, usando um repetidor, envia, em outra faixa de frequência, o sinal a outra estação em solo – tudo com taxas de transferência que podem atingir gigabits por segundo)

No Brasil usamos o padrão internacional de padronização ISO ((International Organization for Standardization) e o modelo de interconexão OSI e o Modelo TCP/IP.

Modelo OSIOs principais benefícios trazidos pelo modelo OSI são: Auxiliar na elaboração do protocolo; Estimular a competição; Impedir que mudanças em uma camada afetem outras; Promover uma linguagem comum.

As camadas do modelo OSI  e a informação que transita  em cada camada PDU (Protocol Data Unit) são:

• Camada 7 (aplicação): comunicação do usuário por meio de aplicativos. (dados)

• Camada 6 (apresentação): formatação dos dados. (dados)

• Camada 5 (sessão): estabelecimento, gerenciamento e encerramento de sessões. (dados)

• Camada 4 (transporte): transporte das informações. (segmento)

• Camada 3 (rede): endereçamento lógico e roteamento. (pacote)

• Camada 2 (enlace): endereçamento físico e comutação. (quadro)

• Camada 1 (física): padrões físicos. (bit)

Modelo TCP/IP

As características do modelo TCP/IP são: Operação independente do fabricante de hardware e software; Boa recuperação de falhas (uma grande preocupação das forças militares norte-americanas); Operar com altas taxas de erro, oferecendo serviços confiáveis; Ser eficiente, tendo uma baixa sobrecarga de dados; Ter escalabilidade, sem afetar o desempenho e a disponibilidade da rede.

Camada do Modelo TCP/IP:

• Camada de aplicação

• Camada de transporte

• Camada de Internet

• Camada de acesso

Abaixo uma comparação entre os dois modelos OSI e TCP/IP

[pic 1]

Protocolos de comunicação , protocolo de Internet (IP) (É o protocolo de camada de Internet do modelo TCP/IP, responsável pelo encapsulamento dos segmentos na camada de transporte. O IP possui baixo overhead (cabeçalho), é sem conexão e utiliza o serviço de melhor esforço, além de operar independentemente do meio físico) a versão mais utilizada nos dias de hoje é a versão 4, mais a versão 6 já está amplamente propagada pela internet; e protocolo de transporte que operam na camada são os UDP e TCP, UDP é um protocolo de transporte não orientado a conexão (ou sem conexão) e que tem uma grande preocupação com a velocidade na transmissão da informação. Por esse motivo, ele é não confiável, o TCP é um protocolo orientado a conexão que executa processos como janelamento, controle e correção de erros, retransmissão de dados perdidos e segmentação de forma organizada, é um protocolo que preza pela qualidade no transporte.

Arquitetura de Redes

A camada 7 do modelo OSI é a camada de aplicação e fornece aos usuários uma interface que permite acesso a diversos serviços de aplicação. Ela contém uma série de protocolos comumente necessários para os usuários, ou seja, fornece um conjunto de funções usadas pelos aplicativos, dentre esses serviços são destacados os HTTP, Telnet, DNS, FTP, SMTP, POP, IMAP, SMNP.

HTTP (Hypertext Transfer Protocol) define como o cliente web (browser) requisita uma página web a um servidor e como esse servidor transfere a página para o cliente, passando pelo TCP o que garante uma serviço confiável de transferência de dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (387.6 Kb)   docx (321.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com