TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrado Multidisciplinar

Por:   •  21/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.337 Palavras (14 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA - ANÁLISE DESENVOLVIMENTO SISTEMAS

 

 

 

Projeto Integrado Multidisciplinar V

 

SISTEMA DE RESERVA DE EQUIPAMENTOS AUDIOVISUAIS

 

 

 

 

Autor e RA:

  Vinicius Papasidero - RA 2061813

 

Polo Vila Formosa/SP

2020

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA - ANÁLISE DESENVOLVIMENTO SISTEMAS

 

 

 

 

Projeto Integrado Multidisciplinar V

 

SISTEMA DE RESERVA DE EQUIPAMENTOS AUDIOVISUAIS

 

 

 

Projeto Integrado Multidisciplinar V para obtenção do título de Técnico em Análise de Sistemas, apresentado à Universidade Paulista

 

 

 

Polo Vila Formosa/SP

2020

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus que me deu forças para seguir em minha trajetória. Agradeço a minha esposa que sempre me apoiou a não desistir dessa etapa, apesar de todas as dificuldades. Aos amigos e familiares que sempre me auxiliaram em momentos de necessidade. Agradeço, por fim, a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para esse trabalho e, principalmente, para meu crescimento pessoal e profissional.

RESUMO

 

O projeto PIM V tem como o objetivo a criação de sistema computacional para reserva de equipamentos de informática e vídeo (DATA-SHOWS, TV com VCR, TV com DVD, Projetor de Slides, Sistemas de Áudio-Microfone, Caixa Amplificada, Notebooks, Kits Multimídia, etc.) para o Colégio Vencer Sempre, equipamentos que são utilizados para apoio para aulas e palestras para seus colaboradores. O intuito do sistema melhorar a eficiência da alocação dos recursos em suas devidas salas, visto que o meio atual é ineficiente, pois é feito manualmente.

Palavras-chave: Software. Computação. Equipamentos. Engenharia de Software. Programação Orientada a Objetos. Testes. Protótipo.  Economia e Mercado.

ABSTRACT

 

The PIM V project aims to create a computer system for the reservation of computer and video equipment (DATA-SHOWS, TV with VCR, TV with DVD, Slide Projector, Audio-Microphone Systems, Amplified Box, Notebooks, Multimedia Kits, etc.) for Colégio Vencer Sempre, equipment that is used to support classes and lectures for its employees. The purpose of the system to improve the efficiency of the allocation of resources in their due rooms, since the current environment is inefficient, as it is done manually.

Keywords: Software. Computing. Equipment. Software Engineering. Object-Oriented Programming. Tests. Prototype.  Economy and Market.

SUMÁRIO

 

1 INTRODUÇÃO        6

2 PROJETO DO SISTEMA        7

2.1 REQUISITOS:        8

2.1.1 REQUISITOS FUNCIONAIS:        8

2.1.2 REQUISITOS NÃO FUNCIONAIS:        9

2.2 REGRAS DE NEGÓCIO:        10

2.3 PROTÓTIPO DA INTERFACE:        12

3 ROTEIRO DE TESTES        20

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        22

5 INVESTIMENTO        24

CONCLUSÃO        25

REFERÊNCIAS        26

                

1 INTRODUÇÃO

A utilização de dispositivos eletrônicos para auxiliar em aulas ou palestras vem se tornando mais frequente nos últimos anos. Os dispositivos disponibilizam, cada vez mais, facilidades a quem os utiliza, e assim, agiliza o processo de aprendizagem e entendimento de um determinado assunto. Nesse contexto, podemos exemplificar com um Data-Show, onde um professor pode apresentar uma aula via slides ou apresentar um vídeo onde todos possam visualizar ou assistir.

O objetivo desse projeto é apresentar um sistema economicamente viável, obtendo-se o melhor custo-benefício, fazendo um estudo econômico baseado no colégio para que apresente o melhor desempenho possível dentro do investimento desejado. Para o desenvolvimento desse projeto serão aplicados os conhecimentos das disciplinas: Engenharia de Software II; Economia e Mercado; Projeto de Interface com o Usuário e Programação Orientada a Objetos I.

2 PROJETO DO SISTEMA

O conceito de sistema não é valido somente para tecnologia. De acordo com Djalma de Pinho Rebouças Oliveira: “O sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função”. Existem diversos sistemas (biológicos, pesquisa, computacionais etc.). Todos os sistemas possuem um objetivo a ser alcançado, e no sistema que projetamos não é diferente.

 Para criação desse sistema foi feito, primeiramente, a definição de qual metodologia a ser utilizada. Posterior a isso, foi feito um levantamento dos Requisitos do sistema (Funcionais, Não Funcionais e de Negócio). Juntamente com os requisitos, apresentaremos uma interface exemplo, que será 70% fiel à interface a ser implementada. Após esses passos, foi elaborado um planejamento de testes para os Requisitos Funcionais e de Negócio, com a descrição do roteiro de testes.

Após a elaboração da parte técnica, foi apresentada a viabilidade economia para implementação do projeto, apresentando todas as informações relevantes para a empresa, a fim de sanar as dúvidas e deixar bem transparente tudo que será feito para o sistema.

Para o colégio, a necessidade de ter um sistema para gerenciamento de dispositivos é cada vez mais importante, tornando os processos práticos e eficazes. Com um sistema, é possível extrair relatórios de utilização dos equipamentos, para avaliar o uso de cada um, e se algum equipamento está caindo em desuso ou precisa de atualização tecnológica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (463.1 Kb)   docx (300.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com