TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia

Por:   •  13/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.441 Palavras (10 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 10

unip eaD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

sistema de automação para biblioteca comunitária

Marechal Cândido Rondon

2019

unip ead

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

sistema de automação para biblioteca comunitária

Nome: Maiko Brambilla

RA:1914470

Curso: Rede de Computadores

Semestre: 2º

Marechal Cândido Rondon

2019


resumo

Uma pequena ação voluntária foi exercida em prol de arrecadar de livros para doação à uma biblioteca comunitária de uma periferia localizada em uma grande cidade brasileira. O ato da campanha rendeu inúmeras doações de diversos exemplares, livros dos mais variados assuntos, autores e volumes, o ato que repercutiu as mídias locais, chamou a atenção de empresas do setor de gestão de diversos setores do comércio. Uma determinada empresa (PIM III) se designou em automatizar a biblioteca, uma aplicação básica para a catalogação dos livros, execução de tarefas de alocação e devolução dos livros e cadastro dos usuários e frequentadores do local. A empresa PIM III deverá seguir todas as normas do conceito de biblioteca comunitária, levando em consideração os princípios éticos do dia a dia, os direitos de trabalho, direitos civis e constitucionais para a implementação deste sistema. A empresa terá como desafio escolher uma das melhores ferramentas open source do mercado com gerenciamento de banco de dados (SGBD). Com base nos estudos abordados, teremos uma análise crítica sobre o sistema, um sistema livre de falhas, com código de desenvolvimento simples e eficiente.

Palavras-chave: Biblioteca comunitária, Biblivre.


ABSTRACT

A small voluntary action was taken to collect books for donation to a community library on the outskirts of a large Brazilian city. The act of the campaign yielded numerous donations of various copies, books on various subjects, authors and volumes, the act that echoed the local media, caught the attention of companies in the management sector of various sectors of commerce. One particular company (PIM III) has been assigned to automate the library, a basic application for book cataloging, book assignment and return tasks, and registration of site users and patrons. The company PIM III shall follow all community library concept norms, taking into consideration the ethical principles of everyday life, labor rights, civil and constitutional rights for the implementation of this system. The company will be challenged to choose one of the best open source database management (DBMS) tools in the industry. Based on the studies covered, we will have a critical analysis of the system, a fault-free system with simple and efficient development code.

Key-words: Community Library, Biblivre.


SUMÁRIO

1. Objetivo                6

2. Biblioteca Comunitária        6

3. Empresa Designada        7

4. Análise De Automação        7

5. Conceito De Software        7

6. Apresentação Do Software        7

7. Biblivre                8

7.1 Caracteríscas DO BIBLIVRE        8

8. Banco De Dados        10

8.1 SGBD                14

9. Ética Profissional        15

Conclusão        16

Referências        17


introdução

Em um mundo em que cada vez mais tecnológico, falar sobre biblioteca pode parecer um assunto do antepassado.

Nos últimos anos tivemos muitas iniciativas sociais na criação de biblioteca comunitária no Brasil, em que a partir destas iniciativas, surge a necessidade de um sistema de gerenciamento de todo o acervo, tema do qual vamos abordar durante este trabalho, trazendo uma solução para o processo de automatização de bibliotecas, e que este mesmo projeto possa ser utilizado como exemplo para outras bibliotecas comunitárias.


  1. Objetivo

Com objetivo de apresentar uma solução viável e pragmática na constituição e na manutenção de itens e usuários de uma biblioteca comunitária, sempre observando o inter-relacionamento de disciplinas envolvidas, e apresentando, quando possível, novos pontos de vista técnicos em seus resultados.

  1. Biblioteca Comunitária

De acordo com Machado (2009, p. 6),

Objetivamente, essas bibliotecas devem criar mecanismos para colaborar no desenvolvimento da sua comunidade, potencializando os próprios talentos dos indivíduos e das comunidades, constituindo-se como espaços públicos voltados para a emancipação, onde a prática cidadã possa aflorar de forma inovadora, criativa e propositiva. Nessa linha de pensamento, pudemos identificar algumas particularidades que as distinguem da biblioteca pública: a forma de constituição: são bibliotecas criadas efetivamente pela e não para a comunidade, como resultado de uma ação cultural; a perspectiva comum do grupo em torno do combate à exclusão informacional como forma de luta pela igualdade e justiça social; o processo de articulação local e o forte vínculo com a comunidade; a referência espacial: estão, em geral, localizadas em regiões periféricas; e, o fato de não serem instituições governamentais, ou com vinculação direta aos Municípios, Estados ou Federação.

Outra questão importante a destacar é a diferença espacial em que essas bibliotecas se encontram, em termos de desenvolvimento das metrópoles. De um lado, tem-se uma sociedade bem servida tecnologicamente no contexto informacional e comunicacional e, de outra parte, pessoas que convivem com altos índices de pobreza, desigualdades sociais e educacionais e deficiências de leitura. Isso ocorre na maioria das grandes cidades brasileiras e suas periferias, cujos contrastes ainda são notórios no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (451.6 Kb)   docx (158.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com