TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrador Sistemas

Por:   •  16/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO

GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE

SISTEMAS

TIAGO APARECIDO ALMEIDA GUIMARÃES

PROJETO INTEGRADOR II – Laboratório de Programação - EAD.

CAPÃO BONITO

2021

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO

GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE

SISTEMAS

TIAGO APARECIDO ALMEIDA GUIMARÃES

PROJETO INTEGRADOR II – Laboratório de Programação - EAD.

CAPÃO BONITO

2021

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo a elaboração de um projeto prático na área de programação de computadores, visando oferecer uma solução que apresente o conhecimento adquirido nas disciplinas estudadas. A elaboração deste laboratório visa demonstrar um protótipo que será utilizado para solucionar um problema existente devido à pandemia mundial e em alinhamento com um dos 17 Objetivos Globais da ONU, com ênfase na elaboração de um aplicativo focado na doação de alimentos e combate à fome.

Palavras-chave:  desenvolvimento; programação; segurança


LISTA DE FIGURAS

Nenhuma entrada de índice de ilustrações foi encontrada.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        5

2.1        REFERENCIAL TEÓRICO        5

2.1.1        Pensamento computacional: lógica        5

2.1.2        Aplicativos        5

2.1.3        Ferramentas No-Code        5

2.2        METODOLOGIA        6

2.3        MATERIAIS        6

2.3.1        Softwares utilizados        6

2.4        PROTOTIPAÇÃO        7

2.4.1        Levantamento de Requisitos        7

2.4.2        Telas do Protótipo        8

3        RESULTADOS        12

4        CONCLUSÃO        16

5        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        17


  1. INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, o Brasil apresentou avanços significativos no combate à fome e erradicação da pobreza, sendo inclusive premiado em 2010 pelo Programa Mundial de Alimentação da ONU com o título de "Campeão Mundial na Luta contra a Fome", como um reconhecimento pelo papel que o país desempenhava na luta contra a fome tanto internamente quanto no cenário internacional.

Porém com as mudanças de governo e iminente crise econômica agravada pela pandemia mundial do Corona Vírus, essas políticas de combate à fome foram deixadas de lado e com isso o aumento expressivo na insegurança alimentar e também da fome.

De acordo com o IBGE, a fome no Brasil chegou a 10,3 milhões de pessoas, sendo 7,7 milhões de moradores na área urbana e 2,6 milhões na rural, segundo dados da primeira parte da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), divulgada em setembro de 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, segundo dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) cerca de 30% dos alimentos produzidos no mundo são descartados e vão para o lixo em condições inadequadas. Atualmente, estima-se que o desperdício de alimentos já corresponde a 1,6 bilhão de toneladas anuais.

Pensando nisso, este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de um aplicativo na plataforma Adalo, que visa reunir neste app diversas formas possíveis de apoio no combate à fome, seja por meio de doação de alimentos ou financeiro para instituições de caridade, priorizando o isolamento social que o momento exige, sem deixar de apoiar uma pessoa necessitada ou causa que exija atenção, principalmente visando contribuir para a erradicação da fome no mundo.


  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

  1. Pensamento computacional: lógica

Em nossa sociedade são exigidas diversas habilidades e conhecimentos nos tempos atuais, para que possamos enquanto cidadãos exercer determinadas funções. Neste contexto pode-se inserir o chamado Pensamento Computacional, também conhecido como lógica, considerado como um dos requisitos mais importantes no século XXI, principalmente em ambientes de estudo. De acordo com França, Silva e Silva (2012), pensamento computacional é saber usar o computador como instrumento de aumento do poder cognitivo e operacional humano, aumentando nossa produtividade, inventividade e criatividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (91.5 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com