TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Logico de Computadores

Por:   •  25/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 4

--- CONCEITOS GERAIS ----

Para começarmos explicar o que significa IoT, vejamos esse exemplo: Você já deve ter se deparado com alguma notificação da sua assistente virtual te perguntando se aquele endereço é do seu trabalho ou casa, certo? Pois bem, com essa informação, ela provavelmente deve ter calculado a distância, o trânsito na região e outras alternativas de locomoção.

Esse ação só foi possível, pois seu smartphone, conectado a internet via sinal de uma antena de celular e um satélite de GPS, identificou que você vai pra um determinado lugar com uma certa frequência. Sendo assim, os dados que foram coletados pelo seu aparelho e foram cruzados com vários outros aparelhos, pode ser considerado uma interação do IoT.

O termo IoT (mais conhecido como Internet of Things), se refere a conectar todos os objetos de meio físico com a internet, especialmente aqueles menos inusitados. Atualmente, existem diversos dispositivos que podem ser controlados pela internet graças ao IoT, são eles, lâmpadas inteligentes, sistemas de segurança, assistentes virtuais, relógios inteligentes, entre outros.

------- HISTÓRIA DO IOT -------

A IoT é um termo criado em setembro de 1999 por Kevin Ashton, um pioneiro tecnológico britânico que concedeu um sistema de sensores conectando do mundo físico com à Internet, enquanto trabalhava em identificação por rádio frequência (RFID).

O primeiro dispositivo IoT foi desenvolvido por Simon Hackett e John Romkey, após um desafio lançado por Dan Lynch. Se eles conseguissem desenvolver uma torradeira que pudesse ser ligada através da Internet, o aparelho seria colocado em exposição durante a INTEROP 1990. Motivados pelo desafio, Hackett e Romkey desenvolveram uma torradeira conectada a um computador com rede TCP/IP que acabou sendo o grande sucesso do evento.

No entanto ainda faltava desenvolver um dispositivo que colocasse o pão na torradeira. Essa dificuldade foi superada um ano depois, acrescentando um pequeno guindaste robótico ao protótipo. Esse guindaste, controlado pela Internet, pegava na fatia de pão, que metia dentro da torradeira, tornando o sistema totalmente automático.

-------- FORMAS DE CONEXÃO DO IOT -----

Atualmente, o IoT se beneficia das tecnologias atuais de conexão, como o Wi-Fi, Bluetooth e NFC. Mas, como essas redes oferecem alcance limitado, determinadas aplicações dependem de redes móveis como 3G, 4G e 5G.

Entretanto, redes móveis 2G, 3G e 4G são direcionadas a dispositivos como smartphones, tablets e laptops. O seu principal uso está sobre aplicações de texto, voz, imagem e vídeo. Isso não impede essas redes de serem acessadas para IoT, mas uma otimização para dispositivos variados é necessária, principalmente para garantir o baixo consumo de energia e de recursos de processamento. Isso deve vir com a próxima onda de redes móveis, o 5G (quinta geração).

-------- O IOT RELACIONADO COM O 5G -------

A IoT funciona somente quando seus dispositivos contam com uma conexão à internet, dessa forma já é possível imaginar a importância do 5G para os próximos anos.

Sendo a primeira rede planejada para atuar com baixa latência e um tempo de resposta 10 vezes menor que as redes 4G, a solução de conexão 5G está sendo trabalhada por especialistas para possibiliar a conexão entre carros autônomos, dispositivos vestíveis, casas automatizadas, entre inumeras possibilidades. De acordo com levantamentos de mercado, até 2021

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com