TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Lógico do banco de dados para Ensino à distância

Por:   •  15/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.433 Palavras (6 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Projeto Lógico do banco de dados para Ensino à distância

Hugo Fernandes

Rajeev Ranjan Yadav

  1. Introdução

        Para definirmos o conceito de educação à distância, é preciso saber realmente qual o significado de educação. Educação consiste basicamente em formar integralmente o ser humano para atingir o mais alto grau de conhecimento.

        O EAD, sigla designada para abreviar o conceito de educação à distância, é definido como a modalidade de educação no qual o professor e aluno não têm contato físico ou simplesmente estão separados no espaço e o planejamento do ensino substitui o contato entre professores e alunos através de tecnologias da informação e comunicação. Podemos citar características do EAD vistos no contexto atual. A separação no espaço também vale entre os alunos, no qual cada aluno se quer conhece a fisionomia de outro. A filosofia que fundamenta a proposta de ensino é de que o ensino não deve ocorrer apenas na sala de aula. Porém segundo decisões da alta gerência poderão haver encontros presenciais para casos especiais. Outro ponto importante do EAD é a separação no tempo entre aluno e professor. No momento em que o professor lança o material para o aluno na interface alimentada pelo banco de dados, não imediatamente o aluno abre o conteúdo. Ele pode então deixar para abrir o arquivo em alguma hora que ele bem desejar. Lembrando que no EAD a presença do aluno é verificada através do contador que acesso que faz a medição de quantas vezes o aluno entrou no sistema para baixar arquivos ou realizar consultas. Podemos dizer, por fim, que no EAD podemos manipular as dimensões e tempo e assim ajustá-los de acordo com as decisões da alta gerência.

  1. Objetivos do sistema de EAD

        Podemos citar como requisito essencial a transferência de conhecimento através de equipamentos e tecnologia da informação dos professores para os alunos. Os professores conjuntamente com os alunos trabalham on-line as diversas ferramentas de EAD que a instituição prestadora disponibiliza para as atividades. Os objetivos gerais de um EAD podem ser listados conforme a seguir:

        - Lutar pela qualidade do ensino na modalidade à distância

        - Realizar intercâmbio de conhecimento para a educacional não presencial

        - Promover a adoção da Web como o ambiental educacional

        -Incentivar a evolução do conhecimento para alunos e professores

        O projeto é desenvolvido para toda a sociedade, mesmo para aqueles que não possuem um conhecimento para a interação com as tecnologias que compõem o sistema de ensino a distância. Assim teremos um sistema agradável e interativo que contribuirá para o desenvolvimento do ser humano.

A educação a distância tem sido utilizada de uma forma ou de outra há cerca de 170 anos (certamente desde 1840, e possivelmente até mesmo antes). A característica essencial da educação a distância é que o aluno envolve-se na atividade de aprendizagem em um local onde o professor não está fisicamente presente. Por causa dessa distância entre professor e aluno, a educação a distância precisa se apoiar em alguns tipos de meios e no uso de tecnologias para transmitir a mensagem do professor para o aluno.

  1. Competências de um sistema de EAD

        Planejado os requisitos do sistema, devemos estabelecer as competências que devem ser cumpridas para a boa qualidade dos dados e da informação para o aprendizado do aluno virtual. Temos a competência Tecnológica, que se refere ás questões relacionadas de como os recursos tecnológicos serão usados para a oferta do EAD. O tutor deve administrar os recursos tecnológicos para agir com naturalidade, agilidade e aptidão no meio tecnológico. Além disto, a instituição deve ter uma boa conexão para web e ferramentas tais como plugins, codecs previamente instalados parar evitar problemas de compatibilidade entre mídias.

        Por outro lado temos a competência social e profissional dentro do sistema, o professor deve ter capacidade de lidar com equipes e gerenciar pessoas. Mesmo sem haver o contato direto entre aluno e professor, eles devem ter uma boa relação entre si e assim cooperar para a harmonia do sistema de EAD. Ainda neste contexto o professor tem a necessidade de ter completo domínio do assunto e sempre buscar novas fontes de referência para seus estudos e assim sempre ampliar a rede de conhecimento e ensino

que será oferecido ao aluno. A comunicação virtual com o aluno também é de extrema importância para o bom relacionamento entre eles, então o professor tem que mostrar com clareza algo que queira passar aos alunos.

  1. Qualidade nos recursos educacionais

        Com o avanço das tecnologias voltadas à comunicação, os cursos à distância agora podem não apenas se basear em materiais impressos, mas também em materiais enviado via web. Assim na construção de um sistema de ensino à distância devemos atentar a alguns fatores:

        - Incluir manual de utilização do sistema

        - Informar ao aluno, descrição de todas as atividades do EAD

        - Informar claramente que meios de comunicação serão utilizados pelo aluno e disponibilizados

        - Respeitar questões de ética, direitos autorais e estética na elaboração do material. Assim a qualidade no EAD se refere á como as informações serão passadas pros alunos e o quanto o material servirá de base para as eventuais avaliações e trabalho curriculares.

[pic 2]

Figura 1 - fatores de qualidade no sistema de ensino à distância

  1. Projeto Lógico do sistema de EAD

        O projeto lógico é a etapa do planejamento do banco de dados que irá alimentar o EAD, no qual são identificados as entidades, que são os agentes do banco de dados e que serão a base de informações necessárias para a execução do banco de dados. As entidades que serão usadas no sistema poderão ser reais, ou seja, aquelas que fisicamente existem tais como pessoas, arquivos, ou qualquer objeto tangível. As entidade físicas neste projeto são as que representam pessoas que compõem o BD. São os alunos, professores e o administrador. Os alunos são as partes interessadas em receber o conteúdo e realizar as provas para por fim adquirir diploma ou certificado caso realize todos os requisitos da instituição de EAD. O professor será aquele que transfere o conhecimento através das tecnologias de informação e é responsável por avaliar o desempenho do aluno através de diferentes modos de avaliação ( provas, trabalhos e listas) que serão definidos pela alta direção da instituição. O administrador é responsável por gerenciar as operações da interatividade de conhecimento, e deve procurar soluções para o sistema caso ocorra algum problema ou reclamação dos clientes. A última a ser caracterizada é a entidade física coordenador. Ele controla a relação de professores e aluno e atua na gestão escolar do EAD e pode realizar pequenas alterações tais como atualização da lista de professores e alunos, relação dos assuntos destinados à cada cadeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (315.7 Kb)   docx (665.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com