TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é LFU no Contexto de Gerencia de Memoria?

Por:   •  18/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

O que é LFU no contexto de gerencia de memoria?

Em sistemas operacionais, o algoritmo de substituição de página LFU (Least Frequently Used) é um método para escolher qual página da memória deve ser substituída quando houver necessidade de liberar espaço. O algoritmo LFU funciona mantendo um contador de uso para cada página da memória. Quando uma página é acessada, o contador é incrementado. Quando há necessidade de liberar espaço, a página com o menor contador de uso é escolhida para substituição.

O algoritmo LFU é um dos métodos mais simples de substituição de página, mas também é considerado menos eficiente do que outros algoritmos, como o algoritmo de substituição de página NRU (Not Recently Used) ou o algoritmo de substituição de página LRU (Least Recently Used). Isso se deve ao fato de que o algoritmo LFU não leva em consideração a recência de uso das páginas, o que pode resultar em páginas menos utilizadas recentemente sendo mantidas na memória enquanto páginas mais utilizadas são substituídas.

Como funciona o algoritimo WSClock

O algoritmo WSClock (Working Set Clock) é um método de substituição de página utilizado em sistemas operacionais para escolher qual página da memória deve ser substituída quando houver necessidade de liberar espaço. Ele foi desenvolvido como uma alternativa mais eficiente ao algoritmo de substituição de página LRU (Least Recently Used), que é considerado um bom aproximador da política ótima de substituição de página, mas que possui uma implementação complexa e custosa em termos de tempo e espaço.

O algoritmo WSClock funciona mantendo uma lista circular de páginas na memória, com um ponteiro que aponta para a página atual da lista. Quando há necessidade de liberar espaço, o algoritmo percorre a lista circular até encontrar uma página que não esteja sendo utilizada atualmente pelo processo. Quando uma página é acessada, o algoritmo marca a página como sendo utilizada e avança o ponteiro para a próxima página da lista. Se o ponteiro chegar ao final da lista, ele é resetado para o começo da lista e o processo é repetido.

O algoritmo WSClock é considerado mais eficiente do que o algoritmo LRU porque ele mantém uma janela de tempo mais ampla para considerar o uso de cada página, o que permite uma melhor aproximação da política ótima de substituição de página. Além disso, ele possui uma implementação mais simples do que o algoritmo LRU, o que resulta em menor consumo de tempo e espaço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (34.9 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com