TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerência De Memória

Dissertações: Gerência De Memória. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2013  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 2

Gerência de Memória

Como vimos no início, entre as funções do sistema operacional está a gerência dos recursos do computador. Tais recursos são requeridos e compartilhados por diversos processos e isso leva eventualmente a conflitos que devem ser solucionados pelo sistema.

Entre os recursos está o subsistema de memória, que armazena programas e dados que devem estar disponíveis para a execução das aplicações solicitadas pelos usuários.

Chamamos memória de subsistema porque na verdade ela é composta de diversos níveis:

Memória principal – é a memória RAM na qual todos os programas e dados ficam armazenados e onde o processador busca as informações necessárias para seu trabalho.

Memória cache – é um tipo especial de memória que se localiza entre a memória principal e o processador que serve para agilizar a relação entre esses dois componentes.

Memória secundária – é composta pelos dispositivos de armazenamento tais como o disco rígido (HD – hard disk) os CDs, DVDs, pendrives e demais dispositivos portáteis.

É importante observar que, quanto à retenção das informações, as memórias podem ser de dois tipos:

Voláteis – São aquelas que precisam que o computador esteja ligado para guardar as informações. É o caso da memória principal e da memória cache.

Não voláteis – São aquelas que conseguem reter as informações mesmo quando o computador é desligado. É o caso dos discos rígidos, CDs, pendrives e demais dispositivos de memória secundária.

Esses níveis de armazenamento existem para que haja um melhor custo/benefício no que diz respeito a preço, capacidade de armazenamento e velocidade de acesso. Para que todo esse sistema funcione de forma eficiente para o usuário é necessário que o sistema operacional execute algumas tarefas que vamos estudar a partir de agora.

Para entendermos essas tarefas vale lembrar que a memória, em todos os seus níveis, é um recurso compartilhado e limitado e, portanto, requer um gerenciamento cuidadoso.

Alocação de memória

Sempre que um usuário ativa a execução de algum programa, seja ele um jogo, um editor de textos ou um sistema de folha de pagamento, o sistema operacional cria um processo na memória para que tal programa possa ser executado. Para isso, é necessário, entre outras coisas, que reserve um espaço de memória para que este processo armazene suas instruções e dados.

Este espaço é um conjunto de endereços (posições) da memória que o processo pode utilizar. Portanto, alocar memória significa reservar um espaço dessa memória para que um processo possa ser executado.

Proteção de memória

Os sistemas atuais são todos multiprogramáveis, o que significa que permitem diversos procesos carregados simultaneamente na memória compartilhando e competindo (concorrendo) pelos diversos recursos. Para que isso possa ocorrer sem perigo de um processo atrapalhar o outro ou corromper seus dados, é necessário que haja uma proteção desses espaços de endereçamento alocados a cada processo.

A proteção de memória, portanto, consiste em impedir que os processos acessem endereços ou posições de memória pertencentes a outros processos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com