TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerência De Memória Virtual

Monografias: Gerência De Memória Virtual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 2

Exercícios – Gerência de Memória Virtual

1. Quais os benefícios oferecidos pela técnica de memória virtual?

R: Seus principais benefícios são possibilitar que programas e dados sejam armazenados independente do tamanho da memória principal devido à sua junção com a memória secundária, permitir um número maior de processos compartilhando na memória principal.

2. Explique como um endereço virtual é traduzido para um endereço físico na memória principal?

R: No momento da execução de uma instrução, o endereço virtual referenciado é traduzido para um endereço físico, pois o processador manipula apenas posições da memória principal. O mecanismo de tradução do endereço virtual para endereço físico é denominado mapeamento.

3. Por que o mapeamento de memória deve ser feito por blocos e não em unidades de armazenamento da memória (célula)?

R: Porque caso o mapeamento fosse realizado para cada célula na memória principal, o espaço ocupado pelas tabelas seria tão grande quanto o espaço de endereçamento virtual de cada processo, o que inviabilizaria a implementação do mecanismo de memória virtual. Em função disso, as tabelas mapeiam blocos de dados, cujo tamanho determina o número de entradas existentes nas tabelas de mapeamento.

4. Qual a principal diferença entre os sistemas que implementam a paginação e a segmentação?

R: A principal diferença entre os dois sistemas está relacionada à forma como o espaço de endereçamento virtual está dividido logicamente. Na paginação, o espaço de endereçamento está dividido em blocos com o mesmo número de endereços virtuais (páginas), enquanto que na segmentação o tamanho dos blocos pode variar (segmentos).

5. Diferencie uma página virtual de uma página real.

R: Página virtual é um conjunto de endereços virtuais que fazem parte do espaço de endereçamento virtual de um processo. Página real é um conjunto de endereços reais localizado na memória principal. A página real está sempre associada a uma página virtual.

6. O que são tabelas de páginas e tabelas de seguimentos?

R: São tabelas de mapeamento, utilizadas no mecanismo de memoria virtual, que possibilitam que endereços virtuais sejam traduzidos em endereços reais.

Tabelas de páginas são tabelas de mapeamento, utilizadas no mecanismo de memória virtual, que possibilitam que endereços virtuais sejam traduzidos em endereços reais. Tabelas de seguimentos são tabelas de mapeamento, utilizadas no mecanismo de memória virtual, onde cada entrada na tabela de seguimentos possui um endereço do seguimento na memória física, informando sobre o tamanho do seguimento, sua proteção e se ele está na memória ou não.

7. Para que serve o bit de validade nas tabelas de páginas e segmentos?

R: Para indicar se a pagina ou o segmento em questão encontra-se na memoria principal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com