TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é um Processador ARM e Quais São as Suas Características

Por:   •  5/9/2022  •  Exam  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2

O que é um processador ARM e quais são as suas características?

Advanced RISC Machine (ARM) é uma arquitetura inspirada na "filosofia" RISC - RISC é um conjunto de instruções utilizadas durante o processamento – cuja proposta é a de desenvolver dispositivo que consiste em um conjunto instruções simples e pequenas que visam garantir a redução de tamanho, velocidade e eficiência energética.[1]

Sua principal característica é possuir conjuntos de instruções complexas, capazes de realizar tarefas pesadas com facilidade, baixo consumo de energia e baixas temperaturas. Outra característica interessante, centralizar em um único dispositivo, chamada de SoC, a maioria dos componentes do seu sistema. No mesmo pacote, um processador ARM pode conter memória, processador, GPU e modem, assim como em um smartphone.[2]

Estabeleça as principais diferenças entre as arquiteturas de processadores para computador ARM (Risc) e x86 (Cisc).

A diferença entre ARM e x86 se deve principalmente à complexidade de seu componente, enquanto o x86 é projetado com arquitetura mais complexa, o ARM é baseado em RISC (Reduced Instruction Set Computer), como o nome sugere, supostamente mais simples. Enquanto o X86 CISC requer apenas uma instrução, os processadores ARM requerem várias para realizar algumas ações, porém, como as instruções são mais simples, o processo é mais rápido.[3]

Porque a arquitetura ARM é mais indicada para dispositivos compactos?

A arquitetura ARM é indicada para dispositivos compactos, pois possuem um conjunto instruções simples e pequenas que visam garantir a redução de tamanho, velocidade e eficiência energética.

Explique e aponte, em uma perspectiva no médio prazo de cinco anos, quais as vantagens e desvantagens que a Apple pode obter com essa mudança?

Com a mudança de arquitetura a Apple terá mais controle sobre o planejamento de lançamentos e os recursos integrados aos processadores que alimentam seus computadores. Além disso, os lucros podem aumentar quando uma empresa tira os fornecedores da equação. Finalmente, os códigos de notificação que a empresa projetou geralmente fornecem desempenho principal semelhante e melhor desempenho no Watt em comparação com o processador Intel X86. Isso significa que o MacBook baseado na arquitetura do ARM pode ser rápido como é agora, fornecendo uma autonomia de bateria maior. Uma questão interessante é que com a troca dos processadores da Intel pelo ARM, o Mac ganhará a possibilidade de instalar, sem qualquer tipo de restrição, os aplicativos criados para os Iphones e Ipads, algo que antes era impossível[4].


[1] BOCCATO, Levy. EA869 Processador ARM. Disponível em: https://www.dca.fee.unicamp.br/~lboccato/topico_3.1_processador_ARM.pdf. Acesso em: 30 ago. 2022.

[2] CIPOLI, Pedro. O que é um processador ARM? 2013. Disponível em: https://canaltech.com.br/hardware/o-que-e-um-processador-arm/. Acesso em: 30 ago. 2022.

[3] JORDÃO, Fabio. Qual é a diferença de um processador ARM para um x86? 2017. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/produto/119693-diferenca-processador-arm-um-x86.htm. Acesso em: 30 ago. 2022.

[4] RUTHERFORD, Sam. O que a mudança para arquitetura ARM pode significar para o futuro dos computadores da Apple. 2020. Disponível em: usuários que investirem nos Macs com Apple Silicon a possibilidade de instalar, sem nenhuma restrição, apps criados para iPhones e iPads. Acesso em: 31 ago. 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (73.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com