TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DE BANCO DE DADOS

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.577 Palavras (11 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 11

ATPS Sistemas de Banco de Dados

ETAPA 1:

Esta atividade é importante para que você compreenda os conceitos principais sobre a utilização de banco de dados, a modelagem de dados e os sistemas gerenciadores de banco de dados, além de sua aplicação no dia-a-dia dos profissionais de computação.

Para realiza-la é importante seguir os passos descritos.

Passo 1 (Aluno).

Ler o artigo do capitulo 1.1

OK.

Passo 2 (Equipe).

Desenvolver um comparativo entre a utilização de arquivos convencionais (arquivo texto, por exemplo) e a utilização de um SGBD (sistema gerenciador de Banco de Dados) para armazenamento de dados. Nesse comparativo é essencial o apontamento de vantagens e desvantagens, bem como a aplicação de ambos os métodos em uma operação empresarial, por exemplo, registro de vendas.

No inicio todos os dados que uma organização necessitava eram armazenados em sistemas de arquivos. Então era necessária a criação de aplicações para o acesso a eles, o problema era que se fazia necessário um aplicativo para cada arquivo, elevando assim os custos destas aplicações e todas as vezes que algum dado era acrescentado a um arquivo tinha que ser feito o acréscimo nas outras aplicações também manualmente, pois os aplicativos não interagiam entre si isso aumentava o risco de erros e de inconsistência.

Exemplo: O cliente de uma loja faz a alteração de seu endereço no setor de compras, mas seus dados não são alterados no setor de distribuição isso pode acarretar em erro na hora da entrega do produto.

Atualmente as empresas utilizam SGBD (sistema gerenciador de Banco de Dados), são programas que tem por finalidade construir e manipular os dados facilitando assim o trabalho e manuseio de dados por parte das empresas, assim solucionando a inconsistência e resolvendo a questão de compartilhamento dos dados. Porém ele também apresenta certas desvantagens os custos de hardware e software são muito altos o sistema de banco de dados é demorado para projetar e é necessário treinamento para todos os usuários.

Exemplo: O cliente de uma loja faz a alteração de seu endereço no setor de vendas, quando o setor de distribuição acessar os dados do cliente ele já terá o banco de dados atualizado.

Passo 3 (Equipe).

1. Definir, em no mínimo 10 linhas, “Modelo de Dados”.

Modelo de dados são conjuntos de dados com uma estrutura regular que organizam informação. Um banco de dados normalmente agrupa informações utilizadas para um mesmo fim. Um banco de dados é usualmente mantido e acessado por meio de um software conhecido como “Sistema Gerenciador de Banco de Dados” (SGBD).

O modelo de dados mais adotado hoje em dia é o modelo relacional, onde as estruturas têm a forma de tabelas, compostas por linhas e colunas.

Resumindo, um banco de dados é uma coleção de dados relacionados. Entende-se por dado, toda a informação que pode ser armazenada e que apresenta algum significado implícito dentro do contexto ao qual ele se aplica. Por exemplo, num sistema bancário, uma pessoa é identificada pelo seu CPF(cliente). Além disso, os dados que serão armazenados em cada situação podem diferir consideravelmente.

2. Citar três modelos de dados mais conhecidos descrevendo suas características e os softwares SGBD que utilizam cada um dos modelos.

Modelo de dados entidade-relacionamento (MER)

O modelo entidade relacionamento é baseado na percepção que temos do mundo real e consistem em uma coleção de objetos básicos chamados entidades e relacionamentos.

Os softwares mais utilizados por este modelo de dados são BPWin e BrModelo.

Modelo Relacional

O modelo relacional veio devido às necessidades de aumentar a independência de dados nos SGBDs. O modelo relacional revelou ser adequado a solucionar os vários problemas que se colocam no nível da concepção e implementação de base de dados. O modelo relacional implementa estruturas de dados organizada em relações. Porém precisamos seguir algumas regras para evitar coisas indesejáveis, como: Repetição de informação, incapacidade de representar parte da informação e perda de informação. Portanto temos que seguir as regra de integridade referencial, chaves e integridade de junções de relações.

Os softwares mais utilizados por este modelo de dados são BPwin, Aris Tool Set e Visio.

Modelo Orientado a objetos

A motivação para seu surgimento está em função dos limites de armazenamento e representação semântica impostas no modelo relacional. A habilidade para criar os tipos de dados necessários é uma característica das linguagens de programação orientada a objetos

Os softwares mais utilizados por este modelo de dados são C++, C#, Java e Python.

3. Com base na entidade proposta no enunciado do desafio e nos modelos de dados citados neste passo, definam qual modelo de dados deverá ser utilizado na resolução do desafio. Por quê? Justificar a resposta com apresentação de exemplo.

Modelo Entidade relacionamento – Por ser um modelo abstrato com a finalidade de descrever os dados a serem utilizados no sistema ou que pertença ao domínio. A demonstração gráfica é sua principal ferramenta. Sendo baseado nos objetos chamados de entidade e relacionamento.

Exemplo:

Entidades Atributos

Estacionamento Cpf_proprietario, nome_proprietario, telefone_residensil, telefone_com

Vaga Nmr_vaga, placa_veiculo, modelo_veiculo

4. Definir “Esquema” e “Instância” em banco de dados, utilizando-se das entidades propostas no desafio para representar e exemplificar suas definições.

Modelo de dados: Conjunto de conceitos usados para descrever a estrutura de um banco de dados

Abstração de dados

Estrutura = tipos de dados + relacionamentos + restrições (+operações )

Esquema: Descrição (textual ou gráfica) da estrutura de um banco de dados de acordo com um determinado modelo de dados

Esquema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com