TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS BANCO DE DADOS

Por:   •  14/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

BACHARELADO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

BANCO DE DADOS 1

BRUNO AUGUSTO NASSIF TRAVENÇOLO

AGÊNCIA BANCÁRIA

FIB - FACOM INTERNATIONAL BANK

ALEXANDRE FELIPE DE ALMEIDA

DANILO ARANTES DA SILVA

LUCAS DE SÁ VIEIRA DE SOUZA

UBERLÂNDIA

14/06/2015

ÍNDICE

  1. Introdução ................................................................................................. 1
  2. Especificação de Requisito da Agência Bancária FIB - Facom International Bank .................................................................................... 2
  3. Modelo Entidade Relacionamento Agência Bancária FIB - Facom International Bank .................................................................................... 4
  4. Modelo Entidade Relacionamento Relacional Agência Bancária FIB - Facom International Bank ........................................................................ 5
  5. Modelo Relacional Agência Bancária FIB – Facom International Bank  .................................................................................................................... 6

1. Introdução

Esse trabalho tem como objetivo colocar em pratica o conhecimento obtido através das aulas teóricas e praticas da disciplina de Banco de Dados 1, ministrada no primeiro semestre de 2015 na Universidade Federal de Uberlândia.

O objetivo dessa primeira parte do trabalho é especificar a regra de negocio de uma agência Bancária a qual chamaremos de Facom Bank International, representando problemas do mundo real através do Modelo Entidade Relacionamento e Modelo Relacional.  

                                        

2. Especificação de Requisito da Agência  Bancária FIB – Facom International Bank

O grupo bancário Facom Bank International estará chegando ao Brasil, e precisando que seja criado um modelo de banco de dados para atender a população brasileira. Abaixo serão especificadas as diretrizes de trabalho do Facom Bank International.

        Começaremos nossas atividades em janeiro de 2016 e estaremos presente em todos os estados brasileiros. Cada banco deverá ser identificado por um número e deverá ter um nome. As agências do nosso banco deverão ser identificas por um nome único e exclusivo, endereço e cada agência deverá estar associada a uma cidade, podendo uma cidade possuir mais de uma agência. No banco de dados às cidades deverão ser armazenadas por um numero que as identifiquem, nome e nome do estado a qual pertence.

        Precisamos armazenar as informações de nossos colaboradores onde cada funcionário só poderá trabalhar em uma única agência. Em cada agência terá dois cargos de liderança um de supervisor e um de gerente, ficando o supervisor responsável por supervisionar os colaboradores da agência a qual o mesmo faz parte e o gerente responsável por gerenciar os clientes cadastrados na agência a qual o mesmo faz parte. As informações pertinentes a cada colaborador que deverão ser armazenadas são numero de matricula exclusivo, nome completo, endereço, telefones para contato, data de admissão de forma que seja possível identificar o tempo de serviço de cada colaborador. Sobre os funcionários que possuírem dependentes deverá ser armazenado as seguintes informações nome completo, data de nascimento, sexo e grau de parentesco.

        Sobre os clientes cada um deverá ser armazenado no banco de dados com um número que o identifique, juntamente com o seu nome completo, CPF, data de nascimento, endereço e telefones para contato. Todo cliente registrado deverá estar vinculado a um gerente e a uma única agência e ser titular de pelo menos um tipo de conta sendo ela conta corrente ou conta poupança. Nossos clientes poderão realizar varias transações e solicitar empréstimos quando acharem necessário, porém algumas regras deverão ser levadas em consideração e serão esclarecidas mais adiante.

          O Facom Bank International oferece contas do tipo conta corrente e conta poupança cada uma com particularidades de serviços e taxas de cobrança. Serão comuns aos dois tipos de conta as seguintes informações. Cada uma deverá ter um único número que a identificará, data de criação, saldo atual e acessos feitos na conta via internet, telefone (SAC) ou via terminal eletrônico.

Sobre as particularidades das contas correntes cada uma possuirá uma taxa fixa que será cobrada mensalmente para a manutenção dos serviços prestados pelo banco, sendo que esse valor poderá sofrer alterações durante o período que o cliente possuir uma conta ativa. Os clientes que possuem conta corrente terão direito a serviços de pagamentos que deverão ser identificados por um número sequencial único e uma descrição, valor e data, juntamente com a forma de pagamento utilizada pelo cliente no caso credito ou debito. Sobre o serviço de pagamento o mesmo deverá ser cancelado caso o cliente não tenha saldo disponível. Para serviços de pagamento que ultrapassem o valor de R$5.000,00 deverá ser gerado um cupom que dará direito o cliente a participar de um sorteio. Cada cupom deverá ter um numero único e validade.

O nosso grupo bancário também oferece a seus clientes serviços como empréstimos, porém as seguintes regras devem ser seguidas. Cada empréstimo deverá ser identificado por um único número, valor e quantidade de parcelas. O mesmo só poderá ser solicitado na agência que o cliente possui uma conta do tipo conta corrente. Sobre o pagamento dos empréstimos os mesmos podem ser descontados na conta de um ou mais clientes desde que todos possuam uma conta do tipo corrente na agência em que o empréstimo foi solicitado.  

 

3. Modelo Entidade Relacionamento Agência Bancária FIB - Facom International Bank

[pic 1]

4. Modelo Entidade Relacionamento Relacional Agência Bancária FIB - Facom International Bank

[pic 2]

  1. Modelo Relacional Agência Bancária FIB – Facom International Bank

[pic 3][pic 4][pic 5]

              FUNCIONÁRIO

Número[pic 6][pic 7]

Nome

Endereço

Data_Admissão

Super_Nro

Código_Cidade

Nome_Agência_F

           TELEFONE FUNCIONARIO

Número_Funcionário

Telefone_Cliente

[pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14]

[pic 15]

                    DEPENDENTE

Funcionário_Nro_

Nome

Data_Nasc

Sexo

Parentesco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (376.2 Kb)   docx (979.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com