TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TIPOS DE ALGORITMOS DE CRIPTOGRAFIA

Por:   •  22/4/2015  •  Dissertação  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

TIPOS DE ALGORITMOS DE CRIPTOGRAFIA

Algoritmos de Criptografia é responsável por transformar uma mensagem que está em formato de texto puro em um texto cifrado ou codificado. Estes algoritmos são divididos por tipos que são classificados de acordo com as chaves assimétrica e simétrica, cada tipo possui um número de bits, que seria o tamanho da chave, que quanto maior mais combinações ela possui, assim ficando mais seguro.

Assim como foi visto acima vamos apresentar alguns tipos de algoritmos utilizados de acordo com cada chave a primeira é a chave simétrica:

DES (Data Encryption Standard): criado pela IBM em 1977, faz uso de chaves de 56 bits. Isso corresponde a 72 quatrilhões de combinações. É um valor absurdamente alto, mas não para um computador potente. Em 1997, esse algoritmo foi quebrado por técnicas de "força bruta" (tentativa e erro) em um desafio promovido na internet; é aplicado 3 vezes, com sequências de cifragem e decifragem, combinando a utilização de 2 chaves

3DES (Data Encryption Standard): Triplo Padrão de Criptografia Digital, é exatamente a que sugere, é aplicado o DES 3 vezes. Aplica-se o DES uma vez ao texto, o resultado disto é aplicado DES novamente, e por fim o resultado é suubmetido ao método DES. Mas pensando assim, se o DES foi quebrado em 24 horas, o TripleDES poderá ser quebrado em 3 x 24 = 72 horas, mas não é bem assim, você não sabe a primeira chave enquanto não combina as outras 2 chaves. Pense em 3 chaves, A, B e C cada uma delas tem um valor de 0 a 72 quadrilhões, o algoritmo de força bruta tem que tentar A = 0, B = 0, C = 0, depois A = 0, B = 0, C = 1 e assim por diante, o que acontece é que uma chave que era de 56 bits passa agora a ser de 168 bits. Está de bom tamanho, mas essa técnica apresentou problemas de lentidão, para gerar essa criptografia exige muito processamento, o DES já era considerado lento, então o TripleDES é 3 vezes mais lento.

Já a chave assimétrica utiliza os seguintes tipos:

RSA (Rivest, Shamir and Adleman): criado em 1977 por Ron Rivest, Adi Shamir e Len Adleman nos laboratórios do MIT (Massachusetts Institute of Technology), é um dos algoritmos de chave assimétrica mais usados. Nele, números primos (número primo é aquele que só pode ser dividido por 1 e por ele mesmo) são utilizados da seguinte forma: dois números primos são multiplicados para se obter um terceiro valor. Porém, descobrir os dois primeiros números a partir do terceiro (ou seja, fazer uma fatoração) é muito trabalhoso. Se dois números primos grandes (realmente grandes) forem usados na multiplicação, será necessário usar muito processamento para descobrí-los, tornando essa tarefa praticamente inviável. Basicamente, a chave privada no RSA são os números multiplicados e a chave pública é o valor obtido; Escolhem-se dois número primos grandes a e b.

MD5 – (Message-Digest algorithm 5): É uma função de espalhamento unidirecional inventada por Ron Rivest, do MIT, que também trabalha para a RSA Data Security. A sigla MD significa Message Digest. Este algoritmo produz um valor hash de 128 bits, para uma mensagem de entrada de tamanho arbitrário. Foi inicialmente proposto em 1991, após alguns ataques de criptoanálise terem sido descobertos contra a função Hashing prévia de Rivest: a MD4. O algoritmo foi projetado para ser rápido, simples e seguro. Seus detalhes são públicos, e têm sido analisados pela comunidade de criptografia. Foi descoberta uma fraqueza em parte do MD5, mas até agora ela não afetou a segurança global do algoritmo. Entretanto, o fato dele produzir um valor hash de somente 128 bits é o que causa maior preocupação; é preferível uma função Hashing que produza um valor maior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (94.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com