TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Bancos de Dados Avançados

Por:   •  13/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 01 (1,0 ponto)

Um DBA atribui por engano a capacidade de atualizar registros na tabela TB_RESULTADOS_EXAMES para o usuário XPTO. Considerando que a modelagem do sistema está aderente a todos os requisitos necessários para uma auditoria pergunta-se:

a) Qual a primeira providência a ser tomada pelo DBA?

R. Remover a permissão atribuída por engano.

b) O que ele deverá fazer em seguida para identificar o que ocorreu, em termos de persistência de dados, em decorrência de sua falta de atenção?

R. Verificar se o usuário XPTO realizou alguma alteração nos dados.

c) Como reverter essa situação?

Não esqueça de escrever os comandos a serem executados, caso existam.

R. Removendo a permissão dada erroneamente ao usuário XPTO

Revoke update on [TB_RESULTADOS_EXAMES] from [XPTO] cascade.

Questão 02 (1,0 ponto)

Explique o que vem a ser Chave Primária, Chave Secundária e Chave Candidata, exemplificando a utilização de cada uma delas. (Não copie definição. Estamos solicitando que você explique o que entendeu)

Chave primaria, Primary Key ou PK: é uma Constraint que identifica a unicidade do registro, impedindo que os dados daquela coluna tenham repetições em registros diferentes e assim tornando-o único. É uma espécie de organizador.

Chave estrangeira, Foreign Key ou FK: é a uma PK ou Unique de outra tabela que marca a relação entre as tabelas, é o ponto de ligação de uma tabela A com a Tabela B.

Chave candidata ou Candidate Key: é a coluna que contem registro que podem ser um PK, pois os registros não vão se repetir, um bom exemplo de chave candidata é o CPF para pessoas, Registro da Unidade Consumidora para concessionarias de energia.

Questão 03 (1,0 ponto)

Discorra sobre as Propriedades Relacionais e descreva a importância e finalidade de, pelo menos, cinco delas. (Não copie definição. Estamos solicitando que você explique o que entendeu)

Questão 04 (1,0 ponto)

Discorra sobre os seguintes termos, comuns no projeto de um banco de dados: Célula, Atributo Simples, Atributo Não Simples, Dependência Funcional Completa e Dependência Funcional Transitiva, citando exemplos para cada um dos termos. (Não copie definição. Estamos solicitando que você explique o que entendeu)

Célula, é um campo, é o cruzamento da coluna com o registro como [Primeiro nome], [NomeDoMeio]

Atributo Simples, são os atributos que só tem um campo, como [CPF], [País], etc.

Atributo Não Simples, são os atributos que tem mais de um campo, como [nome completo] que tem [PrimeroNome] e nome [NomeDoMeio], ou endereço que tem os campos [Rua], [bairro], [cidade], etc.

Dependência Funcional Completa é quando uma tabela tem as informações de todos os campos que a compõe relacionada a outra tabela, se em uma tabela cadastro tiver o campo nome, matéria e telefone e o campo nome for recuperada de uma tabela aluno e matéria de uma tabela de curso e telefone de uma tabela com formas de contato.

Dependência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com