TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Consult

Por:   •  3/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.590 Palavras (11 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE DE TECNOLOGIA DO PIAUÍ - FATEPI

COORDENAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA JUNIOR

 

OS CONSULT

APLICATIVO PARA CONSULTA DE ORDEM DE SEVIÇO EM DISPOSITIVO ANDROID

TERESINA

2015

FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA JUNIOR

OS CONSULT

APLICATIVO PARA CONSULTA DE ORDEM DE SEVIÇO EM DISPOSITIVO ANDROID

Projeto de pesquisa apresentado à Faculdade de Tecnologia do Piauí como requisito para a aprovação na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso.

                                                           Orientador Prof. Valdomir Marques de Sousa

TERESINA

2015

1        JUSTIFICATIVA

        Em todas as áreas é notório o grande interesse pela criação de ferramentas que tem a capacidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas, portanto, pretendo neste trabalho criar um aplicativo com base na plataforma Android, utilizando uma linguagem destinada à programação de aplicativos para a mesma. O projeto visa à criação do OS Consult, aplicativo para consulta de ordens de serviços, que tem como objetivo facilitar o acompanhamento de serviços contratados em alguma empresa. Esta ferramenta móvel destina-se àquele cidadão que, em seu cotidiano, não dispõe de tempo suficiente para consultar sua ordem de serviço por telefone, recurso mais utilizado no mercado atualmente. Com ela, pode-se também automatizar a autorização de serviços que dependam de aprovação de orçamentos, além de alertar quando estes serviços estiverem concluídos.

O aplicativo funcionará da seguinte forma: durante a abertura do serviço e da respectiva ordem, será repassado ao cliente um código identificador da ordem de serviço, onde cada documento terá um identificador único, ainda que seja do mesmo cliente. Em seguida, será repassado para o cliente o nome da aplicação para ser baixada na Play Store (loja de aplicativos Android) e instalada em seu dispositivo. Posteriormente, em uma consulta, o usuário, já com a aplicação em seu dispositivo móvel, irá inserir sua chave em um campo de rastreamento e submeter ao sistema, que fará uma consulta e retornará com o status da respectiva ordem de serviço. Esta consulta poderá ser feita usando nome ou número de CPF ou CNPJ.

        O que motiva e confirma a viabilidade de desenvolver esta aplicação para o sistema operacional Android é a grande disseminação deste SO no mercado tecnológico global. Ele está presente em mais de um bilhão de tablets e smartphones, e em 85% dos dispositivos móveis do mundo. No Brasil, a fatia é de 87% dos dispositivos vendidos em 2014.

O Android é uma plataforma aberta destinada a dispositivos móveis que foi desenvolvida pelo Google e atualmente é mantida pela Open Handset Alliance (OHA). Pelo fato de ser uma plataforma aberta, possui um grande número de ferramentas que têm possibilitado o seu desenvolvimento e aprimoramento. Além disso, a grande quantidade de desenvolvedores voltados para este sistema facilita a troca de informações e pesquisas. Todas as suas aplicações são desenvolvidas em Java, linguagem de programação bastante utilizada em todo o mundo, facilitando assim o desenvolvimento de programas para este sistema operacional.

        O sistema operacional Android possui compatibilidade com dispositivos de categorias e características diferentes, desta forma, todos os seus aplicativos atingem a grande maioria das camadas sociais. Portanto, pode-se considerar que o Os Consult, além de ser um avanço tecnológico, agrega ainda uma importância social, pois terá a facilidade de atingir e beneficiar um número maior de usuários.

        

2        OBJETIVOS

GERAL: Desenvolver um protótipo de aplicação para dispositivos móveis, visando que seus usuários façam o acompanhamento de ordens de serviços referentes aos serviços contratados em uma determinada empresa.

ESPECÍFICOS:

  • Identificar a necessidade de uso de um aplicativo que facilite o acompanhamento de serviços contratados;
  • Caracterizar a utilização de aplicativos móveis no cotidiano social;
  • Compreender o funcionamento da plataforma Android e sua influência na sociedade.

3        PROBLEMA DE ESTUDO

        

Este projeto surgiu da necessidade de desenvolver um aplicativo para a plataforma Android, tendo como finalidade o rastreamento de ordens de serviços para maior facilidade de comunicação entre empresas e clientes, usando a linguagem Java, a IDE (do inglês Integrated Development Environment, que é um ambiente integrado de desenvolvimento) Android Studio e o SDK do Android.

4        REFERENCIAL TEÓRICO

O Android é uma plataforma completa voltada para tecnologia móvel que possui um pacote de programas para smartphones, sistemas operacionais, middleware, aplicativos e interface de usuários. Desde que foi lançado em 2008, tem crescido muito dentro do mercado tecnológico. Inicialmente presente apenas em smartphones, nos dias de hoje pode ser encontrado nas televisões denominadas smart Tv’s, em tablets, nas câmeras fotográficas e até em relógios (SmartWatch). Atualmente já existem até projetos para sua utilização em sistemas automotivos.

        De acordo com BURTON (2014, p.11), “a versão do sistema Android foi criada pela Android INC, uma pequena empresa startup do Vale do Silício que foi comprada pelo Google em julho de 2005”. Desde então, seus fundadores tornaram-se parte da equipe do Google ajudando a desenvolver no decorrer dos anos o que é, agora, o sistema operacional móvel Android completo. Isto contraria a ideia da maioria de seus usuários de que o próprio Google teria criado esse sistema.

Essa plataforma é mantida pela OHA (Open Handset Alliance), um grupo formado por mais de 40 empresas que se uniram para inovar e acelerar o desenvolvimento de aplicações e serviços tecnológicos, trazendo aos consumidores uma experiência mais rica em termos de recursos e menos dispendiosa em termos financeiros para o mercado móvel. Pode-se dizer que a plataforma Android é a primeira plataforma móvel completa, aberta e livre (Lecheta, 201, p 23). A forma como esta plataforma é mantida concorre para que ela possua um grande número de aplicações e recursos que a tornam cada vez mais aceita e funcional ao seu público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (123.4 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com