TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Protocolos de Rede - Redes de Computadores

Por:   •  16/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.193 Palavras (5 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO PAULA SOUZA

FATEC OURINHOS

ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Marcos Rogério Pereira

EXERCÍCIOS REPOSIÇÃO DE AULA

OURINHOS SP

2018

Marcos Rogério Pereira

EXERCÍCIOS REPOSIÇÃO DE AULA

Exercícios Reposição de Aula apresentado a Faculdade de Tecnologia de Ourinhos para conclusão do Curso de Análise e desenvolvimento de sistemas.

Professor: Fabio Nogueira de Queiroz

OURINHOS SP

2018

Sumário

1.        Exercícios Reposição de Aula        4


  1. Exercícios Reposição de Aula

01 – Fale sobre a camada de transporte do modelo TCP/IP.

Quando há a transmissão de dados no TCP/IP, a camada de transporte é responsável por pegar este dado da camada de Aplicação e dividir ele em vários pacotes menores. O TCP (Transmission Control Protocol) é o protocolo mais utilizado na camada de Transporte, ele pode tanto quebrar a informação em pacotes, quanto organizar de forma a colocar em ordem a mensagem. Assim, quando ele está recebendo dados, o mesmo tem a função de organizar eles para que a mensagem possa ser interpretada pela camada de Aplicação.

02 – Fale sobre a camada de aplicação do modelo TCP/IP.

Esta camada faz a comunicação entre os programas e os protocolos de transporte no TCP/IP. Existem diferentes protocolos que trabalham na camada de aplicação, por exemplo: SMTP – (Simple Mail Transfer Protocol) é utilizado para o transporte de e-mail, sendo que o SMTP é uma aplicação utilizada para transporte e não um meio de transporte. Por isso ele se localiza na camada de Aplicação. HTTP – (Hypertext Transfer Protocol) é utilizado para transportar páginas HTML de servidores web para navegadores. O protocolo é utilizado para realizar a comunicação entre servidores WEB e Navegadores instalados em computadores clientes. Quando você solicita ao seu programa de e-mail para que ele faça o download dos e-mails que estão armazenados no servidor, você está fazendo uma solicitação na camada de aplicação do TCP/IP, que neste caso é servido pelo protocolo SMTP. Por outro lado, quando você digita www no navegador a fim de abir uma página, o navegador vai requerer o TCP/IP na camada de aplicação servido pelo protocolo HTTP e é por isso que as páginas iniciam-se com http://. A camada de Aplicação fala com a camada de transporte através de portas que são numeradas seguindo um padrão para diferentes aplicações. Por exemplo, o protocolo SMTP sempre utiliza a porta 25 e o HTTP sempre utiliza a porta 80. 

03 – Indique a função do protocolo TCP.

O protocolo TCP, tem a função de garantir que os aplicativos possam se comunicar com segurança independentemente das camadas inferiores. É ele que realiza o controle dos dados, que são recebidos e enviados. A principal característica do TCP é o fato de que ele não somente envia dados como também recebe informações de volta para se assegurar que os pacotes foram recebidos corretamente.  O protocolo TCP entrega ordenadamente os datagramas provenientes do protocolo IP, verifica a onda de dados para evitar uma saturação da rede, formata os dados em segmentos de comprimento variável para 'entregá-los' ao protocolo IP, permiti o multiplex dos dados, ou seja, fazer circular, simultaneamente, as informações de fontes distintas na mesma linha e permitir o início e o fim de uma comunicação de maneira correta. 

04 – Qual a função do protocolo ICMP?

O protocolo ICMP (Internet Control Message Protocol) Protocolo de Mensagens de Controle de Internet é um protocolo que permite gerenciar as informações relativas aos erros nas máquinas conectadas. Devido aos poucos controles que o protocolo IP realiza, ele não corrige estes erros mas os mostra para os protocolos das camadas vizinhas. Assim, o protocolo ICMP é usado por todos os roteadores para assinalar um erro, chamado de Delivery Problem ou Problema de Entrega.

05 – Fale sobre endereçamento IP.

Para que uma rede funcione, é necessário que os terminais dessa rede tenham uma forma de se identificar de forma única. Da mesma forma, a interligação de várias redes só pode existir se as redes estiverem, também, identificadas no seu conjunto. Essa forma de identificação utilizada nas redes de computadores atuais é o chamado Endereço IP. Atualmente, existem duas versões de endereço IP: a versão 4 (IPv4) e a versão 6 (IPv6). A diferença entre elas é a quantidade de bits que compõe um endereço e, por conseguinte, a quantidade de redes e computadores possíveis de endereçar. Vamo-nos concentrar na versão 4, que é a mais utilizada, uma vez que a versão 6 é apenas a resposta ao número crescente de computadores ligados em rede. Por isso, a partir deste ponto, “endereço IP” refere-se apenas a um endereço IP versão 4 (IPv4) O endereço IP (v4) é um número de 32 bits com 4 conjuntos de 8 bits (4x8=32). A estes conjuntos de 4 bits dá-se o nome de octeto. Um exemplo de um endereço IP é: 192.168.0.10 Podemos dizer que um endereço IP tem duas partes: a identificação da REDE  e  a identificação do HOST dentro dessa rede (host é um terminal, um nó da rede). Exemplo: um computador, impressora, router, switch, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (109.8 Kb)   docx (218.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com