TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I - TI

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.297 Palavras (6 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

Tendo em vista à iminência dos próximos eventos esportivos de grande relevância mundial em solo brasileiro, a “Copa do Mundo de 2014” e as “Olimpíadas” em 2016, o prospecto descrito a seguir, tem como escopo principal, a implementação, de forma estruturada e organizada, de terminais de consulta conhecidos popularmente como “totens”, ou seja, sistemas multimídia de autoatendimento, especialmente na cidade de São Paulo, em seus respectivos pontos de acesso (terminais rodoviários, metrôs e aeroportos), pontos turísticos e locais das ocorrências dos eventos.

A escolha da ferramenta supracitada deu-se após inúmeros estudos onde foi priorizada a relação “custo-benefício” e estratégias de logística, além do compromisso com a eficiência e praticidade, sem esquecer-se do desenvolvimento sustentável, através de alternativas ecologicamente viáveis.

A sistemática do funcionamento dos “totens”, além das informações necessárias e imprescindíveis sobre os eventos e pontos turísticos, contará também com a geração de relatórios específicos para um melhor controle e gerenciamento do sistema, sinal wi-fi aberto, além da emissão de brindes (souvenir), com divulgações de atrações turísticas para os vindouros usuários.

Palavras-chave: copa do mundo, custo-benefício, terminais de consulta.


SUMÁRIO

1.

INTRODUÇÃO ……………….……………...………………….……………....

6

2.

O SISTEMA …………...…………………...………………….………………....

8

      2.1 Sistema operacional escolhido……………………..….……………….....

8

      2.2 Software instalado...................................................................................... 

8

3.

ESQUEMATIZAÇÃO RESUMIDA DO SISTEMA............................................

10

4.

RELATÓRIOS OPERACIONAIS E ESTATÍSTICOS........................................

16

5.

DISPOSIÇÃO DOS TOTENS E ORGANIZAÇÃO.............................................

18

6.

CONCLUSÃO.........................................................................................................

20

7.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................

22

 INTRODUÇÃO

Levando-se em conta todos os aspectos envolvidos na implantação do sistema, e visando a facilidade proposta pelo uso dos totens, após inúmeras pesquisas de mercado, decidiu-se o uso de terminais “touchscreen”, pois além da interação mais intuitiva, percebeu-se uma maior economia, visto que o uso de periféricos adicionais (teclados e mouses) propiciaria uma demanda extra, desnecessária. O aspecto físico e visual também foi levado em conta, tendo em vista que os eventos que ocorrerão são de âmbito internacional, e os serviços oferecidos, quase que “obrigatoriamente”, devem elevar-se aos mesmos níveis encontrados nos países de “1º mundo”.

Após criteriosa análise, a configuração escolhida para a parte de hardware, contará com os confiáveis e robustos Pentium Dual Core 2.7 Ghz, tela touchscreen de 21 polegadas e placa de vídeo Intel HD graphics 4000, propiciando melhor resolução gráfica ao dispositivo, além de  8 GB de memória RAM, excluindo ao máximo,  o risco de sobrecarga de dados e possíveis falhas operacionais.

Um fato que se mostrou economicamente viável e interessante foi à instalação da placa receptora para captação do sinal wireless e roteador interno, disponibilizando assim um sinal wi-fi aberto, uma vez que, devido à logística inviável em alguns locais, o acesso à internet por parte dos usuários, ficaria prejudicado, e o custo com cabeamento e instalação dos mesmos até os terminais, inviabilizaria a instalação dos mesmos.

Pensando em algo que pudesse tornar o projeto ainda mais completo e diferenciado, optou-se por um terminal integrado com impressora, no qual, após o término da consulta efetuada por um determinado usuário, será emitido um souvenir “surpresa”, impresso com a foto de pontos turísticos escolhidos aleatoriamente pelo sistema. Vale destacar que a impressão ocorrerá papel reciclado, tornando o projeto, além de eficiente e completo, “ecologicamente correto”.

                                     

Imagem 1 - Totem com impressora integrada.

[pic 1]

Fonte: Google imagens, 2014.

2 O SISTEMA

2.1Sistema operacional escolhido

Inicialmente, a escolha preferencial do sistema operacional para os totens recaiu no Windows-XP, que embora considerado por alguns como “ultrapassado”, ainda se tornaria economicamente viável devido a sua robustez, confiabilidade e suporte Microsoft, motivo pelo qual grande parte de renomadas instituições bancárias ainda o utilizarem. Porém com os rumores de que não haverá mais atualizações para por parte da Microsoft ao Windows XP ainda neste ano, a equipe reformulou os projetos e decidiu implementar o Ubuntu, pois além da estabilidade do sistema, ainda conta com o crescente número de adeptos e, cada vez mais  vêm se firmando no mercado como um promissor concorrente do “time Linux”, frente ao domínio da Microsoft, que embora ainda seja dominante no mercado, tem o fator negativo da  compra “obrigatória” das licenças. Além disso, conta com um ambiente gráfico agradável e intuitivo, consome menos recursos do hardware, e é escolha preferencial em órgãos renomados quando o assunto é segurança. Todas essas razões, minuciosamente analisadas, culminaram na escolha do sistema operacional supracitado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (456.3 Kb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com