TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II - TI

Trabalho Escolar: PIM II - TI. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  3.155 Palavras (13 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 13

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

A tecnologia da informação aplicada ao desenvolvimento sustentável

Ribeirão Preto - Centro

2014

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

A tecnologia da informação aplicada ao desenvolvimento sustentável

Ribeirão Preto - Centro

2014

Resumo

Este trabalho é desenvolvido para a disciplina PIM – Projeto Multidisciplinar Integrado do curso de Gestão de TI e mostra as questões do desenvolvimento sustentável na área de TI, chamada de T.I. Verde, e a importância dos conceitos da organização de computadores e dos princípios de sistema de informação para a realização deste processo. Iniciamos mostrando um panorama geral da problemática do lixo tecnológico. Também serão estudados dois casos, um falando da experiência da Univen Petróleo com a virtualização de servidores e do uso de clientes magros em substituição aos microcomputadores tradicionais e outro mais abrangente mostrando o caso no banco Itaú Unibanco que envolveu além de todas as práticas tradicionais de melhoria de eficiente dos equipamentos e também a conscientização e o trabalho conjunto da organização, de colaboradores e de fornecedores. Na conclusão mostramos a importância dos conhecimentos do profissional de gestão de TI como elemento transformador e agente da mudança para a sustentabilidade.

Palavras chave: Sustentabilidade, organização de computadores, sistemas de informação

Abstract

This work is developed for PIM discipline - Integrated Multidisciplinary Project Course IT Management and shows the issues of sustainable development in the IT area, call Green IT, and the importance of the concepts of computer organization and principles of system information for carrying out this process. Started showing an overview of the problem of technological waste. Two cases, one speaking from experience of Univen Oil with server virtualization and the use of thin clients to replace traditional PCs and another showing the most comprehensive event in the bank Itaú Unibanco involving addition to all the traditional practices of improvement will also be studied efficient equipment and also the awareness and the joint work of the organization, employees and suppliers. In conclusion we showed the importance of knowledge management IT professional as a transforming element and change agent for sustainability

Keywords: Sustainability, computer organization, information systems

Sumário

Introdução................................................................................................ 5

1. Panorama e importância da T.I. Verde ............................................... 7

2. Virtualização realizada na Univen Petróleo......................................... 9

3. Sustentabilidade na Prática. TI Verde Itaú Unibanco......................... 16

Conclusão............................................................................................... 18

Introdução

“TI Verde ou Green IT,ou ainda, Tecnologia da info Verde é uma tendência mundial voltada para o impacto dos recursos tecnológicos no meio ambiente. A preocupação dessa tendência está desde a utilização mais eficiente de energia, recursos e insumos na produção de tecnologia, assim como uso de matéria prima e substâncias menos tóxicas na fabricação, abrange recursos tecnológicos que consumam menos energia, que não agridam o meio ambiente na sua utilização operação e por fim não proporcione ou minimize impactos no seu descarte, permitindo reciclagem e reutilização” (http://pt.wikipedia.org/wiki/TI_verde - Acesso em 20/09/2014)

O TI Verde é a forma de desenvolver e promover a sustentabilidade encontrada pelas empresas envolvidas com tecnologia da informação.

A sustentabilidade vem sendo discutida por vários setores da sociedade e ganhou força desde o início dos anos 2000. Hoje as empresas ligadas ao TI começam a trabalhar questões relacionadas ao TI Verde.

São três níveis de aplicações de TI Verde:

Incrementação tática: Não altera as políticas ou toma medidas drásticas. Na verdade, trabalha para a redução de consumo de energia e aplica algumas práticas simples de cotidiano, tais como: desligar as máquinas em momentos ociosos e instalação de lâmpadas fluorescentes.

Estratégico: Nesse estágio é feita uma análise daquilo que deve ser melhorado, como é o caso da redução do consumo de energia elétrica e de água. São definidas políticas internas com o objetivo de diminuir os riscos ao meio ambiente e impacto de seus produtos.

Deep IT ou TI Verde “a fundo”: Esse nível é muito mais abrangente e complexo, envolvendo toda uma nova estrutura das áreas da empresa. Temas como refrigeração e iluminação devem ser discutidos e alterados para otimizar o seu uso. Também é preciso a implementação de ações por parte dos colaboradores da empresa referente ao consumo de energia renovável, estimulo a utilização de transporte público ou aquisição carros híbridos. São abordados todos os pontos que impactam o meio ambiente de uma forma mais abrangente e que contribua com diminuição do impacto das ações do homem no meio ambiente.

Neste trabalho vamos ver um caso de implantação do nível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com