TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I Terminal Para Parques urbanos

Por:   •  29/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.696 Palavras (11 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 11

Resumo

Este projeto tem como objetivo apresentar soluções e melhorias para terminais de computadores para melhor divulgação de informações sobre atividades em geral em parques urbanos espalhados por diversos lugares de nosso país. O projeto tem por intenção criar terminais que facilitem a comunicação entre as pessoas e as diversas atividades e locais dentro de um determinado parque urbano. Assim qualquer usuário do parque terá acesso rápido e eficiente com painéis localizados em locais estratégicos para facilitar o acesso das pessoas e para que elas possam se mover dentro do parque através da utilização deste terminal que facilitara a ida e vinda de qualquer lugar e com isso melhorando a qualidade vida das pessoas que utilizam este recurso.

Introdução

Diante do atual cenário brasileiro e seus respectivos parques urbanos precisamos melhorar muito a nossa comunicação dentro dos mesmos, pois muitos deles oferecem diversas atrações mas entretanto um turista quando visita aquele determinado parque tem muitas duvidas de onde ir, achar o local desejado, sabe quando e onde será exibida certa atração cultural dentro do parque. Por isso é necessário estabelecer um compromisso entre o parque e o cidadão para que ambos se comuniquem de forma rápida e acessível através da utilização desses terminais de computadores para facilitar o acesso as diversas atividades que o parque tem a oferecer.

Assim este trabalho busca analisar estratégias de como melhorar a qualidade de vida de pessoas que utilizam esta ferramenta de fácil acesso para comunicar-se e relacionar-se com as diversas atividades que o parque tem a lhe oferecer.

2. Parques urbanos

O parque urbano é um produto da cidade da era industrial. Nasceu, a partir do século XIX da necessidade de dotar as cidades de espaços adequados para atender a uma nova demanda social: o lazer, o tempo do ócio e para contrapor-se ao ambiente urbano. Como definiu Frederick Law Olmsted em um de seus relatórios sobre o projeto do Central Park de Nova York, “Duas classes de melhorias deveriam ser planejadas com este proposito: uma dirigida para assegurar o ar puro e saudável, para atuar através dos pulmões; a outra para assegurar uma antítese de objetos visuais àqueles das ruas e casas que pudessem agir como terapia, através de impressões na mente e de sugestões para a imaginação” (livro Parques urbanos no brasil, autor: Silvio Soares Macedo e Francine Gramacho Sakata)

A evolução do Parque Urbano nestes dois séculos tem acompanhando as mudanças urbanísticas das cidades, sendo assim um testemunho importante dos valores sociais e culturais das populações urbanas. É interessante observar que constituem um elemento de forte permanência, mantendo-se com suas principais características independentemente das transformações das estruturas urbanas em seu entorno. Para Melazo e Colesanti (2003), os parques urbanos

[...] representam na dinâmica das cidades, um “espaço verde” fundamental no contexto de crescimento e desenvolvimento econômico e urbano, pois, através deles, proporcionam para a comunidade dos bairros que os circundam como também para toda a cidade, um espaço destinado ao lazer, ao contato com a natureza, onde o homem se encontra totalmente inserido (MELAZO e COLESANTI, 2003, p.06).

- ESTUDO DE CASO DO PARQUE DE SANTARÉM-PA

O processo de urbanização desordenado e a falta de planejamento urbano têm contribuído para as modificações no meio ambiente, gerando impactos negativos na qualidade de vida da população (GUIMARÃES, 2008; REZENDE et al.,2012). Nogueira et al (2007) em trabalho realizado na Floresta Amazônica, mostra o quanto o espaço passa por transformações ambientais devido à expansão urbana.

Nesse cenário de processo de desenvolvimento urbano, as áreas verdes são ditas como de extrema importância para a qualidade da vida urbana. Passa-se a pensar em estratégias que buscam a preservação de espaços que se encontram em ameaças, principalmente nos que se referem à fauna e flora. Assim, surgem os parques, obtendo grande responsabilidade em conservar essas áreas e espécies naturais e de disponibilizar áreas de recreação e lazer, se tornando assim uma estratégia de desenvolvimento das cidades (TOLEDO et al, 2012; SILVA e PASQUALETTO, 2013 ).

3. Terminal

Um terminal em informática é todo o equipamento disponibilizado ao usuário, nomeadamente aquele que serve de interface com um sistema de informação mais abrangente.

Geralmente um terminal está associado a sistemas muito simples, sem disco rígido, e cujo funcionamento depende da disponibilidade do sistema de informação. Em sistemas mais antigos consta a noção de console, um mero monitor de vídeo e teclado ligados a um comutador de consoles. Nestes casos, o utilizador estava diretamente ligado ao servidor de terminais, operando diretamente neste, como se estivesse fisicamente perante a máquina.

4. Desenvolvimento

4.1 Fundamento de sistemas operacionais

4.1.1 A Empresa

Criada para desenvolver soluções em sistemas a Easy System situada em São Paulo SP tem como objetivo principal, agregando valor ao cliente, com soluções que se adequam as peculiaridades de cada empresa que solicita seus serviços na área de desenvolvimento de software.

Com uma equipe especializada , a Easy System presta serviço com excelência com base larga de experiência no desenvolvimento de sistemas e soluções de software customizadas e flexíveis, levando para seus clientes, qualidade, agilidade de processo e menores custos, seja uma empresa coorporativa, sindicato ou associação.

Objetivo:

Esta empresa poderia sim ser uma solução na criação de um software implantado em um sistema androide para que o mesmo possa ser utilizado em terminais associados a parques urbanos devido à grande tecnologia que eles possuem e na facilidade de desenvolvimento de um software, pois acessar os recursos de hardware de um sistema de computação pode ser uma tarefa difícil devido as características especificas de cada dispositivo e a sua complexidade de interfaces.

Um terminal em informática é todo equipamento disponibilizado ao usuário, nomeadamente aquele que serve de interface com um sistema de informação mais abrangente.

Geralmente um terminal está associado a sistemas muitos simples cujo funcionamento depende da disponibilidade do sistema de informação. Em sistemas mais antigos consta a noção de console, um mero monitor de vídeo e teclado ligados a um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com