TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III Tecnologia da Informação

Por:   •  17/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.196 Palavras (21 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 21

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

SISTEMA ESTRUTURADO DE COMPUTADORES E EQUIPAMENTOS DE REDE NECESSÁRIOS PARA O ATENDIMENTO DA REDE LOCAL DE COMPUTADORES DA T&F

Currais Novos

2016

UNIP INTERATIVA

SISTEMA ESTRUTURADO DE COMPUTADORES E EQUIPAMENTOS DE REDE NECESSÁRIOS PARA O ATENDIMENTO DA REDE LOCAL DE COMPUTADORES DA T&F

Nome: RA: 1654063

Curso: Gestão da Tecnologia da Informação

Semestre: 2º Semestre

Currais Novos

2016


.... Sistema estruturado de computadores e equipamentos de rede necessários para o atendimento da rede local de computadores da T&F / Lisângela Cristiane Silva Santos. - 2016.
....22 f.

....Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) apresentado ao curso de Gestão em Tecnologia da Informação da Universidade Paulista, Currais Novos, 2016.

....Orientador: Prof. Laide Caetano.

....1. Modelagem de Processos. 2. Metodologia Científica. 3. Redes de Computadores e Telecomunicações. I. Caetano, Laide (orientador). II. Título.

Elaborada de forma automática pelo sistema da UNIP com as informações fornecidas pelo(a) autor(a).

RESUMO

Há tempos atrás, quando do nascimento da internet, uma rede de computadores montada para servir de tráfego de dados confidenciais aos militares americanos lançou as bases para a futura rede mundial, ajudando a desenvolver alguns protocolos escalonáveis e simples como o TCP e o IP. Duma certa forma, enquanto trocavam informações que lhes interessavam, eles faziam experiências e testes com esses protocolos que acabaram por servir à pilha de protocolo padrão para a rede mundial, que ficou conhecida como TCP/IP. Este projeto aqui citado tem por objetivo a instalação de um sistema estruturado de computadores e equipamentos de rede necessários para o atendimento da rede local de computadores da T&F por cabeamento ótico, usando a tecnologia FTTB. Com isso, o projeto visa a criação de um ambiente adequado para a instalação e funcionamento da tecnologia, através da formulação e experimentação em cima de um sistema protótipo do tipo numa rede de alta velocidade. Tentamos aqui simplificar a instalação sem se descuidar com a segurança do sistema, e assim fazendo alterações nos requisitos técnicos originais sem modificar os requisitos funcionais do mesmo.

Palavras Chave: Redes, Tecnologia, equipamentos e computadores.

ABSTRACT

A long time ago, when the birth of the internet, a computer network formed to serve as a confidential data traffic to the American military laid the foundations for the future global network, helping to develop scalable and simple as some protocols TCP and IP. A certain way, while traded information that interest them, they were doing experiments and tests with these protocols which serve the standard protocol stack for the worldwide network, known as TCP/IP. This project here quoted aims to install a structured system of computers and network equipment required for the care of the local network of computers in the T&F for optical cabling, using FTTB. With this, the project aims to create an environment suitable for the installation and operation of the technology, by formulating and testing in a prototype system of type on a high-speed network. We try here to simplify the calls.

Key words: networks, technology, equipment and computers.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        7

HISTÓRICO DA EMPRESA        8

2. MODELAGEM DE PROCESSOS        10

3.        A REDE DO SISTEMA        11

3.1. Topologia da rede        11

3.2. Tecnologia da rede        11

3.3. Endereçamento da rede e a rede local        12

3.4. Segurança na rede        13

3.5. Testes de gargalos na rede        13

4. FUNCIONALIDADES DO SISTEMA        14

4.1. Web 3.0        14

4.2. Testes de funcionalidade        15

5. SEGURANÇA FÍSICA        15

5.1.  Medida de segurança número 1        16

5.2. Confinamento dos servidores de aplicação num único ponto        16

5.3. Controle de acesso a sala onde estarão os servidores        17

6. PLANO DE CONTINGÊNCIA        17

7. AGENDA DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA        17

8. MATERIAIS E CUSTOS DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA        18

8.1. Custo de implantação da rede        18

8.2. Custo de implantação dos servidores e terminais clientes        19

8.3. Custo de implantação do sistema        19

CONCLUSÃO        20

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        21


  1. INTRODUÇÃO

O mundo em que vivemos é uma sociedade institucionalizada e composta por organizações. Todas as atividades relacionadas com à produção de bens ou prestação de serviços, são planejadas, coordenadas, dirigidas, executadas e controladas por organizações. Mas as turbulências e incertezas do complexo mundo empresarial têm afetado profundamente o comportamento dessas organizações impondo-as a novos desafios, fazendo com que se adaptem rapidamente as mudanças do ambiente. O novo cenário competitivo do século XXI, caracterizado, principalmente pelos avanços tecnológicos, globalização e desregulamentação tem levado a um número cada vez maior de empresas a buscar novos mecanismos e técnicas que as ajudem no processo de gestão administrativa e tecnologia da informação, para obter um maior crescimento e desenvolvimento sustentável ao longo tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)   pdf (215 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com